Gravar som em aparelho independente da câmara e editar posteriormente.

Iniciado por Gil, 18 / Fevb / 2009, 23:54

Tópico anterior - Tópico seguinte

Gil

Quero fazer algumas cenas com um locutor, ao ar livre e com a câmara a 15 ou 20 metros de distancia com zoom pondo,assim, o locutor em 1º plano. O locutor fala, e a uma certa altura começo a retirar o zoom até o locutor sair de 1º plano e aparecer a paisagem circundant.

:-k  A minha questão é qual será a melhor maneira de gravar o áudio nestas circunstancias (com a câmara longe)? E integrar isso na edição.

Será um gravador portátil tipo gravador de voz com micro de lapela? ..... de que tipo?
E (uma solução mais simples) um Ipod ou outra espécie de gravador mp3 ?

Podem-me ajudar.

Obrigado
Rafael[/center]

António Cristo

Usa um micro de lapela com emissor no dito.... e num dos canais da camara ligas o  receptor que recebe o som do emissor. No outro canal ligas um micro  virado para a média zona onde vais pousar a imagem final (isto para que em edição possas ter sempre o som ambiente e trabalha-lo).

Um canal vai sumindo (locutor) e o outro mantém ou vai surgindo (terás sempre de imputar o LH no RH ou vice versa .... mas isso é na edição....).

Se usares um sistema independente não esqueças a fazer claquete (mais não seja com as mãos) e as máquinas a gravar claro.

António

Gil

Boa sujestão, assim posso compor os dois sons na edição.

Mas a questão é tambem o comprimento do cabo para ligar a câmara, existem cabos de 20 metros? Não será erá um exagero?
Não tenho entrada XLR.

Obrigado :wink:

António Cristo

Não tens entradas de som na camera???

Nem um sistema de micro com wireless (isto pedes emprestado há muito pessoal que tem pelo menos daqueles em que o receptor se liga com transformador na tomada 220volt se nolocal tens acesso a alimentação eléctrica tá-se ) .....

se não.... tens o cabo (podes disfarçar-lo passando por trás do locutor.

se usares um sistema de gravar o locutor á parte apontas a camera para o dito com o plano fechado (começas a gravar em vídeo e em áudio tipo mini disco ou similar) e pedes ao locutor ou a outrem para bater as palmas (de forma a que se perceba quando estas fecham) para fazer de claquete (esta é a forma de em edição sincronizares o som captado do gravador de áudio com a pista de vídeo ouvindo o som das palmas e vendo as mãos a fazerem-no)

Sobre o cabo .... 20 metros é uma brincadeira .... ás vezes são 100 metros..... Micros RF ajudam muito pois não estamos agarrados a cabos.

isto é uma cena fácil é uma questão de preparares a dita.

António

José Costa

Boas.
Só uma pequena observação: recorrer a cabos de audio com tamanho comprimento, num microfone e sem "proteção " de linha oferecida pelo XLR, é capaz de não ser uma boa opção. Provavelmente será maior o ruido das interferências que o sinal audio. A gravação audio num dispositivo exterior, como por exemplo num mini-disc, ainda é a melhor opção. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Gil

António, desculpa o minha ignorancia/amadorismo.

Tenho uma Panasonic handycam 3 CCD e estou a espera de uma Sony HDR FX1000 ambas só têm uma entrada "mic". Mas têm! \:D/

Onde posso encomendar um cabo com essas dimenssoes? Estou nos Açores, sabes, e por aqui vem tudo de fora.

Agradeço a paciencia para me responderes.

Rafael

=D>no entanto recebi uma mensagem interessante, do Jose Costa.
Pois o mini disc grava em stereo.
Vou fazer uma experiencia com um gravador de voz mono e tentar misturar com o som ambiente.

Obrigado

.

Tózé Franco

Boas Rafael,
não sei de que ilha és, mas em S.Miguel encontras o cabo (e não só) em:
http://www.fmc.pt/index.php

António Cristo

Pois é pertinente a observação do José Costa sobre o cabo.

Creio que a Sony HDR FX1000 é mini jack e stereo portanto ao colocares uma banana mini deves ficar com os micros da camera em off (a não ser que no menu possas alterar isso.... duvido).

Vai pelo mini disk... e grava o locutor com o mini disco, o som ambiente com o micro da camera depois mistura na edição.

Assim só tens de ter um micro de lapela ligado ao minidisco.

Grava tudo stereo nada de monos em edição resolves isso (canais e niveis).

António

Rui Ribeiro

... e tenta sincronizar o som. Embora o som da voz na deva entrar no mic da camera.

RR