Os ditos "Preços de Amigo"

Iniciado por ntrindade, 26 / Mai / 2015, 16:03

Tópico anterior - Tópico seguinte

ntrindade

Uma experiência...

O ano passado fiz um trabalho de um espetáculo de ballet. Multicamera, dvd authoring, e dvd todo bonito.... Levei 700 paus. Mega Barato... Malta conhecida e tal... Ficaram todos contentes pq basicamente nos anos anteriores aquilo era dvds com uma só camara...

Mas como aceitei aquilo em cima do joelho, nem sequer fiz grandes contas... ou nenhumas...

Conclusão: Dos 700, gastei alguns 300 na reprodução dos dvds...
Ganhei pouco... E ainda por cima somos 2 individuos... portanto...

Este ano... todo campeão, disse que levava o mesmo, mas que as cópias tinham que ser o cliente a fazer... no máximo entregava um master e já era muito bom...

Resultado... mandaram-me para outro lado... que são um clube... que tem muitos gastos com todas as valências deportivas... que o aluguer do teatro é 2000 euros... que não queremos ganhar nenhum com o vosso trabalho, mas tb n queremos perder...  :-({|=

Fui eu que falhei? Ou as pessoas n tem a noção dos gastos e do tempo que uma coisa destas consome?

Já tive mesmo para mandar um mail para a sony, a dizer que só trabalho para clubes e instituições sem fins lucrativos e estava muito interessado em adquirir a fs700 por 2000€... :tongue:

se alguém vive deste drama, desabafa para mim...

grande abraço

José Costa

Boas.
Só tenho uma pergunta:

Qual é a sensação de se provar do próprio veneno?

Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

ntrindade

hum...

não sou venenoso... portanto não sei que sensação é essa...

José Costa

Boas.

Citado: "não sou venenoso.."

Não foi isso que eu disse nem chamei. Pense...

Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

rui ressurreição

em 1996 tb fiz um trabalho para uma faculdade sobre um teatro a ser feito numas ruínas romanas em PORTUGAL...correu tudo bem, mas pagaram a todo o pessoal cerca de 300 contos e a mim 80 contos...qd o director nos perguntou o valor do trabalho dissémos 300 contos, e ele afirmou que era muito baixo pois uma empresa profissional de vídeo de LISBOA levaria no mínimo 5000 contos...foram cerca de 6 meses de gravações divididos em 4 sessões...depois mais tarde apresentei um novo orçamento de cerca de 1800 contos para outro filme e recusaram...trabalhar para aquecer n resulta, só para sermos caridosos n traz grandes proveitos...

eu fazia as coisas de outra maneira: levava várias cameras com muita malta por trás, vestida a rigor com camisolas feita à medida, aparelhagem audio( de captação de som), tripés , sliders etc, para causar impacto...e dizia que eles como associação se queriam projecção internacional, que pedissem apoios ao estado, firmas ou sócios, e depois ou queriam ou diziam que não...só isso...as fundações têm sempre dinheiro...

ntrindade

obrigado amigo Rui pela partilha...

MPPais

Olá Rui!
Agradeço a tua partilha e a elucidação que ela dá!
...só para sermos caridosos n traz grandes proveitos...penso que é o veneno que o nosso Companheiro José Costa quis bem salientar.
Aliás Os ditos "Preços de Amigo"são uma tema que sobejamente tem sido debatido no Fórum sob os seus mais diversos aspetos e sempre com a mesma conclusão....
Um abraço amigo do,
MPPais

José Costa

MPPais

A pesquisa na Internet levou-me a conhecer o site duma empresa familiar (marido e esposa) que se dedicam à produção de vídeo em acontecimentos sociais diversos (ver Services):
http://www.film4all.tv/   
Os preços praticados (suponho que sejam indicativos) estão ali expressos em libras, pelo que há a considerar a diferença de valor em relação ao euro, poderão ajudar como critérios de partida mas o que se torna interessante é verificar como os ditos "Preços de Amigo" são ali considerados...e as ligações que a empresa tem com operadores diversos (hotel em castelo medieval, aluguer de carruagens, arranjos florais, etc.) que podem interessar para a realização dos eventos, aspeto interessante que deve ter, com certeza, reciprocidade (eu recomento, tu recomendas!...) com as inegáveis vantagens que parcerias deste tipo podem obter (este aspeto, com o nome de links, já não consta agora do site, bem como o preço da reportagem, feita em DVD, de casamentos, pois nele foram introduzidas alterações nestas últimas horas).
Uma dúvida nos ocorre: este tipo de ligação/parceria é ou não vulgar entre nós? À partida parece ser um vantajoso método de trabalho. Será?
Nota: 
O "preço" de School Plays tem na base o critério de atividade e apoio social, carateristicamente inglês, em prol de instituições regionais que dele careçam (como o que é referido em Services deixa antever), tanto mais que as atividades de Voluntariado assumem, no contexto social britânico, um papel muito importante.

MPPais

Hoje, em pesquisas na Internet, encontrei um site brasileiro que aborda o discutido problema dos preços a cobrar no plano da Fotografia.
No entanto, os raciocínios apresentados no artigo "Quanto cobrar na fotografia" estão certos e podem ajudar bastante perante os vários aspetos aqui debatidos, seja a Fotografia ou o Vídeo. Tem um ebook, gratuito, para download cuja leitura  se recomenda:
http://fotografiamais.com.br/quanto-cobrar-na-fotografia/
O mesmo site apresenta um guia interessante que aborda o problema Como organizar sua empresa com um Modelo de Negócio simples e direto:
http://fotografiamais.com.br/modelo-de-negocio/
e ainda Plano de Marketing para fotógrafos: crie um para sua empresa:
http://fotografiamais.com.br/plano-de-marketing-para-fotografos/
Salientamos que estes artigos, devidamente ponderados, podem constituir-se numa boa base de reflexão perante os já amplamente discutidos "Preços de Amigo", reforçando as conclusões/sugestões sobejamente apresentadas ao longo do Fórum.