Toshiba entra na associação Blu-ray

Iniciado por José Costa, 11 / Ago / 2009, 04:36

Tópico anterior - Tópico seguinte

José Costa

Boas.

A Toshiba, que insistiu e deu luta com o seu formato de vídeo para a alta definição, o HD-DVD, e que acabou por aceitar a derrota frente ão Blu-ray da Sony, pediu a entrada na Blu-ray Disc Association (BDA).

Segundo um anúncio de imprensa da Toshiba, "Diante do recente aumento no número de dispositivos digitais com suporte ão formato Blu-ray e da demanda de mercado por parte dos consumidores e retalhistas, a Toshiba decidiu ingressar na BDA. A Toshiba tenciona apresentar produtos digitais com suporte ao formato Blu-ray, incluindo BD players e notebooks com drives de BD, ao longo do ano de 2009. Os detalhes sobre os produtos, incluindo as datas de lançamento em cada região, estão sendo avaliados. Faremos novos anúncios quando for apropriado."

Esta decisão é dificil de avaliar numa prespectiva a longo prazo. Não será demais lembrar que o Blu-ray não está vendendo como aconteceu com o DVD. Actualmente é um producto de consumo apenas para os aficionados da alta definição e com um bom poder de compra. Para os consumidores "normais", a resolução do DVD tem qualidade que chegue, para mais tendo em atenção o facto de já muitos leitores de DVD permitirem fazer o upscaling para HD. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Pedro Rocha

Decisão sensata a da Toshiba...

Talvez o meu caro "amigo" José dê-se uma olhadela a este site Inglês que vende filmes BD ao preço dos DVD em Portugal e DVD ou preço de VHS!!! Talvez fique convencido que o problema é o mercado português que não impulsiona o BD, porque para além fronteiras o BD já suplantou as vendas do DVD.

Play.com

Se repararem os portes já estão incluídos no preço e existem bastantes versões (nem todas) com legendas em Português.

Temos aqui alguns exemplos:
Transformers - FNAC
Transformers - Play.com

Eu sou a Lenda - FNAC
I Am Legend - Play.com

Trilogia Bourne - FNAC
The Bourne Ultimate Collection - Play.com

São só alguns exemplos, mas há mais é uma questão de procurar...
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

José Costa

Boas.

- Acontece que eu vivo em Portugal, não em Inglaterra.
- Acontece que pelo Blu-ray estar a vender bem num ou em alguns paises não significa que esteja a ser um sucesso a nivel mundial.
- Acontece que nas grandes superficies vejo apenas um leitor de Blu-ray á venda nas prateleiras e encontro dezenas de leitores de DVD.
- Acontece que vejo as pessoas a comprar DVDs e não Blu-ray.
- Acontece que a opinião por mim expressa é compartilhada por muitos outros, com uma diferença: eu sou apenas um User deste fórum, eles são escritores e analistas de revistas de AV. Talvez devas dar uma "olhadela" por ai para confirmar. Mas também encontras quem compartilhe da tua ideia.
- Acontece que existem jogos (lê-a-se habilidades) por trás dos preços, com vista a tentar impôr o formato. È vendido o Blu-ray "abaixo" do preço de fabrico para tentar impulsionar o mesmo.
- Acontece que a Samsung já veio dizer á tempos atrás que o Blu-ray terá cinco anos, não mais que dez de vida e que será apenas um mercado de nicho. Já se passaram quantos anos desde o inicio da comercialização do BD?
- Acontece que se deixares de olhar para os Blu-ray que tens á tua frente e na tua prateleira e começares a olhar para os lados e para a prateleira dos outros, vais verificar que afinal o Blu-ray não está assim tão bem como julgas.
- Acontece que opiniôes são opiniôes. Esta é a minha opinião, que já por aqui foi expressa no fórum á três anos atrás. A minha opinião ainda é um facto enquanto que a tua uma utopia, confirmada pela realidade actual. Talvez no futuro as coisas se invertam, mas vamos ter de esperar pelo futuro.
- Acontece que exemplos são exemplos, não a generalidade. Eu avalio a generalidade, não os exemplos deste caso.

Para finalizar, talvez fosse bom saber quantos dos Users deste fórum têm leitores de Blu-ray, quantos DVDs ou Blu-ray compram, quantas reportagens fazem em HD ou HDV e entregam em SD. É que para mim, acredito que que vejas o HD como sendo apenas em suporte Blu-ray. Mas não te iludas: breve breve surgirá outro para o substituir. Mas são apenas opiniôes. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier