formação e equipamentos

Iniciado por luis, 05 / Fevb / 2010, 12:49

Tópico anterior - Tópico seguinte

luis

Bom dia,

Sou um novo user deste forum, e felizmente descobri este fantástico local de troca de informações, parabéns aos criadores do mesmo por esta iniciativa. Esta é a minha 1º intrevenção no forum, e o assunto que me leva a escrever este tópico é o seguinte:

Sou funcionário de uma empresa do Norte do País que pretende acrescentar uma numa nova área "vídeo" e tudo o que o mesmo engloba. Sou um total leigo nesta matéria, mas mesmo assim preciso apresentar resultados, fazer um estudo sobre este tema, descobrir que tipo de formações seram necessárias realizar neste ambito, que tipo de equipamento será necessário adquirir para filmagens, pós produção, edição de vídeo, etc. E mais importante de tudo um custo inicial para o lançamento deste projecto.

A criação deste projecto passa por maximizar os nossos próprios recursos sendo por isso a contratação de novos funcionários neste ramo não se irá realizar, pelo menos nesta fase inicial.

Necessitava com urgência de ajuda de alguém experiente nesta matéria, porque decerto já muitos de vós já devem ter tido o mesmo problema na fase inicial dos vossos projectos.

Agradecia imenso ajuda da parte de alguém experiente que possa fazer um apanhado geral de como iniciar nesta área, equipamentos necessários adquirir, software, computadores, e toda e qualquer informação que acharem relevante.

Cumprimentos

Luís Nogueira

Carlos Carvalho

Bem vindo ao Forum.
Acho que se calhar não era pior que indicasse qual a área de video que pretendem iniciar-se. :)

luis

Citação de: Carlos Carvalho em 05 / Fevb / 2010, 15:33
Bem vindo ao Forum.
Acho que se calhar não era pior que indicasse qual a área de video que pretendem iniciar-se. :)

Boa tarde,

Espero não dizer nenhum disparate, mas isto ainda são temas que não domino, ou sequer sei a terminologia correcta para designar cada uma das áreas de actuação
Bom pretendemos tornar num pequeno estúdio com autonomia para realizar filmagens indoor e outdoor, edição de vídeo e som e disponibilizar o conteúdo online, suporte digital, ou live web cast.

E gostaria de saber os 1º passos a dar, as pessoas indicadas com quem falar, áreas de formação a seguir, etc.

Espero que consigam entender o que pretendo e por consequente dar uma ajuda preciosa.

Obrigado

José Costa

Boas.
Acordei hoje com a ideia de montar um consultório médico. Achei que seria um bom investimento. Não percebo nada de medicina, mas mesmo assim acredito que seria uma boa forma de acrescentar mais um serviço ãos que eu já forneço ãos meus clientes. Não tenciono contratar ninguém com experiência no ramo, só mesmo com os da prata da casa, eu. Queremos, ou quero, maximixar os recursos, pelo que a intenção é aproveitar os equipamentos que tenho para os usar na nova actividade, gastando assim menos. Também não sei em que área de medicina quero actuar. Assim, pergunto:

- Que equipamentos devo comprar?
- Que formação devo ter?
- Quais os primeiros passos a dar?
- Que outras questôes/consideraçôes devo ter em conta para este meu projecto?

Agradeço desde já toda a ajuda que me possam prestar. Obrigado.

Luis, se assim o posso tratar, deve estar a pensar que estou a gozar consigo. Nada disso, apenas tentei mostrar (á minha maneira) de que o que pede não é realista. Para o ajudarem precisa de se ajudar a si próprio. Essa ajuda passa por ser mais especifico e não tão genérico. Para se obter boas respostas é necessário fazer as perguntas correctamente, com pormenores. E não de uma maneira tão vaga, pois assim só vai obter respostas vagas, se as obtiver.

Se você fosse um profissional da área da medicina, com intençôes de me ajudar, acha que o conseguiria fazer com base do meu pedido acima? Não iria querer saber mais sobre o que eu pretendia fazer, para assim me poder ajudar? Não será também o seu pedido muito vago em informaçôes, para que o possam ajudar em consciência? Palpites todos podemos dar, mas de nada servem se você não tiver conhecimentos para poder ajuizar sobre os mesmos. Eu podia começar por dizer que você precisa de uma câmera, mas será que precisa mesmo? Também podia dizer que precisa de um fundo para chroma key, mas será que precisa? Pode precisar de muita coisa ou de pouco ou nada. Tudo depende do que você quer fazer.

Assim como cada médico tem a sua especialidade, também o video tem várias áreas de actuação. Publicidade, institucional, reportagens, Broadcasting, web tv, etc. Um médico de uma especialidade precisa de determinadas ferramentas, que outro médico de outra especialidade não precisa. Assim, dependendo da área de actuação em video, também o material que precisa é relativo. Se pretende apenas imagens para web, não precisa de comprar uma XDCAM, P2 HD ou Red One. As caracteristicas do computador também vai depender se pretender trabalhar em SD ou HD e o mesmo será dizer dos softwares. Pode precisar de um Maya, de um After Effects ou dum 3d studio, como pode só precisar de um Pinnacle Studio. Pode precisar só de um computador, como pode precisar de uma Render Farme ou de 3 ou 4 PCs. De um tripé ou de um Stedicam, de um pequeno projector para a câmera ou de um de 500w para um estúdio. Tudo depende de muita coisa. E como não diz o que quer fazer ão certo, também não se pode aconselhar a comprar isto ou aquilo.

Refere "realizar filmagens indoor e outdoor, edição de vídeo e som e disponibilizar o conteúdo online, suporte digital, ou live web cast", mas isso pode significar muita coisa.  Pode ser uma entrevista ão Zé da esquina como pode ser para fazer a cobertura da festa de anos da Joana. A chegada do Socrates ão fundo do rio como a sua ida á lua. A captura com uma câmera ou em multi-câmeras. A entrega do trabalho final em DVD ou em Blu-ray, em DVCAM ou Betacam... pode bastar um microfone com cabo como pode precisar de um com RF. Pode precisar de um NLE como pode precisar de uma mesa de mistura video. As hipoteses são inúmeras, tudo depende do que pretende fazer em concreto e não do abstrato.

Vai começar pelo inico, não por grandes obras, é certo. Mas precisa de saber o que é o inicio. Se pretende transportar contentores TIR tem de comprar um camião para esse efeito, não uma carrinha de dois lugares. Se não se sabe que pretende transportar contentores, não se pode aconselhar este ou aquele modelo de camião. No video, é o mesmo. Só sabendo o que pretende fazer no especifico é que se pode aconselhar na especialidade.

E se muitos dos termos acima não compreendeu, se proventura não sabe o que significa, então ainda mais complicado se torna, pois as hipoteses de más avaliaçôes são maiores. Ir em palpites é muito arriscado.

Creio que entendeu o problema. Pormenorize os objectivos e alguma ajuda há-de obter. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

António Cristo

Posso dar consultoria e acompanhamento em aquisição de material vídeo. Mas vou receber por isso.
E espero que o Luis entenda o que escreveu e questionou... ... parece-me um pouco leviano.
Não creio ser um Forum o local indicado para isso.
Creio que os Foruns permitem tirar dúvidas trocar ideias.
O que está a pedir neste Forum é um beco sem saída.
Independentemente de qualquer sugestão é uma empresa.
Se querem ou quer "algo de vídeo para trabalhar"... bom há que falar com profissionais da matéria sobre as expectativas objectivos valores a afectar ao departamento etc. etc.  e depois esse(s) profissionais vão gastar uma porrada de tempo para apresentar uma(s) solução técnica e custos.
Hoje em dia as soluções são muitas e dependem de muitos factores.

Sorry a frontalidade
ACristo

luis

Boa tarde,

Não esperava outra resposta! Se dependesse de mim nem estaria num fórum de uma área que não domino a pedir esclarecimentos para um projecto piloto, mas como não depende e como tenho de apresentar resultados a bem ou a mal! Tenho de partir por algum lado...

Qual é o negócio que não apresenta riscos hoje em dia? É preciso arriscar! Se a escolha é boa ou má? Não sei só o futuro o dirá.

"Acordei hoje com a ideia de montar um consultório médico. Achei que seria um bom investimento. Não percebo nada de medicina, mas mesmo assim acredito que seria uma boa forma de acrescentar mais um serviço ãos que eu já forneço ãos meus clientes."

Para abrir um consultório é preciso ser médico? Grande parte dos gerentes de hospitais ou consultórios médicos públicos ou privados, nem formados em medicina são! Nem precisam, para se gerir precisa-se de um gestor e não um bom médico. Até vos posso dar o exemplo da minha empresa, o gestor da mesma é licenciado em Engenharia e das 3 empresas que possui nenhuma delas é ligada a Engenharia! Multimédia, Restauração e Consultoria. Agora para se gerir uma empresa com ligações ao vídeo é necessário profissionais da área! Sim concordo plenamente, mas nesta fase inicial ainda não é uma opção, temos de maximizar os nossos recursos humanos e técnicos. Depois de este projecto arrancar aí se irá ver as medidas necessárias a longo prazo, ou adquirir mais equipamento técnico, ou recursos humanos.

Mas para já o que eu gostaria de saber pelo menos para poder fazer uma apresentação decente era equipamento base para se fazer reportagens indoor e outdoor e live web cast. Como é lógico o investimento inicial passa pela compra de uma câmara de vídeo, software para edição talvez Adobe Final Cut Pro, e não pretendemos fazer desenho 3D,modelação ou animação em Autodesk Maya, ou  3D Studio Max, para isso eu uso o cinema 4d :)
Eu sei que o que pretendo saber é vago, então alguém que como eu não entende muito da área Audiovisual pior ainda, mas como expliquei o que eu pretendo acima de tudo é obter formação o resto virá por acréscimo.

Agradeço a frontalidade.

Entrarei em contacto consigo se for necessário senhor António Cristo, obrigado pela disponibilidade.

José Costa

Boas.
Não sei se foi você que não compreendeu o que eu quis dizer, se fui eu que interpretei mal a sua resposta. De qualquer das formas...

- Não questionei a sua vontade em saber mais.
- Não questionei a decisão da empresa em querer entrar num novo mercado, desconhecido por sinal.
- Não questionei se estavam conscientes ou não dos riscos que tal englova.

O que questionei foi se VOCÊ estava consciente do que estava a pedir, se sabia o que estava a pedir.

Um gestor gere, não precisa de ser médico. Mas se quiser ou precisar comprar um equipamento para fazer operaçôes, tem de saber ou informar-se com quem sabe, que equipamento deve comprar. Não diz que quer uma mesa para operaçôes, tem que dizer para que tipo de operaçôes a quer. E se não sabe, manda alguém que o saiba dizer. No seu caso, o gestor pelos vistos não sabe e você tambêm não. Sendo assim, que mesa é que posso aconselhar a comprar, que valores é que posso dar em relação ãos custos?

Refere que o investimento inicial passaria pela compra de uma câmera de video e de um software. O que você quer saber é que câmera comprar, que computador precisa, que outros equipamentos serão necessários... como é que você quer que o aconselhem a comprar esta ou aquela câmera se não diz o que tenciona fazer com ela? "reportagens indoor e outdoor e live web cast" pode ser muita coisa e eu não sei ão certo o que é isto de "reportagens indoor e outdoor e live web cast" para si. Não acha que falta aqui um pouco mais de informação?

Formação, referiu você? A Etic e outras escolas estão cheias de cursos. Mas qual o curso que você deve frequentar, se não diz em concreto o que pretendem fazer? Precisa de um curso para fazer a tal apresentação? Possivelmente não, mas precisa de dizer o que querem fazer em concreto, porque ninguém neste ramo lê pensamentos. E mais a mais, se pensar bem, está a pedir que sejamos nós a fazer os seus trabalhos de casa, pois temos de nos deitar a adivinhar o que vocês querem fazer.

Não estou no gozo consigo nem a ser cinico. Mas se você fôr um vendedor de bicicletas e se eu quiser comprar uma, não lhe basta que eu diga que quero uma para competição. Para me aconselhar correctamente tem de saber para que tipo de competição eu quero a bicicleta. E em função disso, você pode também aconselhar a comprar este ou aquele acessório que me fará falta. Mas se eu não lhe digo, você vende-me qualquer uma, correcto? Creio que não é isso que você quer, pois não? Compre a câmera XPTO, o tripé de sete pernas e uma vela para iluminar os pardais. O resto virá por acréscimo. Atirar qualquer coisa para o ar é fácil. O dificil é atirar as coisas certas.

Se leu estas minhas respostas e as interpretou como cinismo, como eu acredito ter sido o caso, volte novamene a lêr as mesmas, com a mente aberta, pois elas foram dadas com a intenção de o ajudar a ver o problema e não de o criticar. Existem centenas de câmeras, centenas de projectores, milhares de acessórios.... para umas coisas precisa de uns, para outras precisa de outras. Ningém está aqui a querer roubar as ideias ou a querer saber mais do que o que lhe diz respeito, mas tão só, e por mim falo, a tentar ajudar. E se fui eu que interpretei mal este seu post, apague da lembrança o que eu escrevi. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

José Costa

Boas.

É sempre bom saber que quem aqui pede ajuda, de uma forma ou de outra, encontra as respostas para as suas dúvidas, encontra a solução para os seus problemas.  :-({|= Boas.