GRAVAR HD A 100Mbps

Iniciado por Carlos Miranda, 26 / Jun / 2009, 11:25

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Carlos Miranda

Olá.
Queria colocar este tema noutro tópico, mas não deu. O tópico não abria.
Então cá vai....
Gravar HD a 100Mbps para broadcast de alta qualidade, mas com cameras económicas. Talvez se poupem alguns euros na aquisição de certas cameras

http://www.macvideo.tv/camera-technology/interviews/index.cfm?articleId=117123&pagType=samecatsamechan

Canon XL1

Pedro Rocha

Estive a ver o video, ao qual achei bastante interessante, mas o custo da unidade nanoFlash é praticamente o custo de uma camera profissional HD de mão de entrada, mas reparo que baixaram o preço para 3000 USD (preço NAB era 4000 USD).

Existe uma parte do video que não depara com a realidade, quando dizem que os Broadcasters querem é mais qualidade, é verdade, mas a questão do espaço ocupado pelos ficheiros gerados por essa qualidade é também um assunto bastante sensível ao qual os Broadcasters também se preocupam. Julgo que actualmente ao se atingir o patamar de qualidade de gravação HD em MPEG2@50Mbps a 4:2:2 contidos num ficheiro MXF se encontrou um equilíbrio, que vai permitir aos Broadcasters gerir as suas redes de arquivo de uma forma eficiente obtendo uma harmonia entre qualidade e espaço ocupado em disco.

Mas de certa forma acho o produto muito interessante para cinematografia digital e documentários onde existe por vezes a necessidade de usar camcorders pequenas, retirando toda a qualidade da camcorder através das saidas HDMI e SDI antes de passar pela compressão usada em HDV, por exemplo.
De notar também em certa parte na entrevista, em que se refere que gravar em MPEG2 Long GOP a 100Mbps/160Mbps é praticamente considerado um codec lossless (sem percas em relação ao mesmo ficheiro sem compressão).

Os PC's e MAC's então cada vez mais poderosos, é certo, mas manusear e editar ficheiros MPEG2 Long GOP (HDV, XDCAM HD) continua a ser mais fácil e rápido do que os ficheiros baseados em codecs h.264 (AVCHD, AVC-Intra, AVCCAM).
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem