filmar em cassetes já gravadas

Iniciado por tiago santos, 14 / Mar / 2009, 12:31

Tópico anterior - Tópico seguinte

tiago santos

Boas!

tive uma discussão com um amigo acerca disto : nas cassetes PHDVM-63DM - sony não há problema em gravar por cima? ele diz que se pode gravar até 3 vezes que não há problema, mas eu já tive problemas a gravar na sony Z1 em dvcam, na parte final da cassete a filmagem começou a falhar,a travar aparecendo quadrados aqui e ali,e o som também estragado.será de ter gravado por cima??

obrigado

Paulo C. Jerónimo

Tiago,
Não vejo problemas em regravar cassetes digitais por 2 / 3 vezes. Até há quem diga que é a partir de algumas regravações que as cassetes estão na sua "melhor performance", mas isso é outra discussão.

O que te sucedeu no final da cassete é normal que suceda. Por uma questão de prevenção, não se recomenda a utilização das partes iniciais das cassetes (20, 30 seg.) e as partes finais (1 minuto ou mais) precisamente por essas serem as partes mais frágeis das cassetes (os extremos da fita).
Pode suceder o mesmo numa cassete logo na primeira gravação. Para isso conta muito a qualidade das cassetes. Cassetes baratuchas são mais propensas a esses erros de escrita.

Cumptos,
PC.

José Costa

Boas.
Acrescentaria que é recomendável rebobinar primeiro as cassetes antes da gravação.
O HDV e o DV têm pouca tolerancia ãos erros, sendo superior o DVCAM e mais ainda o DVCPro. Pelo que se deve adequar o nº de regravaçôes ão formato em que se grava e á qualidade da fita. Mas como em tudo na vida, convem não abusar. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Vitor Duarte

Em 4 anos de filmagens nunca gravei mais que um vez uma cassete, sempre me disseram que não é bom, até por causa de drops e até mesmo as cabeças da camera.

Mas atenção, tb nunca tentei gravar mais que uma vez, pois não estou para correr riscos.

videoduarte.blogspot.com
-Canon XH-A1 - Canon 60D - FlowPod Varizoom - Sony Vegas Pro 10 - DVD Architect

Carlos Carvalho

Boas, costuma-se dizer que cada um sabe de si. :)
Não tenho muita experiência com cassetes miniDV ou HDV, a pouca que tive utilizei algumas vezes cassetes já usadas e nunca tive problemas.
Às vezes é preferivel comprar cassetes um bocadinho mais caras e usa-las mais vezes, do que baratas e usar uma vez apenas.
Nas que uso mais frequentemente, Betacam SX, a mesma cassete "aguenta" várias gerações, sem problemas de imagem e som, nem quebras de timecode. Não convém é exagerar, 8 gerações nestas cassetes, parece-me aceitavel.

Abraços e bom trabalho para todos.