Caros amigos,
Vou tentar levantar aqui um tema de discussão, que penso ser uma dúvida que passa pela cabeça de muita gente, mas do qual pouca ou nenhuma informação se encontra pela internet.
Este ano decidi completar formação académica na área de Cinema, Video e Media em geral. Entrei nas duas universidades mais conceituadas em Portugal : Lusófona e ESTC.
Tenho mais de 23 anos e 14 de experiência profissional e não quero o curso para entrar no mercado de trabalho porque que já lá estou há mt tempo com empresa própria. O que quero é aprefeiçoar os meus conhecimentos e melhorar a insersão no meio... Além de completar o reconhecimento profissional com reconhecimento académico.
Porém surge a questão: Em que diferem estas duas instituições de ensino nos seus cursos de Cinema? Em que é que cada uma é superior ou inferior? Para que é que cada uma está mais vocacionada? Qual tem melhores meios técnicos à disposição (se houver realmente uma diferença significativa)?..
Enfim, gostaria de criar neste tópico, como que um estudo comparativo entre estes dois cursos destas duas universidades, para ajudar outras pessoas a escolher e para partilhar experiências entre quem conheça pelo menos uma delas bem.
No meu caso, para já optei por congelar a matrícula na Lusófona e ir para a ESTC, por diversas razões: O Horário convém-me mais de momento (dada a distância a que me encontro), os custos são bastantes mais baixos e é uma escola mais antiga e com mais raízes.
No entanto, na Lusófona quando me matriculei tiveram a amabilidade de me mostrar todo o Campus, as instalações e meios técnicos. Fiquei bastante bem impressionado... A simpatía de professores e funcionários também me pareceu irrepreensível.
Amanhã começo as aulas na ESTC e tentarei que me façam também um tour. Depois comunicarei aqui as minhas impressões. Gostaria contudo que outras pessoas pudessem partilhar aqui o que possam saber a respeito da comparação entre os dois cursos.
Saúde!
Depois de 3 dias de aulas na ESTC, penso estar em condições de fazer alguns comentários comparativos:
Ambas as escolas estão bem equipadas para o ensino, tanto a nível de instalações como de equipamento. Vindo do Conservatório, a ESTC tem uma componente artística teórica e filosófica mais forte, com tradições mais antigas e mais inserida no meio artístico. A Lusófona terá uma componente prática/técnica igualmente forte... Mas a nível de alicerces teóricos e artísticos, não terá "fundações" tão fortes.
Dizendo isto contudo, não será de todo demais referir também que a Lusófona possui o mais completo parque de equipamentos e instalações para formação em audiovisual e multimédia na península ibérica. Não que eu tenha podido ainda comparar porque ainda não me fizeram um tour na ESTC, mas pelo que vi quando me fizeram um tour na Lusófona, fiquei bastante bem impressionado. Falta agora vero o da ESTC, para ter a certeza de que não é exagero propagandístico. Pode até dar-se o caso de ser melhor mas não tããão melhor assim. ;-)
De resto só a Lusófona e a ESTC é que são reconhecidas internacionalmente pela CILECT - Centre International de Liaison des Ecoles de Cinéma et de Télévision: http://www.cilect.org/groups/view/146
Ambas são boas mas a ideia com que fico por enquanto é a de que ambas estão muito bem preparadas tecnológicamente mas, a Lusófona talvez esteja um pouco melhor (a confirmar) e que a ESTC temum ensino mais enraizado do ponto de vista teórico e artístico-cultural. Isto vem também de falar com pessoas que conheceram ambas as escolas ou que frequentaram pelo menos uma delas.
Salvaguarde-se aqui que a minha opinião está condicionada pelo facto de eu estar com a matrícula congelada na Licenciatura da Lusófona e estar a frequentar o Mestrado da ESTC. Conheço a Lusófona porque me foi feita uma visita guiada às instalações quando me matriculei... Mas não frequentei ainda nenhum curso lá. Por outro lado, o Mestrado é sempre mais teórico por si só o que faz com que, sem uma visita guiada à ESTC não conseguirei ter uma ideia dos meios técnicos que existem para a licenciatura.