Sony Vegas + Preview por Firewire

Iniciado por José Costa, 11 / Set / 2009, 09:34

Tópico anterior - Tópico seguinte

José Costa

Boas.
Em tempos cheguei a fazer umas experiências no Sony Vegas v7.0. Uma das coisas que nunca gostei (nem me habituei) foi de editar tendo apenas como monitor o do PC. Sempre gostei de editar e ir tendo o preview em qualidade total no monitor de TV. É por isso que sempre gostei das Matrox. Têm suporte para saida video para uma série de softwares NLE e gráficos. Razão pela qual surge esta questão: é possivel obter o preview do sinal video através da saida firewire? E este preview é em qualidade total e ecran cheio? A intenção seria ter dois monitores de PC para a edição - um para a Timeline e outro para os menús - e obter a saida do sinal video pelo firewire e assim ter o preview na TV, recorrendo a um conversor Firewire/composto/S-video. Quem por aqui utiliza o Vegas pode dizer algo a este respeito? E já agora, eventuais inconvenientes desta solução?

E já agora, mais uma pergunta: qual o processador minimo necessario para se editar HD no Vegas? Isto porque nem sempre os requesitos minimos do fabricante são "fiáveis". Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Licínio Castro

José Costa, podes fazer o preview através de um conversor firewire e em resolução/qualidade total, no entanto quando aplicas efeitos e transições a qualidade de imagem torna-se mais fraca e com menos definição , quanto mais efeitos pior.
Um dia destes troco a edição pela agricultura...

Tózé Franco

Boas,

Se a placa gráfica do PC tiver uma saída S-Video esta pode ser ligada a um monitor. Já fiz a experiência e resulta bem. Basta depois configurar os monitores em Dualview.

José Costa

Boas.
Obrigado pelas respostas. Tenho uma Matrox Parhelia com saida S-video, mas apenas com 128 MB de RAM, pelo que editar HD com ela fica fora de questão. A sua qualidade de saida é muito boa (em video), mas também porque ela possui drivers especificos para diversos softwares. Vou experimentar se com o Vegas também obtenho uma qualidade assim.

E quanto ão processador, qual é o minimo aceitável, pela vossa experiência, para o HD? Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Pedro Rocha

Caro José Costa, o Vegas Pro, não possui qualquer tipo de aceleração de hardware de empresas externas, como Matrox, Blackmagic ou AJA. Sendo todo o seu processamento retirado do poder do CPU, esperemos em breve do GPU também. Existem desvantagens na não utilização dessa aceleração de hardware, principalmente em PC mais antigos ou com fraco poder de processamento, outra desvantagem é não poder ver em tempo real e em resolução total efeitos e filtros mais complexos. Mas à uns anos atrás, após séria análise apercebi-me que para o meu tipo de trabalho (eventos e institucionais) não necessitava de estar dependente de hardware especifico, aceitando perfeitamente a perca de qualidade de preview (menos resolução), que aumentava ou fazia o que o Vegas Pro chama de RAM Rendering para ver o resultado final de efeitos específicos. Hoje em dia com o avanço dos CPU's muitos desses efeitos já podem ser visualizados em tempo real e resolução total.

CitaçãoRazão pela qual surge esta questão: é possivel obter o preview do sinal video através da saida firewire?
Sim.

CitaçãoE este preview é em qualidade total e ecran cheio? A intenção seria ter dois monitores de PC para a edição - um para a Timeline e outro para os menús - e obter a saida do sinal video pelo firewire e assim ter o preview na TV, recorrendo a um conversor Firewire/composto/S-video.
Pode ser regulado com diversas qualidades, Draft, Preview, Good e Best. O Preview/Good é suficiente para a maioria dos casos, mas só obteremos tempo real se tivermos um PC rápido e bem configurado (sem antivírus, sem firewalls, etc...). Em alguns efeitos poderá ser reduzido o frame rate para uma melhor visualização.

CitaçãoE já agora, eventuais inconvenientes desta solução?
acho que respondi no texto inicial

CitaçãoE já agora, mais uma pergunta: qual o processador minimo necessario para se editar HD no Vegas? Isto porque nem sempre os requesitos minimos do fabricante são "fiáveis". Boas.
Bem, essa já é mais complicada de responder. Eu ainda uso um P4 a 3,2GHz, pois ainda ando a estudar o upgrade mais equilibrado, tudo aponta que o novo Intel Core i5 750 seja um bom processador para edição video, mais rápido que o Core i7 920 e mais barato, não necessitando dos extra que o i7 920 tem para os jogos.
Como dizia no inicio ainda uso um velho P4 a 3,2GHz com XP Pro cheio de tuning para edição video. Desde à 2/3 para cá só edito HDV nele e habituei-me as suas limitações, faço a edição em modo Preview e quando quer algo com mais resolução altero para Good e faço um RAM Rendering. O render final é feito depois num portátil mais recente que tenho. Por isso qualquer PC recente multi-core (4 pelo menos) serve para editar HDV, já AVCHD/AVCCAM a conversa muda, ai sim é preciso ter um processador de topo, o mais rápido que o nosso dinheiro possa comprar. Quando falo na edição destes formatos, falo na sua edição nativa, sem recurso a codificações para outros formatos ou codecs, drag and drop directamente para a timeline.

O que aconselho quando se monta uma workstation para o Vegas Pro é: concentrem os custos numa boa Motherboard, processador rápido e muita memória (não precisa de ser rápida). A não ser que se edite video Uncompressed, os discos SATAII de 7200RPM servem para a maioria dos casos.
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

José Costa

Boas.
Pedro Rocha, é possivel capturar com o Vegas um HDV em baixa resolução, editar e voltar a capturar tudo desta vez em resolução nativa e finalizar em HDV? Básicamente, editar em off-line? O objectivo era ultrapassar a limitação de uma placa de video que só tem 128 MB de RAM. Creio que 128 MB não permitem editar em HDV, correcto? (Pelo menos o site do Sony Vegas diz que não, que são necessarios 256 MB). Boas.

Pedro Rocha

Não é possível capturar em baixa e depois em alta, isso só é possível no formato XDCAM, mas acontece porque este sistema gera automaticamente ficheiros proxy no disco em conjunto com os de alta resolução, quando se transfere os ficheiros para o Vegas temos a opção de importar os de ALTA ou PROXY (ou ambos), podendo fazer o conform (a troca) quando acabamos a nossa edição. O processo é muito simples e intuitivo.

Para HDV e AVCHD existe uma solução gratuita, neste caso um scrip feito para o Vegas que permite criar ficheiros proxy, por exemplo, converter HDV para DV AVI Widescreen ou para um ficheiro mais pequeno, mas tambem podemos faze-lo para um formato Intermediate, outro exemplo, AVCHD para MXF (XDCAM HD a 35Mbps). Descobri que o MXF (XDCAM) é dos melhores formatos para editar em Vegas. No meu P4 3.2Ghz edita sem problemas e com muita fluidez.

Como instalar o Scrip:
Clicar neste link Proxy Stream, copiar o ficheiro Proxy Stream.dll para C:\Program Files\Sony\Vegas Pro 9.0\Script Menu\, abrir o Vegas Pro e ir a Tools »» Scripting »» ProxyStream e dizer que tipo de ficheiro queremos criar.

Uma nota, se queremos que tenha a função de conversor proxy manter esses mesmo ficheiros proxy na mesma localização dos ficheiros de alta resolução.

Podemos optar por dois métodos de trabalho:
1º Convertemos para um formato Intermediate mais robusto (como MXF XDCAM HD) e apagamos os originais ou arquivamos em outro local, com este método poupamos espaço em disco.
2º Criamos ficheiros proxy com o mesmo tamanho ou mais pequenos (por exemplo MPEG 1), digo com o mesmo tamanho porque o HDV tem praticamente o mesmo tamanho de ficheiro que o DV AVI, a única vantagem é de ser mais fácil editar. Mas neste método ficamos com o dobro do espaço ocupado em disco rígido, mas acabando a edição do trabalho podemos apagar os ficheiros proxy.

Explorem o Proxy Stream, pois é uma ferramenta essencial para quem tem PC antigos ou com baixo poder de processamento.
Facebook - Movimagem

Pedro Rocha

Citação de: Jose Costa em 17 / Set / 2009, 17:19
O objectivo era ultrapassar a limitação de uma placa de video que só tem 128 MB de RAM. Creio que 128 MB não permitem editar em HDV, correcto? (Pelo menos o site do Sony Vegas diz que não, que são necessarios 256 MB).

Onde leste essa limitação? Eu tenho uma Matrox Parhelia 128MB e edito HDV e AVCHD, o Vegas é independente das características da placa gráfica.

System Requirements

* Microsoft® Windows® XP 32-bit SP2 (SP3 recommended) or Windows Vista™ 32-bit or 64-bit (SP1 recommended)
    * 1 GHz processor (multicore or multiprocessor CPU recommended for HD)
    * 200 MB hard-disk space for program installation
    * 1 GB RAM (2 GB recommended)
    * OHCI-compatible i.LINK® connector*/IEEE-1394DV card (for DV and HDV capture and print-to-tape)
    * USB 2.0 connection (for importing from AVCHD, XDCAM EX, or DVD camcorders)
    * Windows-compatible sound card
    * DVD-ROM drive (for installation from a DVD only)
    * Supported CD-recordable drive (for CD burning only)
    * Supported DVD-recordable drive (for DVD burning only)
    * Supported Blu-ray recordable drive (for Blu-ray Disc burning only)
    * Microsoft .NET Framework 3.0
    * QuickTime® 7.1.6 or later
Facebook - Movimagem

José Costa

Boas.
Pois fico contente por saber que uma gráfica com 128 MB de RAM permite editar o HDV. Como praticamente todos os NLEs exigem 256 MB para o HDV, deve ter sido dai que fui buscar os 256MB para o Vegas. Vou experimentar. E também vou experimentar o Scrip que mencionas. Boa dica!

Já agora, o Scrip posibilita converter de HDV para MXF, e se sim, quanto tempo demora no teu P4 a converter uma hora de video? Boas.

Pedro Rocha

Citação de: Jose Costa em 20 / Set / 2009, 03:08
Já agora, o Scrip posibilita converter de HDV para MXF, e se sim, quanto tempo demora no teu P4 a converter uma hora de video?

Não é uma operação muito comum, porque a velocidade de leitura e desempenho é praticamente a mesma (HDV e MXF). Mas estive a experimentar e um ficheiro de 15s demora em média 35s a 40s e converter, portanto 1 hora deve demorar à volta de 2 horas e meia a converter ou talvez um pouco menos, porque depende também da complexidade de movimento de cada ficheiro.
Facebook - Movimagem

flzoom

Ainda bem que li este tópico. Fiquei com o problema resolvido ao editar ficheiros avchd.
Testei, converti e edito de uma forma muito fluida ficheiros 1920x1080 50i.
Valeu mesmo a pena.
Obrigado pelas perguntas e pelas respostas
Grande abraço  =D>

PS: Sony vegas 9. core 2 duo 2,8Ghz;2Gb Ram 800Mhz; gráfica nvidia 8500GT; 320G Raid 0 7200rpm; board asus P5KC e já agora camera Panasonic HMC 151E

Pedro Rocha

O update Vegas Pro 9c que ira sair perto do lançamento do Windows 7 já irá trazer um relativo melhoramento na reprodução do AVCHD nativo. Acho que praticamente todos os fabricantes de software NLE estão a ter o mesmo problema, refugiando-se no hardware de outros fabricantes como Matrox, AJA e BlackMagic ou convertendo para formatos Intermediate, no caso da Apple o ProRes, o codec da Cineform e o proprietário Canopus HQ para o Edius.

Apesar de não haver suporte de hardware para o Vegas, este é dos melhores a manejar o MXF de todos os formatos XDCAM (SD, HD, HD422 e o EX), ao qual já fiz alguns testes de fiabilidade e que "aguenta" várias recodificações sem perca de qualidade, principalmente o XDCAM HD422, que seria o meu formato de eleição para criar um Master HD. Tem uma relação qualidade/espaço em disco do melhor que já vi, mas a sua maior vantagem a meu ver é a sua fácil reprodução no Vegas Pro, mesmo num PC muito antigo como é o meu (P4 3.2Ghz).
Facebook - Movimagem