PortugalVideo - Fórum

Temáticas Várias => Televisão => Tópico começado por: José Costa em 10 / Mai / 2012, 01:15

Título: RTP2 passa a emitir em 16:9
Mensagem de: José Costa em 10 / Mai / 2012, 01:15
Boas.
A RTP2 passa a emitir em 16:9 a partir do próximo dia 14 de Maio. A emissão continua a ser SD, não em HD, apesar dos muitos conteúdos actuais já serem produzidos em alta definição.

A excepção é para os programas originalmente produzidos em 4:3, mas a prioridade será para os 16:9, mas só relativos à programação na RTP2.

Relativamente à RTP1 não existe qualquer previsão, e relativamente a uma transmissão em HD também nada está previsto, no que a sinal aberto diz respeito. No sinal por cabo já é possivel assistir a alguns programas em HD. Boas.

Título: Re: RTP2 passa a emitir em 16:9
Mensagem de: AC em 10 / Mai / 2012, 01:29
Citação de: Jose Costa em 10 / Mai / 2012, 01:15

Relativamente à RTP1 não existe qualquer previsão, e relativamente a uma transmissão em HD também nada está previsto, no que a sinal aberto diz respeito. No sinal por cabo já é possivel assistir a alguns programas em HD. Boas.

Em canal aberto é melhor esperar sentado. A actual infra-estrutura da TDT só contempla um canal HD e ele não é propriamente de ninguem (decisão incompreensivel, como muitas por cá), e com o cenário de crise actual, o HD não me parece um prioridade de ninguem.
Este ano, até o programa bandeira da RTP, o Festival da Canção, foi produzido em SD, contrariamente aos ultimos anos que foi produzido e emitido em HD.

Já a mudança para o formato 16:9 é outra conversa... teria de começar na RTP 2. É comum ouvir-se uma especie de preconceito relativamente ao formato, com argumentos de que prejudica o espectador (a publicidade leia-se), partindo do principio que a penetração de TV's capazes de mostrar o formato sem barras pretas em cima e em baixo é ainda reduzido?!?!?!