Caros colegas, permitam-me, primeiramente, que vos agradeça tudo o que convosco tenho aprendido. Sem qualquer tom bajulador (até porque não conheço as pessoas pessoalmente!) quero aqui deixar, a todos, em geral, uma palavra de agradecimento e de louvor, não deixando, no entanto, de destacar os Srs. José Costa, António Ramos, A. Caneira e Pedro Rocha, a quem reconheço saber e competência nesta área e de quem sou um assíduo leitor dos "posts". Bem hajam!
Coloco agora a seguinte questão que me está a importunar, neste momento.
Costumo editar em Adobe Premiére; títulos, genéricos e alguns efeitos uso o After Effects; para o audio, o adobe audition e para o que os brasileiros chamam "autoração" (não sei se cá se usa tb este termo) o Encore. Tudo isto na versão CS4 (excepto o audition!).
Acontece o seguinte: desde que instalei o windows 7 no computador tem-se tornado quase insopurtável trabalhar com Encore. Encrava montes de vezes, crasha... enfim... está a ser complicado! Alguém tem este mesmo problema? Deve-se a quê? Há solução para resolver? Se sim, qual?
Na esperança de que alguém me possa ajudar, despeço-me com um abraço para todos. Muito obrigado!
Olá Fernando
Uma vez que refere que os problemas passaram a acontecer apenas após a instalação do Windows 7, a minha sugestão é que procure correr o programa num dos modos de compatibilidade oferecidos pelo W7. Para isso, com o explorador do windows, localize o executável que inicia o programa, leve o cursor até ele, e clique no botão direito do rato, deverá surgir-lhe uma janela e ao fundo mesmo tem propriedades, clique aí, abrir-se-á uma outra janela, e num dos "tab's" deverá ver Compatibilidade ou Compatibility (consoante a linguagem do SO), clique nesse "tab" e depois active "correr este programa em modo compatibildade com" de acordo com o sistema operativo em que anteriormente o programa lhe funcionava bem.
Alguns programas, tambem só funcionam bem, quando executados em modo administrador, experimente tambem, clique direito no executavel, e depois "correr como administrador".
Depois diga se alguma destas dicas resolveu a situação.
Cumprimentos
Caro A. Caneira,
obrigado por ter respondido. De facto, experimentei as suas sugestões, porém, o problema persiste. De algumas pesquisas que efectuei na net, noutros fóruns, verifiquei que há mais pessoas com este mesmo problema, no entanto, ninguém aponta soluções. Se alguém, eventualmente, souber de algo, agradeço uma resposta.
Mais uma vez, obrigado!
Olá Fernando,
Experimente fazer os updates do windows 7 e do Adobe CS4... Tente também actualizar as drivers do hardware... por vezes resulta...
Espero ter ajudado... :-D
Cumprimentos,
António Ramos
PS: Obrigado pelo seu agradecimento no post anterior, fico feliz por saber que o meu conhecimento tem ajudado os utilizadores do fórum...
Boas.
Citádo: "os brasileiros chamam "autoração" (não sei se cá se usa tb este termo)"
Por cá chama-se Authoring, que acaba por ser o nome internacional, que creio não ter tradução para português.
Citádo:"desde que instalei o windows 7 no computador tem-se tornado quase insopurtável trabalhar com Encore."
O Adobe Creative Suite 3 e 4 trabalham devidamente no Windows 7, o mesmo não se passa com versôes mais antigas, em que podem não trabalhar no todo ou em parte. No entanto, o Adobe 3 e 4 exigem uma instalação limpa do Windows 7 e não um upgrade do SO XP. Não terá sido este o caso? Boas.
Fernando, apenas por curiosidade, o Windows 7 que instalaste foi o de 32 ou 64 bits?
Caros colegas, agradeço, sinceramente, as vossas respostas. Desculpem só dar "sinal de vida" agora, mas tenho andado a tentar resolver este problema e tinha a esperança de a encontrar e poder, também, aqui, dar o meu contributo para alguém que, eventualmente, pudesse "sofrer do mesmo mal".
Quanto à questão do José Costa, de facto, o SO que tenho foi instalado de raíz e, portanto, não se trata de um upgrade. Mas, por aquilo que fui lendo noutros sites, isto que o José Costa disse tem todo o fundamento, pois notei que há muitos relatos de pessoas que fizeram upgrade do SO e passaram a ter problemas com o Encore. Por outro lado, a questão que o A. Caneira levantou (SO de 32 ou 64 bits), pude, também, verificá-la noutros locais, sendo que, de acordo com leituras feitas, o Encore "dá-se melhor" com SO de 64 bits do que de 32. No entanto, isto não significa que não funcione em SO de 32 bits. Aliás, eu consigo trabalhar com Encore, simplesmente necessito de ter o dobro ou o triplo da paciência e, pelo sim pelo não, estar constantemente a guardar o trabalho. Claro está que, volta e meia, a coisa dá para o torto.
Também pelo que li, o Premiere, o After Effects e o Encore CS5 apenas "rodam" em SO 64 bits. Portanto, acho que me vou aguentar mais uns tempos com o CS4 em SO 32 bits (e continuar a ser massacrado!) e assim que arranjar e decidir instalar o CS5, aí formato a máquina e instalo SO Windows 7 a 64 bits. Já agora, alguém usa CS5? Que tal, vale a pena? Há grandes novidades?
Um abraço para todos e, mais uma vez, THANK'S.
olá.
creative suite 5 por aqui em windows 7 x64 sem qualquer problema ou estabilidade. já o cs4 funcionava bem. Acredito que as principais novidades em video da suite estejam apenas reservadas para o After Effects com o roto brush e outras coisitas... o premiere finalmente capta hdv com detecçao de cenas, mas não vi mais nenhuma diferença. no entanto ainda nao fiz nada de especial...
Acabei de baixar, instalar e testar no Windows 7 64... funcionando normal, porém tem que seguir o arquivo "Leia"...
http://www.megaupload.com/?d=LRISCKBX
Abraços.
Carlos