Prós e contras - Iluminação

Iniciado por José Costa, 14 / Dez / 2010, 18:37

Tópico anterior - Tópico seguinte

José Costa

Boas.
Existe um programa na RTP chamado de Prós e Contras, que últimamente se tem realizado no Teatro Camôes, se não estou em erro. Não sei se o posso divulgar (e se ele assim o permite e quer, razão pela qual omito o nome), mas existe aqui um User que está directamente relacionado com o projecto, na parte de iluminação. Gostaria de obter umas informaçôes mais precisas sobre o "projecto" em si, tais como tipo de projectores, potências, se mesmas temperaturas de côr, etc.

Se pudermos escrever abertamente sobre o assunto aqui, seria óptimo. Se não, se o pudermos fazer por mensagem privada, também serve. Não sei qual a politica da RTP para a divulgação destas questôes, mas a àrea de iluminação é uma àrea de muito interesse para mim, como muitas outras relacionadas com o video. E nada melhor que "conversar" com pessoas que trabalhem na àrea. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Carlos Carvalho

Parece uma boa ideia. Nada como aprender com quem sabe!

AC

Olá José Costa

Embora com um consideravel "delay" vou tentar responder às tuas questões, de uma form sucinta, se quiseres poderás posteriormente questionar algo mais concreto.

Os projectores usados no Teatro Camões para o programa Prós e Contra, são maioritariamente do tipo fresnel, de 2K e 1K, sendo tambem usados um tipo que designamos por "Soft Light" que como o nome indica produzem uma luz de caracter mais difuso.
São utilizados tambem 12 projectores PAR 64 para efeito de contra luz sobre o publico.

Não tenho aqui à mão o desenho do projecto, mas se não me engano, são usados no total:
- 22 projectores de 2Kw
- 12 projectores de 1Kw
- 07 Soft's Light de 2,5Kw
- 12 Projectores Par 64

O que dá numa potencia total instalada de 90Kw, no entanto e uma vez que todos os projectores vão individualmente a circuitos de dimmer e não são usados a 100%, a potencia usada deverá rondar os 75% desse valor (pessoalmente não gosto de usar os projectores a 100%, por varias razões, uma delas pode ser a durabilidade das lampadas).

O Teatro Camões é uma sala com excelentes condições tecnicas para se fazer programas de televisão, no entanto e no caso do Prós e Contra, que é uma programa semanal, foi necessario pensar num projecto que pudesse ficar montado em permanente sem inviabilizar a utilização da sala para os restantes eventos que lá se realizam. Isto levou a algumas limitações na implantação, que não existiriam se fosse apenas um programa unico, quero dizer, tipo monta desmonta.

Cumprimentos e mais alguma coisa, é só dizer.
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

José Costa

Boas.
A razão do "delay" já está justificada e como diz o povo "mais vale tarde do que nunca".

Em relação ão mesmo projecto, as temperaturas de côr são iguais por todos ou existem diferenças? E a nivel de intensidade luminosa, qual é o valor médio existente sobre a apresentadora, ou melhor dizendo, estamos a falar de de quantos lux?

Já agora, uma outra questão: em directos de rua, tipo o praça da alegria (feito na rua, ão ão livre) estamos a falar de que potência utilizada sobre os artistas, quando estão a actuar em contra-luz? Qual a potência dos projectores que incidem sobre os apresentadores ou artistas, quando estes estão em contra-luz? Boas.

P.S. Já agora, que tipo de lampadas são usadas para ambos os casos?
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

AC

Olá José Costa

CitaçãoEm relação ão mesmo projecto, as temperaturas de côr são iguais por todos ou existem diferenças? E a nivel de intensidade luminosa, qual é o valor médio existente sobre a apresentadora, ou melhor dizendo, estamos a falar de de quantos lux?

Em termos de concepção a temperatura de cor é igual em todos os projectores, não foram utilizados quaisquer filtros correctoreres, na realidade e devido a possiveis diferenças no tempo de vida e intensidades usadas poderá existir algumas difrenças de temperatura de cor de uns projectores para outros, nas nada muito significativo.
A intensidade de luz na posição dos convidados rondará os 350-400 lux, e na posição central da cadeira do do pivot tambem, no entanto como o pivot se moviementa, por vezes na zona central, onde acontece alguns cruzamentos de luz a intensidade no pivot pode aumentar significativamente, esta a dificuldade... controlar os movimentos do pivot!

CitaçãoJá agora, uma outra questão: em directos de rua, tipo o praça da alegria (feito na rua, ão ão livre) estamos a falar de que potência utilizada sobre os artistas, quando estão a actuar em contra-luz? Qual a potência dos projectores que incidem sobre os apresentadores ou artistas, quando estes estão em contra-luz?

De modo geral nesse tipo de programas utilizam-se projectrores vulgarmente denominados de "luz de dia", pelo facto da luz que emitem ter uma temperatura de cor normalmente associada à da luz natural num dia de sol. São projectores com lampadas de descarga, do tipo HMI, com uma temp. de cor nominal de 5600ºK.
Quanto às potencias... bom, equilibrar um contra luz solar é um exercico quase impossivel utilizando apenas compensação com luz frontal. Na maioria das situações, escolhe-se preferencialmente o local em função da hora que se pretende fazer a gravação de modo a evitar situaçoes de contra luz extrema, e utiliza-se a iluminação para "limpar" um pouco mais os rostos, e diminuir o contraste.
O mais vulgar é utilizar-se vários projectores com potencias de 2,5Kw a  Kw, podendo em casos especiais ser necessário potencias menores ou maiores.

Posso dizer-te que em alguns casos já tive de fazer coisas que dá dó ver o pivot a fritar a 3 metros de um projector de 4Kw. E fritar é bem o termo, o calor é insuportável, só se aguenta uns minutos, para já não falar do mal que faz à visão.
Exemplo: Cabines de estadios de futebol, em que se quer equilibrar a imagem do interior com a do exterior em pleno dia. Uma loucura quando não é possivel filtrar devidamente as janelas.

Cumprimentos
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!