Sony DSR-PD175P

Iniciado por Gil, 02 / Set / 2009, 22:55

Tópico anterior - Tópico seguinte

Gil

ora bem. apos uma longa ausencia deste forum, devido a motivos profissionais e de cariz familiar, cá estou eu de novo. e isto porque num momento de lazer e de querer matar o vicio, decidi, e passo a publicidade, visitar um site do qual gosto de ir vendo. é o nosso conhecido sonybiz.net
desta vez qual o meu espanto. vi essa Sony DSR-PD175P. pelo pouco que li, é uma maquina com base estrutural numa Z5 HDV, mas grava no formato digital. ou seja no formato DVCAM e miniDV.

a minha intriga e dai a minha passagem aqui neste forum, é o porquê de uma nova camara DVCAM, se quando todas as do segmento são HDV?

desejando-vos, um grande abraço e votos de saude e também desejos que os negocios estejam no bom caminho, deixo aqui aberto este tópico e a promessa de ficar atento aos vossos comentários.

para terminar, deixo aqui uma pergunta. na transição para o mundo da alta definição, qual escolhiam. HVR Z7, ou HVR Z5 ?!

Imagem - Sony NXCAM-NX5 (avchd)
Edição - Grass Valey - Edius 7 PRO
Áudio - Cubase5
Correcção de Cor - Davinci Resvole 11

Pedro Rocha

Citaçãoora bem. apos uma longa ausencia deste forum, devido a motivos profissionais e de cariz familiar, cá estou eu de novo.
Bem vindo!! Realmente já não te via por cá à algum tempo

Citaçãoa minha intriga e dai a minha passagem aqui neste forum, é o porquê de uma nova camara DVCAM, se quando todas as do segmento são HDV?
Acredita que até au próprio fiquei intrigado, mas a Sony lá deve ter feito os seus estudos de mercado para lançar tal máquina, vou tentar saber mais sobre isto.

Citaçãopara terminar, deixo aqui uma pergunta. na transição para o mundo da alta definição, qual escolhiam. HVR Z7, ou HVR Z5 ?!
Depende! As duas partilham os mesmo bloco de 3 ClearVid CMOS e os mesmo hardware, no fundo são iguais, a única diferença está mesmo na objectiva.
Se és daquelas pessoas que não tem objectivas 1/3, 1/2 ou mesmo 2/3 de polegada (porque há adaptadores) e não quer investir nesse campo por razões financeiras então a Z5E é uma boa opção, a objectiva é de 20x, que é muito bom para este tipo de camaras. Não é muito luminosa em distâncias focais longas (tele-objectiva), mas iras ficar surpreendido com sensibilidade dos CMOS com tecnologia Exmor da Sony. Se tiveres lentes Nikon ou Sony Alpha, então podes usa-las com a Z7E através de adaptadores, mas mesmo a objectiva de origem Carl Zeiss da Z7E é estupidamente luminosa, apesar um zoom de 12x, comparando a mesma distancia focal entre a Z5E e a Z7E, a Z5E tem de abrir mais o diafragma para ter o mesmo nível de luminância.
Em resumo a diferença entre elas é mesmo só a parte óptica...

ps: a Z5E não tem de série o gravador de memória CF HVR-MRCK1.
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

Licínio Castro

Tem piada, a nova DSR-PD175  não é mais que uma Z5 sem a gravação HDV.
Eu penso que esta máquina para ter sucesso terá de ser estupidamente mais barata que a Z5 ou então em nada justificará a sua compra e se assim não for a Sony estará a dar um tiro no pé.

Fica o link:

http://www.sony.pt/biz/view/ShowProduct.action?product=DSR-PD175P
Um dia destes troco a edição pela agricultura...

Gil

esta sinceramente não percebi. LOL  ](*,)
Imagem - Sony NXCAM-NX5 (avchd)
Edição - Grass Valey - Edius 7 PRO
Áudio - Cubase5
Correcção de Cor - Davinci Resvole 11

José Costa

Boas.
Citado pelo Licinio Castro:"...a Sony estará a dar um tiro no pé."

Não seria a primeira vez que isso acontecia. Mas neste caso, não se esqueçam de alguns factores:
- O SD ainda está (e vai continuar nos próximos tempos) muito implantado neste lado do atlantico, ão contrario do que sucede nos Estados Unidos.
- As emissoras broadcasting (na grande maioria) ainda continuam a capturar, editar e transmitir em SD. E são elas as maiores utilizadoras do DVCAM.
- A câmera em questão permite gravar em DVCAM. Se bem que o DVCAM não seja superior ão DV em qualidade de imagem, é superior na fiabilidade de gravação. DV utiliza 10 microns na gravação de pista e o DVCAM utiliza 15 microns.
- O DVCAM grava nas mesmas cassetes que o DV. E cassetes DV estão ão preço da chuva e encontram-se á venda em qualquer vão de escada.
- Mais tarde ou mais cedo o HD substituirá o SD. O futuro é HD. Mas o futuro não será seguramente HDV.
- O DVCAM é mais fiável que o HDV. Um dropout ocasionado numa gravação HDV provocará muito mais pixelização que o mesmo dropout numa gravação DVCAM. Aliás, numa gravação DVCAM o mais certo será nem se perceber que ocorreu um dropout na fita, derivado á existencia de correção de erros no DVCAM. E as produtoras e emissoras querem fiabilidade e garantia da qualidade do sinal video, em todas as situaçôes, algo que o HDV não consegue garantir, ou pelo menos, na mesma percentagem que o DVCAM.
- Temos depois a questão da focagem. A focagem em HD é mais critica que em SD. Sem falar na falta de detalhe, em imagens de grandes planos, ocasionadas pelo HDV da Sony.
- Poderá não haver muitos op. de câmera, que trabalham em BBC (Bodas, Batizados e Casamentos) a comprar nesta altura do campeonato a câmera, mas seguramente que haverá muitos outros op. de câmera a operar em outros mercados que a vão comprar, independentemente do facto de ser mais barata ou mais cara que uma HDV equivalente.
- E não se esqueçam da retrocompatibilidade dos equipamentos. Uma coisa é quem vai começar agora a trabalhar, outra totalmente diferente é quem já trabalha e tem de trabalhar em conjunto com outros equipamentos já possuidos.

Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier