converter interlaçado em progressivo

Iniciado por Vasquez, 22 / Jul / 2010, 21:39

Tópico anterior - Tópico seguinte

Vasquez

não é bem uma dúvida...

queria o vosso parecer sobre esta prática...

já se sabe que não é o ideal... mas isto a propósito duma câmara que estou a pensar comprar, e que grava apenas em HDV progressivo...

quando desinterlaçar imagens quão mais pobre posso esperar que elas fiquem?

obrigado pelo vosso tempo  :)

lrolo

Citação de: Nuno Vasques Cambra em 22 / Jul / 2010, 21:39
e que grava apenas em HDV progressivo...

Assumo que foi engano e querias dizer que grava apenas entrelaçado... :)

Tudo depende de como o fizeres.
Há basicamente 2 maneiras de desentrelaçar:
- Eliminando um dos campos
- Juntando os dois campos num só (blend)

Com o primeiro método, perdes literalmente metade da resolução.
Com o segundo os resultados são bastante melhores, mas nunca perfeitos.

Agora, só tu podes dizer se a imagem para ti é aceitável ou não.
Pq não tentas com imagens de outras câmaras e tiras as tuas próprias conclusões?

De qualquer forma, se para ti o progressivo é fundamental, mais tarde ou mais cedo vais arrepender-te.

José Costa

Boas.
Citádo: "e que grava apenas em HDV progressivo..."
e também citado: "Assumo que foi engano e querias dizer que grava apenas entrelaçado..."

Ele pode-se estar a referir a uma câmera que grava só em 720p, tipo JVC... digo eu. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

lrolo

Citação de: Jose Costa em 23 / Jul / 2010, 04:50
Boas.
Citádo: "e que grava apenas em HDV progressivo..."
e também citado: "Assumo que foi engano e querias dizer que grava apenas entrelaçado..."

Ele pode-se estar a referir a uma câmera que grava só em 720p, tipo JVC... digo eu. Boas.

Exacto, exacto... e ele quer desentrelaçar progressivo... exacto...

José Costa

Boas.
Á razôes que a própria razão desconhece...  :-k Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Vasquez

HDV interlaçado  :wink: assim é que é.

obrigado... isto da compra da máquina está a ser demais para mim... se calhar era bem jogado pagar a um de vocês uma meia hora de coaching  :)

Pedro Rocha

Caro Nuno,

Posso tentar esclarecer algumas duvidas, e pergunto porque não comprar uma camera HDV que grave em progressivo nativamente, existem alguns modelos que já o fazem, as Sony V1E, Z5E, Z7E. A V1E particularmente pode encontrar usada a um preço mais baixo.

Até quanto quer gastar? Se vai captar em HDV interpolado, sinceramente prefiro que os desentrelaçares dos LCD's e plasmas façam esse trabalho do que estar a converter uma imagem HDV interpolada para progressivo. Com já disseram aqui existem sempre compromissos na conversão, quer na perca de resolução, quer no que toca a alguns efeitos estranhos em imagens em movimento. Se for para a web não há crise fazer a conversão para progressivo no NLE, porque a perca de resolução não é tão notória.
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

Vasquez

Olá Pedro,

Obrigado  :)

Tenho esticado o orçamento e neste momento a câmara mais cara que tenho em vista custa 1.600 euros. Isto elimina todos os modelos que me indicaste.

Até este valor, quase tudo o que tenho visto é interpolado. Ás vezes progressivo, mas as duas opções pelos vistos pagam-se bem.

Pretendo usar a câmara principalmente para fazer cinema, que é o que estou a estudar. Quem conhece os meus posts é capaz de achar piada, mas decidi deixar vídeos institucionais, bbcs, etc, para outra altura.

Feito então o resumo da minha história, deixo-vos algumas perguntas.

1 - Os ecrãs LCDs vão desentrelaçar quando receberem um vídeo interpolado?

2 - Quando um vídeo interpolado é reproduzido num projector... o que é que acontece? (pode ser a resposta mais idiota do mundo e não levo de todo a mal um momento de comédia patrocinado por mim  :-D mas esta-me a fazer alguma confusão. É reproduzido de forma interpolada sem perda de qualidade e enganando perfeitamente a persistência retiniana?

3 - Face ás minhas limitações, faz sentido para vocês a aposta por exemplo numa Sony HXR-MC50E, e esperar que o Full HD minimize as perdas de resolução no desentrelaçar?

Obrigado pessoal. Qualquer ajuda é preciosa.

Cumprimentos