Hoje o Videomaker insere um artigo extremamente interessante no qual se procede a uma análise quanto à diversidade de formatos de vídeo existentes, explicando a sua utilidade e vantagens/inconvenientes que cada um apresenta e ainda quanto aos codecs utilizados:
https://www.videomaker.com/article/c10/15362-video-formats-explained
https://www.videomaker.com/article/f6/14743-what-is-a-codec
Trata-se dum tema interessante. Efetivamente as diferenças são muito subjetivas e dependem da qualidade dos televisores e monitores e da distancia a que nos encontrarmos deles. Será assim?
O Videomaker apresenta um artigo bastante elucidativo quanto a este tema cuja leitura recomendo:
https://www.videomaker.com/news/can-you-tell-the-difference-between-1080p-and-4k/
Se fizer uma pesquisa no Forum encontrará uma mensagem (A resolução TV(8k,16k,32k,etc.) crescerá mais?) em que se apresenta a problemática da resolução estar a avançar de tal modo que a visão humana não terá a possibilidade de se aperceber do espectro de cores e doutros aspetos. .
https://youtu.be/_x-u8mUSFss