CeltX - software de escrita de guião

Iniciado por Mário Rui, 09 / Mar / 2009, 23:48

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Mário Rui


Para quem tem interesse na temática de guionismo, a CelteX criou um software para ajudar todos os que procuram uma forma simples e prática de escrever os seus guiões com um formato correcto, sem terem de perder tempo e paciência com as folhas de estilos do Word. No site do programa estão disponíveis gratuitamente versões para Windows, Linux e Mac OSX. http://www.celtx.com/.

Para aprender a trabalhar com este software, consulte este tutorial em português http://joaonunes.com/2008/guionismo/celtx-um-tutorial-de-escrita-de-guiao/

mquinta

sim, tenho o programa faz já 3 anos.. suponho que esta seja uma versao nova ou algo.
De todas as formas, para quem deseja escrever um guiao, é sem dúvida uma optima ajuda e aumenta o rendimento

recomendável;)

Mário Rui


Esta versão (referida no meu primeiro post) do CeltX é a 1.0, depois de alguns anos nas 0.9 qualquer coisa. As diferenças não são muito aparentes, mas segundo os entendidos são profundas.

O CeltX é um software open source de pré-produção de media, que inclui capacidades tão diversas como a planificação e escrita dos guiões, os levantamentos das necessidades de produção, a planificação de filmagens, catálogos, calendário, storyboard, etc. E como já disse, é free.

José Costa

Boas.
Só uma observação: No mundo Linux e no software Open Source por norma chama-se de versão 0.xxx ão software que ainda não dispõe das funcionalidades inicialmente projectadas. À uma tendencia para terem uma maior instabilidade a nivel de funcionamento, quer seja por bugs ainda não corrigidos ou detectados, quer pela adicção constante de novas funções.

É muito difícil uma versão atingir a versão 1.0, pois são muitas as que ficam pelo caminho. As que chegam, também não estão issentas de bugs. Muitas pessoas começam a utilizar e os bugs vão sendo descobertos, mas rápidamente são corrigidos pela comunidade. Mas também por norma, quando um software Open Source atinge a versão 1.0, significa que foi exaustivamente testádo e tem um funcionamento estável. Mas mais ainda, que as funcionalidades inicialmente pensadas foram aplicadas. Depois, é apenas o acrescento de funcionalidades extra ão software. Boas.

O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

tiago

por acaso já tentei gostei desse programa umas quinze vezes... acabo sempre no word. acabo por dar erros ortograficos ou chatear-me com o soft