Ora boas tardes,
Há já algum tempo que não passava por aqui e tenho agora estado a ver alguns dos fóruns. É bom saber que continuam a trabalhar, faz falta um espaço como este.
Gostaria de colocar uma questão. Tenho de produzir um vídeo para a escola onde trabalho. Destino final, Youtube, projeção em sala de cinema e distribuição em DVD (SD).
Vou trabalhar com uma Sony Z5. Aconselham:
1- gravar em HDV e realizar Downconvert editar em SD.
2- Gravar em HDV, editar em HDV e exportar em SD.
3- Gravar em SD, editar e exportar em SD.
Obrigado pela vossa opinião.
Boas,
Na minha opinião deve gravar em HDV, editar em HDV e exportar em SD.
Nunca se sabe se um dia não vai fazer falta o HD.
E para o Youtube também pode fazer o upload em HD.
Para as salas de cinema não sei como funciona (Blu-ray, pen, fita???), mas imagino como deve ficar a projecção em SD.
Obrigado a ambos.
Vou apostar na gravação e edição em HDV, apesar de estar com alguns problemas nos codecs de exportação no Premiere CS4. Não sei porquê, ainda não acertei com o formato para exportar um bom mpeg.
Um abraço.
Boa noite,
concordo em absoluto com os conselhos de João Vieira.
Trabalho no CS5, mas creio que o CS4, não será muito diferente. Para exportar para youtube e vimeo existem opções já predefinidas no encoder.
Pode exportar para o mesmo tipo de ficheiro original. Caso queira uma segunda opção que mantém bastante qualidade é:
H264 - HDTV - HQ - VBR 2 pass.
Espero ter ajudado, Filipe Araújo.
Filipe,
Obrigado pela resposta. Já está registado e irei tentar esse formato. Hoje passei o dia a gravar numa escola, com um croma Key verde artesanal. Os profs têm cada ideia... :lol:
Um abraço.
Boas, não se esqueça de fazer um teste, que sirva de barómetro, antes de avançar com o trabalho final.
Boa sote, Filipe Araújo.