Criei um grupo na página de partilha de videos do vimeo.com (http://www.vimeo.com). Para pertencerem ao grupo é necessário se inscrever no vimeo.com e pedir ao criador do grupo para vos adicionar.
Espero que não seja só eu a colocar lá videos...
vimeo.com - Eventos Sociais HD Portugal (http://www.vimeo.com/groups/eventoshdportugal)
Condições de inscrição (http://www.vimeo.com/groups/eventoshdportugal/forumthread:2123)
Saudações Pedro!
Espectátulo esta sua iniciativa.
Tenho dúzias e dúzias de vídeos ( Demos, Making-Of, Clipes, Decorações, Institucionais ... etc ). Gostaria de partilhar alguns com certeza. Contudo, estão em "baixa definição". Pronto, em HD, não tenho ( e se calhar somente para o ano ). Se autorizar coloco alguns mesmo em baixa ... mas para isso preciso de sua autorização.
Abraços e Parabéns pela iniciativa! Sucesso!
Marcos,
Compreendo que só tenha para já conteúdos em SD, mas para isso existe o youtube e afins, eu próprio também tenho muita coisa em SD, mas desde à um ano e meio comecei a gravar tudo em HDV 1080i, mesmo sabendo que a entrega final do trabalho fosse em DVD SD. Desde então rendo o trabalho final em SD e uma cópia para o meu arquivo em HD.
Provavelmente ando "sozinho" nesta aventura (pelo menos nos BBC's), mas espero que em breve o cenário mude.
Coloquei no fórum do grupo as melhores definições de codificação HD para o Vimeo.
Definições de codificação HD para o Vimeo (http://www.vimeo.com/groups/eventoshdportugal/forumthread:2142)
Olá Pedro!
Provavelmente ando "sozinho" nesta aventura (ftp://provavelmente%20ando%20"sozinho"%20nesta%20aventura) Citação Pedro Rocha ( ... )
É mesmo uma aventura. O embate entre Preço X Qualidade já tem vencedor certo ... então, neste momento, HD somente para Estudos.
Porém, como disse, para o ano tambem embarco nessa, por realização pessoal e para não ficar parado no tempo ... lucro, não espero, e justo o contrário ... mas, se não for assim ( a peito ) ... e somente a racionalizar comercialmente o Custo x Benefício ... não trabalharia com HD durante pelo menos os próximos 20 Anos.
Abraços Pedro e mais uma vez, parabéns pela iniciativa!
Boas.
Se me permitem meter a minha foice em ceara alheia...
Não é preciso ter trabalhos em HD para se poder partilhar os mesmos no Vimeo. Apesar das condiçôes impostas pelo Pedro Rocha para poderem fazer parte do grupo de partilha, e aproveito aqui para o congratular pela iniciativa, o Vimeo aceita video SD. OK, não o podem partilhar no grupo do Pedro Rocha, mas podem partilhá-lo na mesma com os Users deste fórum, no Vimeo. Aliás, existe um tópico por aqui destinado a isso mesmo, partilha de videos, pelo que a condição de HD não pode ser invocada como desculpa para não partilhar. HD ou SD, existem alternativas para ambos, basta querer partilhar.
Se o Pedro Rocha anda "sozinho" ou não no HD, no que a reportagens BBC (Bodas, Batizados e Casamentos) diz respeito, isso eu não sei. Mas acredito que não seja o único. Outros haverá que também gravam em HD e finalizam em SD. E se bem que ele o deseje, não acredito que o cenário mude tão brevemente. Acredito que pelo menos ainda durante 2009 o SD vai imperar sobre o HD, e talvez mesmo ainda durante 2010. Pois acredito que o Blu-ray está morto. O HD-DVD já foi enterrádo e o Blu-ray vai a caminho. Tal como o Laser Disc á época, o Blu-ray é um nicho de mercado, destinado apenas a alguns utilizadores mais exigentes e de posses acima da média. Mas poderei no futuro desenvolver melhor esta minha ideia. Já sei que muitos não concordaram com ela.
Agora, se quiser ir pela mesma lógica do Marcos Bras Iba, não só não trabalharia com HD durante os próximos 20 anos, como nem sequer eu teria feito a opção pelo DV. Teria ficádo mesmo pelo S-VHS.
Mas sejamos realistas, o progresso não pára. O DV veio e ainda bem que assim foi, pois a qualidade de imagem que se passou a ter (em comparação com a do S-VHS e H8) não tem comparação possivel. E querer ficar parádo no tempo, para assim rentabilizar o equipamento, não é uma opção viável. Mas embarcar numa "aventura" também não é uma opção. Pelo menos, pelo meu ponto de vista. Aventura pelo prazer da aventura, pelo prazer de ter, de sentir, de realizar algo, OK, viva a aventura. Mas aventura no mercádo profissional, quando o mercádo não pede nem está minimamente interessado no HD, aventura para se poder dizer que não se ficou parádo no tempo, em que claramente isso não traz vantagens... mas sim despesas... não é uma aventura, é um suicidio.
O futuro possivelmente nem vai ser HD. Talvez um 2K ou 4K. E mais cedo do que pensam. E investir em HD numa área como as BBC, em que o mercádo é exclusivamente SD (e vai continuar a ser durante bastante tempo), é um mau investimento. E falo na generalidade, pois acredito que existe mercado para o HD nas reportagens BBC. O tal mercádo de nicho.
Quando é que eu "embarco" no HD? Quando o mercádo o começar a pedir. Não sou eu que tenho de "pressionar" o mercádo a mudar, mas sim o contrario. Tenho de estar atento ás mudanças do mercado, acompanhar as mesmas, mas não querer estar á frente do mesmo. O HD nas reportagens não é o mesmo que o HD na tecnologia. Na tecnologia, as empresas têm de estar á frente no progresso, pois quem partir á frente tem mais hipotese de ganhar, de impôr a mudança. Nas reportagens, quem parte atrás beneficia do erro dos outros, dos erros dos pioneiros. Não é partir em último, que isso também não é bom. Mas acompanhar um pouco atrás a tecnologia, para não se fazer investimentos que mais tarde nos vão provocar dissabores. Desde que as primeiras câmeras HDV surgiram no mercádo, quantos melhoramentos já aconteceram? Quantos modelos superiores já vieram depois? E os preços, sempre a descer? Quanto ão beneficio retirádo delas, quantos são os que podem afirmar que sairam beneficiádos face ão anterior DV? Já sei que a ladainha é sempre a mesma, mas são os factos.
Querer ficar sempre no DV é irreal. Seria bom para os investimentos já entretanto feitos, mas é irreal. Mas seguir atrás dos outros, só porque eles já estão em andamento, não significa que seja a melhor opção a seguir. Em cidade desconhecida, em que as ruas vão dar a todo o lado, mas que primam por serem escuras e por não ter placas de identificação, é prudente avançar com cuidado. È que podemos cair num poço bem fundo. Mas até isso pode ser visto pelo lado positivo: quando se está no fundo do poço já não se pode descer mais. A partir dai, é só subir para cima. Mas pessoalmente, prefiro não cair no poço. Tem muitas teias de aranha e é muito escuro. Os caminhos conhecidos e iluminados são bem melhores. Boas.
P.S. E já agora, leiam o meu pensamento para o dia de hoje.
Citação de: Pedro Rocha em 15 / Nov / 2008, 13:16
Criei um grupo na página de partilha de videos do vimeo.com (http://www.vimeo.com). Para pertencerem ao grupo é necessário se inscrever no vimeo.com e pedir ao criador do grupo para vos adicionar.
Espero que não seja só eu a colocar lá videos...
vimeo.com - Eventos Sociais HD Portugal (http://www.vimeo.com/groups/eventoshdportugal)
Condições de inscrição (http://www.vimeo.com/groups/eventoshdportugal/forumthread:2123)
Boas!
Bem... fiquei surpreendido pela excelente qualidade de imagem.... (habituado a youtube...)
2 coisas... este video foi colocado por ti mas foi criado por quem ? o movimento de camera inicial com as folhas a frente ta muito bakano.
Outra cena, na minha turma estamos agora em rodagens numa curta, provavelmente conseguirei arranjar musicas originais mas caso nao aconteca, não existe problema em publicar curtas ou videos o que for com musicas nao pagando os direitos?
Citação de: João Lima em 25 / Nov / 2008, 23:04
2 coisas... este video foi colocado por ti mas foi criado por quem ? o movimento de camera inicial com as folhas a frente ta muito bakano.
Os dois videos foram criados por mim.
Citação de: João Lima em 25 / Nov / 2008, 23:04
Outra cena, na minha turma estamos agora em rodagens numa curta, provavelmente conseguirei arranjar musicas originais mas caso nao aconteca, não existe problema em publicar curtas ou videos o que for com musicas nao pagando os direitos?
Não sou nenhum elemento fiscalizador, por isso por mim estás à vontade. Mas desde que seja para uso pessoal sem fins comerciais, julgo não haver problema.
Citação de: Pedro Rocha em 26 / Nov / 2008, 06:54
Os dois videos foram criados por mim.
Não sou nenhum elemento fiscalizador, por isso por mim estás à vontade. Mas desde que seja para uso pessoal sem fins comerciais, julgo não haver problema.
Hum bakano, achei aquele movimento inicial bakano por tras dos ramos e folhas. suave e preciso lol ta fixe, sao cenas assim que ainda falta a novatos tipo eu mas pronto isso aprende-se com o tempo o curso tb ta a terminar e agora vem o estagiozinho de 3 meses
quanto as musicas era essa a minha duvida, se pra uso pessoal tinha problema. mas sendo assim...
obrigado