PortugalVideo - Fórum

Edição Video => Sony Vegas => Tópico começado por: José Quadros em 12 / Out / 2010, 23:35

Título: Gravar HD em DVD
Mensagem de: José Quadros em 12 / Out / 2010, 23:35
Tenho uma Máq filmar Sony que grava em AVCHD e um PC com processador I7 com gravador BD mas quero gravar as imagens em DVD utilizando o Sony Vegas Movie Studio Platinum HD 10.0 e reproduzi-las na PS3 com qualidade HD. Quais as definições que introduzo no Vegas?
Obrigado
Título: Re:Gravar HD em DVD
Mensagem de: Pedro Rocha em 13 / Out / 2010, 04:59
Basta colocares um DVD de 4.7GB ou 8.5GB na drive DVD e configurar o programa para gravar como se fosse um Blu-ray.

Ele vai gravar num disco DVD a estrutura de dados de Blu-ray.
Título: Re:Gravar HD em DVD
Mensagem de: José Quadros em 13 / Out / 2010, 22:25
Obrigado pelas dicas. Fiz um pequeno teste e realmente cheguei à conclusão que posso gravar HD num DVD, pelo que terá sido desnecessária a aquisição do gravador de blu-ray...
No entanto devo ter feito alguma asneira pois o DVD foi lido pela PS3 como Disco de dados e deu-me 2 opções:  BDMV e aqui abriram-se 7 janelas (auxdata, backup, bdjo, clipinf, jar, meta, playlist e stream) e a 2º opção doi CERTIFICATE com backup. Consegui ver o video através do BDMV stream.
Já agora, outra dúvida. Tenho um pequeno filme que está gravado com as definições erradas e eu agora queria fazer o Save As para AVCHD e gravar em DVD. Já tentei fazer o select All do primeiro filme bem como o Copy, abrir um projecto novo e fazer o past, mas não consigo...
Obrigado
Título: Re:Gravar HD em DVD
Mensagem de: Nuno S. Ferreira em 14 / Out / 2010, 12:17
Posso estar errado, mas acho que não é possível gravar um filme HD num DVD, sem ser como disco de dados. Os ficheiros são diferentes e qualquer leitor de mesa não os irá reconhecer. Conseguiu ler na sua PS3, porque o DVD foi gravado como disco de dados.
Como disse, posso estar errado, e se estiver, os peritos que esclareçam.
Título: Re:Gravar HD em DVD
Mensagem de: valentim mendes em 14 / Out / 2010, 13:53
 Eu não sou nenhum perito, mas já gravei varios filmes em HD num DVD  e simplesmente dá para ver num leitor de DVD comum, têm é que ser editado, pois se gravar directamente da camera de video para DVD no formato AVCHD, vai precisar de uma ps3 ou de um leitor de BD, para os conseguir ver !
                        Boas








Título: Re:Gravar HD em DVD
Mensagem de: José Costa em 14 / Out / 2010, 15:05
Boas.
Citádo: "já gravei varios filmes em HD num DVD  e simplesmente dá para ver num leitor de DVD comum"

Não quero contradizer ninguém, mas parece que existe  algures uma confusão qualquer. DVD e Blu-ray são suportes ópticos. Como tal, é possivel gravar um video HD num disco de DVD. Alguns softwares permitem tal. Mas este DVD, que tem um video HD gravado, só é possivel de ser lido na PS3 e em leitores de Blu-ray. Um leitor de DVD de mesa convencional não vai conseguir ler este DVD.

O "tamanho" do video HD que se consegue gravar no DVD é bastante inferior ão que se conseguiria gravar num disco Blu-ray. É um disco DVD, com um video HD gravado, que será lido como se de um disco Blu-ray se trata-se, mas que vai precisar da PS3 ou de um leitor Blu-ray para ser lido.

Gravar um video HD num disco de DVD, de forma a ser lido por um leitor de DVD de mesa convencional, é possivel, mas o video gravado não é HD, mas sim um SD 16:9. É feita uma conversão do video HD para SD. Na prática, tal gravação não é mais que um DVD normal. O master é HD mas a gravação é SD. Pelo que pergunto ão Valentim Mendes: não será o que está a acontecer consigo?

Aliás, sobre este assunto já à uns 2 anos que escrevi por aqui algo, na altura para a plataforma MAC. Boas.
Título: Re:Gravar HD em DVD
Mensagem de: valentim mendes em 14 / Out / 2010, 15:54
 OS videos são registados com uma Sony HDR-XR105 que grava AVCHD a 16 Mbp/s, logo, estou a gravar em HD, certo ? 1080/50i.
ao gravar directamente o arquivo para DVD, posteriormente o leitor de DVD de mesa não lê este formato, mas ao editar no Pinnacle 14, ou no Vegas, e configurar para rendar em full HD o arquivo continuará em HD , mas de uma forma mais comprimida, do que fosse gravado em BD, será isso José? Mas continua a ser HD na mesma, no DVD! é isso?
Título: Re:Gravar HD em DVD
Mensagem de: Pedro Rocha em 14 / Out / 2010, 17:32
CitaçãoPosso estar errado, mas acho que não é possível gravar um filme HD num DVD
Através do Sony Vegas Pro e DVD Architect é possível (não sei se os outros o fazem) gravar a estrutura de um BD num DVD, como foi dito antes são dois suportes ópticos a diferença é a sua capacidade. Claro que um leitor DVD de mesa não vai ler o disco DVD gravado com uma estrutura BD mas uma PS3 e alguns recentes leitores de BD lêem.

A estrutura de um BD como mostra a imagem é semelhante ao que é gravado nas cameras AVCHD.

(https://www.portugalvideo.com/portugalvideo/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.hughsnews.ca%2Fwp-content%2Fuploads%2F2009%2F12%2FBDROMAVdirectorystructure.gif&hash=993df28fb5d5dc0a5c1a289d1fe067755d4a9330)
Título: Re:Gravar HD em DVD
Mensagem de: José Costa em 14 / Out / 2010, 18:28
Boas.
Valentim Mendes, gravando com a sua câmera e depois capturando/importando para o PC, tem um video HD. Editando e depois gravando para DVD/Blu-ray tem duas opçôes:

- Pode gravar o video HD num disco DVD, estrutura Blu-ray, mas um leitor de DVD de mesa não vai conseguir ler esse disco. Só mesmo um leitor de Blu-ray ou PS3. O video será HD.

- Pode gravar o video HD num disco DVD, estrutura DVD, pode ler o DVD num leitor de DVD convencional, mas o video será SD 16:9. O software de gravação do DVD converte o video HD para SD.

A diferença entre gravar video HD num disco DVD ou num disco Blu-ray é, básicamente,  o tempo de gravação que cada suporte permite. Boas.
Título: Re:Gravar HD em DVD
Mensagem de: José Quadros em 14 / Out / 2010, 22:47
Realmente, quando introduzo na PS3 o DVD com gravação HD dá-me a indicação de Disco de Dados, mas vou a stream e consigo visionar o filme em HD. Mas as minhas dúvidas subsistem:
1 - Quando acabo de fazer o render no Vegas, sou obrigado a ir para o DVD Architect Studio?
2 - Tenho meia hora de filme em projecto BD e quero copiá-lo na íntegra, do género fazer copy past, para um novo projecto em formato AVCHD. Como faço?
Título: Re:Gravar HD em DVD
Mensagem de: valentim mendes em 15 / Out / 2010, 13:58
OK, José Costa, obrigado !
Título: Re:Gravar HD em DVD
Mensagem de: Pedro Rocha em 15 / Out / 2010, 18:46
Citação de: José Quadros em 14 / Out / 2010, 22:47
1 - Quando acabo de fazer o render no Vegas, sou obrigado a ir para o DVD Architect Studio?
Depende, se quiser fazer menus animados, sim, se quiser só gravar o video directo sem menus, não. O ambas as versões do Vegas (Pro e Movie Studio) permitem gravar directamente da timeline para DVD e BD.

Citação de: José Quadros em 14 / Out / 2010, 22:47
2 - Tenho meia hora de filme em projecto BD e quero copiá-lo na íntegra, do género fazer copy past, para um novo projecto em formato AVCHD. Como faço?
Para isso faça um Save as... dê-lhe outro nome e altere as definições do projecto.
Título: Re:Gravar HD em DVD
Mensagem de: tiago em 21 / Dez / 2010, 17:36
Epá os DVD vídeo seguem normas básicas de difusão e só há duas opções além do Widescreen e do 4:3 que é o PAL (720*576) e o NTSC (720*525), daí é impossível ter vídeo HD num DVD Vídeo.

Aldrabice dá para fazer, mas nunca será um DVD que seja lido num leitor de mesa comum até porque os mais antigos não estão preparados para uma taxa de dados tão grande! :O)