Tempos de compressão

Iniciado por José Costa, 12 / Mar / 2011, 01:54

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

José Costa

Boas.
Já à coisa de um ano atrás coloquei aqui a mesma questão, e as respostas foram fenomenais. Foram de uma quantidade enorme (  ??? ). Como entretanto as coisas mudaram (penso eu), como agora muitos são os que já gravam em HD e procedem depois à gravação de DVD e/ou Blu-ray, coloco novamente a questão, pelas mesmas razôes da altura: estudos. Assim,

Quanto tempo necessitam para converter uma hora de video HD para Blu-ray e/ou DVD, sendo que o video não tem qualquer "efeito" ou tratamento, sem menús, nada. Conforme é capturado é convertido. Queria o tempo real (o tempo que demora mesmo a converter) e não o tempo indicado pelo software. Mas se não fôr possivel, pode ser mesmo o do software. Fica então assim as perguntas:

1 - Processador utilizado
2 - Quantidade de RAM
3 - Tipo de formato video existente na Timeline ou captura (HDV, AVCHD, ProRES, etc)
4 - Tempo real ou o tempo indicado pelo software
5 - Software NLE utilizado
6 - Tempo necessário para converter o video para Blu-ray
7 - Tempo necessário para converter o video para DVD
8 - Se o video na Timeline tiver mais ou menos tempo que 1 hora, mencionar o tempo.

Agradeço todas as possiveis respostas. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Tiago Carvalho

Viva José Costa.


Reconheço que esta não será a melhor base de comparação visto que o sistema de edição que utilizo é "diferente" contudo não deixa de ser um computador....mas aqui vai:

1 - Processador utilizado: Core 2 a 2.16GHz

2 - Quantidade de RAM: 1024Mb

3 - Tipo de formato video existente na Timeline ou captura: HDV 1440x1080

4 - Tempo real

5 - Software NLE utilizado: Casablanca s4000pro, Bogart

6 - Tempo necessário para converter o video para Blu-ray: 1h de video em HDV--> 10h para BD-R

7 - Tempo necessário para converter o video para DVD: 1h de video em HDV --> 5h para DVD
     7.1 - 1h de video em DV --> 1h para DVD

Por estas (apontadas anteriormente) e por outras (sistema demasiado fechado) é que estou com intenções de mudar de sistema de edição e consequente software... foram muitos anos em volta dos casablancas no entanto são "estes" que fizeram com que agora possa investir num outro tipo de sistema.

José Costa

Boas.
Agradeço imenso a sua participação, independentemente do sistema de edição que é utilizado, pois os resultados obtidos noutros sistemas ou plataformas também me interessa, mesmo os do MAC.

Obrigádo mais uma vez.

José Costa
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Filipe Araújo

 Boa noite Sr. José Costa,

Existem aqui muitos membros a quem eu devo respostas pelas ajudas dadas no passado. O seu caso, é daqueles a quem eu mais devo.
Não participei neste inquérito pela seguinte razão, que para editar em HD e SD trabalho em máquinas diferentes, uma mais antiga (5 anos), limitada ao SD mas dedicada para tal, e a outra um PC mais recente (3 anos) que me permite HD mas na sua arquitectura não foi pensada para a edição de vídeo nem tão pouco tem placas pensadas para o efeito. Assim, acredito que estou a comparar, o que não deve ser comparado e sinto que posso dar resultados enganosos e que é a razão pela qual não participei, no entanto penso num futuro próximo comprar uma máquina dedicada a edição em HD.

Assim:

Estação de video Hp, Intel Pentium 4 CPU 2.80 GHS 1 Gb Ram, com placa de vídeo Matrox RTX100, vídeo em SD (576x720):

Exportar para: export realtime to disc = tempo real do filme. 1h igual a 1h.
(neste modo o ficheiro é comprimido para o espaço de 1 DVD mediante um valor atribuído)

Exportar para avi: sensivelmente 25 m. para a mesma hora.


Os tempos de exportação de HD no PC, não os tenho precisos, por o que quando os tiver, actualizarei aqui o post.

gcoutinho

Logo que possa dou o meu contributo, estou é espantado como é que voçês trabalham em edição de video com 1Gb de Ram. É quase que como tentar encher uma piscina a balde.
Com 30... 40 euros fazem upgrade às maquinas e notam uma diferença brutal.

Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom

Filipe Araújo

Bom dia,

o seu comentário está todo correcto.

O problema é que esta máquina que trabalho encontra-se no meu espaço por empréstimo, ou seja, após fazer uma actualização num valor que rondou os 2000 € na minha anterior máquina em que passeia da Matrox RT2000 para a RTX100, entre outros e com respectivo software da Adobe, isto para evoluir e resolver problemas de "crash`s", começou um calvário ainda pior.
Como não poderia deixar de ser, desloquei-me repetidamente a loja que me fez a actualização (75 km da minha casa), ao ponto de me emprestarem uma das suas máquinas que usavam em formação, enquanto aguardo a reparação da minha. Por várias vezes os contactei para fazer novamente a troca, mas ao que parece o problema ainda não está resolvido. Já lá vão 4 anos e no entanto continuo a não considerar esta máquina minha, mas no entanto tem-me permitido editar ao longo deste tempo.
O valor acima mencionado, é parte de um valor maior, em que perante contínuas avarias a culpa era sempre de Hardware, davam-me a factura a pagar e pouco tempo depois ia lá outra vez. Trocaram-me os discos, mais memoria, ventoinhas e mais ventoinhas, para o fim a culpa já era da EDP (claro que só depois de lhes comprar um UPS).
A empresa de informática, situada perto do Porto eram (ou são), os representantes da Matrox, e supostamente eram (ou são) os melhores do sector. 
Na medida que era meu desejo, já desde o ano passado investir numa máquina para o HD (já que esta placa é incompatível), e que terá de ser este ano, até por já ter feito a encomenda da câmara de filmar, tenho arrastado esta situação.

Este post, não se trata de me justificar, mas também deixar um alerta para que esta situação não se repita com outros membros.

È que a ignorância e confiança paga-se.


Cumprimentos: Filipe Araújo.

José Costa

Boas.
Não quero provar nada.
Não quero dizer quem está certo e quem está errado.
Não quero ser mal interpretado e que este comentário seja encarado como provocatório, mas...

A edição de video não se faz com o software topo de gama e na bera, nem com o último grito de hardware. A edição de video faz-se com a cabeça e com o software e hardware suficiente e necessário para o tipo de trabalho que se faz.

Posso dizer que tenho vários PCs, e apesar disso, a maioria da edição é feita num que tem apenas 512MB RAM. E passam-se meses sem que ele me crash.

- Faz o que eu quero? Faz!
- Tenho PC melhor? Tenho!
- Estou satisfeito? Muito!
- Preciso de algo melhor? Por enquanto, Não!

Agora...
Não instalo toda a porcaria que me surge na net.
Não ando desesperado para instalar uma cópia pirata de todos os SO e softwares que existem.
E não ando a saltar de NLE em NLE, quando o que eu tenho faz o que eu quero.

O meu trabalho nem é melhor nem pior que o de outros. A opinião é toda ela subjectiva. Quanto muito, o meu trabalho é diferente, com tudo o que de bom e de mau isso possa representar.

Ter um CS5 e limitar-me a fazer projectos já feitos, e ter um i7 para me limitar a pouco mais que fazer uma cópia do master, é algo que vejo muito por aí, mas que não encaixa na minha cabeça. Não estou a criticar tais procedimentos, cada um faz como entender melhor, estou apenas a dizer que é um método de trabalho que não se adapta à minha maneira de pensar. Mas também nunca disse que eu é que estou correcto.

Deviamos dar mais importancia ão trabalho que fazemos, e menos com que equipamento o fazemos. O importante não é o equipamento, mas o que fazemos com ele. E anda muita gente por aí a dizer à boca cheia que trabalha com este ou com aquele NLE, só porque dá mais status. Porque dizer que se trabalha com um software mais antigo ou desconhecido é mal visto. E talvez por isso muitos sejam os que optam por não responder ão que pergunto.

Como disse, não é provocação nem indirecta para ninguém. Nem tão pouco estou a acusar ou defender alguém. É apenas para mencionar que para se fazer um bom trabalho não é necessário grandes PCs e softwares topo de gama. Apenas cabeça e saber retirar partido do equipamento. Mas é apenas a minha opinião. Que vale o que vale. Boas.

Hà, já me esquecia... o meu trabalho é em SD. Que é isso que o cliente me pede e mais importante ainda, é o que o cliente me paga. O video HD, proveniente de bancos de imagens, fica para as minhas experiências e outros vôos, mas o PC para editar já é outro.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Filipe Araújo


Boa tarde Sr. José Costa,

gostaria de dizer-lhe o seguinte, a estação que tenho editado è uma HP-xw4000, que apenas só se dedica a edição de vídeo, está como me foi entregue a 4 anos atrás e supostamente era a melhor para o efeito. Nunca a liguei a internet, impressoras, scanner (segundo recomendações para evitar conflitos), etc ...
Não acrescentei qualquer software, até porque os mesmos não andam em saldos, e porque foi preparada por "especialistas" em arquitectura informática.

Raro é o dia que não crachá e tem dias que passa das 5 vezes, benditos "auto-saves".

Esta também é uma das fortes razoes porque quero trocar a minha máquina de vídeo.

Grato pela iniciativa: Filipe Araújo.

José Costa

Boas.
O meu comentário não o tem a si nem ão G. Coutinho como destinatário. Nem ninguém. Apenas quiz dizer o que disse:

A edição de video não se faz com o software topo de gama e na bera, nem com o último grito de hardware. A edição de video faz-se com a cabeça e com o software e hardware suficiente e necessário para o tipo de trabalho que se faz.

O seu caso faz-me lembrar o de um colega, que tem a mesma placa que você. Também ele sofre do mesmo problema: crashs.

No caso dele, acredito que o problema está na versão do software NLE, que é uma versão não apropriáda para a placa. Ainda à uns meses estive a trabalhar com uma RTX100, e era um sistema bastante estável. Mas também só trabalhei 3 dias com ela. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Pedro Rocha

Olá José,

Eu queria (e vou) responder, mas deixa-me aqui esclarecer uma coisa primeiro.

No ponto 4, que tempo real queres? Para formato de origem? É que nem sempre preciso de render o projecto para o formato de origem. Hoje em dia só rendo directamente da timeline para Blu-ray (*.M2TS) e no DVD Architect Pro uso esses ficheiros também para criar o DVD (com um render, claro).
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

José Costa

Boas.
Viva, Pedro Rocha!
O software faz uma estimativa do tempo que vai demorar a converter o ficheiro ou ficheiros existentes na timeline, para DVD ou Blu-ray. O que pretendo saber é se o tempo que me respondem é o tempo indicado pela estimativa do software, ou se é mesmo o tempo que demora. Pois como é sabido, nem sempre o tempo indicado pelo software corresponde integralmente ão tempo que realmente o software demora a converter.

A ideia é ter uma hora (se possivel exacta) de video HD na timeline, HD no mesmo codec, e converter para Blu-ray e/ou DVD, sendo que o video não tem qualquer "efeito" ou tratamento, sem menús, nada. Conforme é capturado é convertido. No teu caso, interessa-me o tempo da timeline para Blu-ray, uma vez que o DVD não é procedente directamente da timeline. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Pedro Rocha

#11
Bem cá vão os meus testes realizados com vários ficheiros totalizando 1 hora certa, Como o PC é sempre o mesmo vou já colocar as características:

1 - Processador utilizado >> Intel® Core™ i7-860 (8M Cache, 2.80 GHz)
2 - Quantidade de RAM >> 16GB DDR3 RAM (PC10666, 1333MHz)

HDV 1080-50i
3 - Formato video na timeline >> HDV 1080-50i (MPEG-2 CBR@25Mbps)
4 - Render para HDV >> HDV 1080-50i (*.M2T) MPEG-2 CBR@25Mbps - 28m03s
5 - Software NLE utilizado >> Sony Vegas Pro 10.0c
6 - Converter o video para Blu-ray >> 1080i-50i (*.M2V) MPEG-2 CBR@25Mbps - 27m35s
7 - Converter o video para DVD >> DVD PAL (*.MPG) MPEG-2 VBR@6Mbps - 26m30s

NXCAM
3 - Formato video na timeline >> NXCAM (MPEG-4 / h.264 VBR@24Mbps)
4 - Render para HD >> HD 1080-50i (*.MXF) MPEG-2 VBR@35Mbps- 1h23m57s
5 - Software NLE utilizado >> Sony Vegas Pro 10.0c
6 - Converter o video para Blu-ray >> 1080i-50i (*.M2V) MPEG-2 CBR@25Mbps - 40m30s
7 - Converter o video para DVD >> DVD PAL (*.MPG) MPEG-2 VBR@6Mbps - 33m13s

Aqui está o meu contributo...  ;)
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

José Costa

Boas.
E eu agradeço o contributo, assim como o de todos que queiram participar. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

gcoutinho

#13
Equipamento:
Imac Intel Core i5  -  2,66 GHz  - núcleos:   4
Memória:   8 GB  DDR3 1067 MHz
Software NLE utilizado >> Adobe Premiere CS5


HDV 1080-24i
Formato video na timeline >> HDV 1080-24i (MPEG-2 CBR@25Mbps)

- Converter o video para Blu-ray >> 1080i-24p (*.M4V) MPEG-2 VBR@25Mbps - 1h20m49s
Converter o video para DVD >> DVD PAL (*.M2v) MPEG-2  CBR@6Mbps 3h06m
Render para HDV >> HDV 1080-24p ..... (amanha coloco)

Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom