Blu-ray: Gravadores, Discos BD-r e software adequados

Iniciado por Paulo C. Jerónimo, 02 / Mar / 2011, 21:19

Tópico anterior - Tópico seguinte

Paulo C. Jerónimo

Viva,

Tenho andado a aguardar para ver se os preços dos gravadores Blu-ray Para PC, caiam mais um pouco ainda de preço, mas não dá para adiar mais.

Pelo que pedia aos já mais experimentados nesta andanças conselho sobre:

-Drives Gravadoras, quais recomendam e onde comprar online?
-Consumíveis, discos BD-R 25/50Gb com a particularidade "printable".
-E softwares intuitivos e eficazes para authoring e gravação de BD-R. Neste capítulo, a edição dos filmes e compactação/exportação regra geral é feita pelo Edius 5. Existirá algun Plugin para o Edius5 como existe o  DVD creator associado ao Edius para autoring e gravação DVD-R, neste caso para BD-R?

Depois, e se não for abusar...
Que codecs, e parametros de exportação recomendam?
Intraframe ou progressive? Etc...
PS: possibilidade de upscalling de DV para full HD Também em cima da mesa.

Desde já o meu obrigado pela vossa atenção e ajuda.
Cumpriemtos,
PC.

António Cristo

É um local entre muitos mas aqui ficam 2 (nacional e Internacional)

http://www.minfo.pt/catalogo/index.php?store_gr=12&store=47&cat=28728
http://www.dvdbarato.net/b2c/index.php?page=pp_productos.php&tbusq=1&ref=ref-219&md=1
Não sei se são os melhores preços (mas não me parecem fora do praticado no mercado)

Discos printable dvdbarato (há mais mas este não é mau)
Software Intuitivo: Freemake Video Converter
De Edius não percebo nada.

Eu uso sempre i (rara muito rara excepção o p)

Creio que upscalling tem mais haver com Leitor/monitor do que com ficheiros. Penso que estás a escrever sobre hardware e não de reconversão.

Paulo C. Jerónimo

Muito obrigado pela tua colaboração, António Cristo.

Sobre o upscalling: Sim, sei que os próprios leitores de Blu-ray e alguns de DVD fazem essa função por sí  sós, a fim de apresentar uma resolução adequada aos ecrãs (Plasmas/LCD) em Full HD logo na entrada/fonte do televisor.

Eu sei, mas os clientes e sobretudo, clientela BBC, não sabe, não compra, não quer saber!
Portanto, equaciono, fortemente, fazer um "upscalling" com o próprio software (edius 5, codec h.264) de DV-Pal 16:9 para 1080i e gravar em BD-R. Mas i ou p? Outra dor de cabeça.
A maioria das câmaras para "compatibilidade europeia" recomenda-se a gravação a 50i, uma vez que  a rede electrica trabalha em frequências relacionadas com os 50 hertz . Já a hipotese de 60p, que regra geral as mesmas câmaras também admitem, são recomendações para paises da América ou países cuja rede eléctrica trabalhe nos 60 hertz. ...
Um "semi-problema": a maioria, senão todos - arrico mesmo - Plasmas e LCD lançados no mercado PT e europeu, presumo eu, anunciam resolução de exibição em full hd a 1080p... "P", estão a ver a questão? Gravar a "i", para ser exibido (em princípio) a "p".

Fonix!!

Este ano de 2011 para mim, vai ser o ano da transição de SD » HD, coabitando neste ano os dois formatos: DVD-R e BD-R.

No entanto, e por mais "parvo" que possa parecer, entregar a reportagem BBC em Full-HD numa Pen-Drive, ainda que numa hipótese mais remota para já, está mesmo assim também a ser equacionada por mim.
Parece-me que o futuro será mesmo esse: eliminar os monos, decks de DVD/ BD/ etc, da mobília da sala, e o Plasma/LCD chega. Os fabricantes estão apostados em reproduzir directamente pelas conexões USB destes televisores, cada vez mais formatos/codecs vídeo (o que já começa a ser aplicação banal na Sony, Panasonic e LG (pelo menos) , conecção essa (USB) que já praticamente todas as marcas estão a por nas Prateleiras dos retalhistas desde há pelo menos um ano. Logo, os noivos em casa têm essa facilidade, muitas vezes sem o saber.
Problemas com este tipo de solução: praticamente todos os TV com usb, quando reproduzem ficheiros multimédia por esta via, usam o "protocolo" FAT 32. Logo, não admitem ficheiros acima dos 4Gb...

PS: Sou videografo, mas sim, também estou ligado ao mercado de Retalho e assistência Técnica de TV/Vídeo/Hi-Fi consumo doméstico.

Reforçava o meu pedido de ajuda no início do tópico.
Já no que neste capítulo poder eu ajudar, disponham. E se me encontram gralhas ou erros do que apresento, façam favor de corrigir.

Cumprimentos.
PC

Filipe Araújo

Boa tarde a todos,

de forma a dar o meu contributo, gostaria de acrescentar a compra deste gravador:

Gravador blu-ray LG:

http://www.pixmania.com/pt/pt/3495086/art/lg/gravador-blu-ray-dvd-bh10.html - 99.90€

Tenho um, que apesar do pouco uso, não tenho qualquer razão de queixa.

Tenho utilizado estes discos, mas atenção que não são printbles.

Discos Sony – Pack 3 – graváveis – 3 = 16.26 € :
http://www.pixmania.com/pt/pt/2628624/art/sony/disco-blu-ray-bd-r-bnr25b.html

e também Discos Sony – Pack 3 – re-graváveis – 3 = 18.45 €:
http://www.pixmania.com/pt/pt/2628618/art/sony/disco-blu-ray-regravavel.html

Alerto para uma situação, segundo o manual do gravador, pede para não utilizar Blu-ray`s Verbantim.

Cumprimentos: Filipe Araújo.

Vitor Duarte

Tb ando a ver um gravador de BR.
Mas a oferta é tanta que não sei qual comprar.
Quero um mais ou menos em conta.
videoduarte.blogspot.com
-Canon XH-A1 - Canon 60D - FlowPod Varizoom - Sony Vegas Pro 10 - DVD Architect

António Cristo

Citação de: Paulo César em 03 / Mar / 2011, 13:51

Eu sei, mas os clientes e sobretudo, clientela BBC, não sabe, não compra, não quer saber!
Portanto, equaciono, fortemente, fazer um "upscalling" com o próprio software (edius 5, codec h.264) de DV-Pal 16:9 para 1080i e gravar em BD-R. Mas i ou p? Outra dor de cabeça.

Problemas com este tipo de solução: praticamente todos os TV com usb, quando reproduzem ficheiros multimédia por esta via, usam o "protocolo" FAT 32. Logo, não admitem ficheiros acima dos 4Gb...

Nunca propunha uma coisa dessas (SD para HD) só se me pedissem e ia logo dizendo que a coisa é capaz de não ficar .... capaz.... Mas a pedido Ok siga....

A questão do i e do p varia sobre vários aspectos aqui no forum já foi descrito como uma camara pode assumir o i embora o Frame seja P. Ou seja antes da execução do codec o i interpolado ímpares/ pares (linhas) são dois quadros a estes dois é um frame. O P é um varrimento progressivo duas vezes se for 50p. se tiver 2 quadros iguais P mas o entrosamento for I.... eu digo que é I mas a sua base de consistência é P. Há muito P por aí mascado em I e não estivessemos a atravessar a época do carnaval...

Aqui há uns anos quando (grandes pós-produtoras) ainda não se usavam discos para vídeo (O amiga estava a dar os primeiros passos), já se trabalhava com o sistema Abekas A64 (2 discos de 50segundos custava uma nota) e por vezes (este sistema só era usado para fazer spot de publicidade) existia um drop frame (no telecinema o BetacamSp tinha um erro ou outra coisa qualquer), copiava-se o field anterior para o field seguinte aquele que tinha uma linha marada e funcionava passava na TV e não se notava nada 5 estrelas mas aí compressão era diferente.
Hoje em dia isto é impossível fazer.

Não tenho muito jeito para explicar mas espero ter passado a informação. Como digo existe por aí um tópico em que um User não lembro qual relata o assunto (muito melhor que eu).

Será interessante para quem quer saber do assunto conhecer a fundo a electronica de sua camara.

Para mim isso não perturba nem sei como é que minha camara inicia o tipo de frame no codec, mas também não me atrapalha o importante isso sim é antes de começar a gravar saber muito bem o que é para fazer com o material e que tipo de gravação é (um desfile de moda <questão luz> não é a mesma coisa que uma corrida de formula 1<questão velocidade>).... O software de edição é muito amigo se o conhecemos  em relação ao que se cria de Base (imagens). Quando são imagens vindas do exterior vou ver as configurações da gravação no caso de ficheiros (cada vez aparece mais assim), quando em tapes escolho eu.

Eu europeu aprendi a usar os 50 ou 25 como as Bobines a começarem às 10:00:00 Escola britanica... hoje em dia vale tudo... epá se for uma coisa para o Brasil ou outro local(originais) bem ai dá para usar o 60 ou 30 (só me apareceu um desses para o Brasil mas era o final e multicamara ai foi 50i) levaram o DVD em NTSC 60i. neste caso foi SD.(existe uma tabela dos sistemas de todo o mundo de SD) agora com as novidades TDT sou um burrinho a olhar para o palácio não sei as normas. Mas elas andam por aí quando as definirem na totalidade e implementarem será útil saber

o MEO é i ou p? também não sei mas vou saber... agora a pensar a questão é que é H264 Ou seja uma matrix a fazer código com base GOP... vou investigar daqui a um mês terei a resposta LOL (não é minha prioridade).

Já agora uma pergunta. Existem monitores com entrada de rede RJ45. Existem uns que é meramente de serviço, mas estava a ver um folheto e dizia Wireless, e rj45 de comunicação... alguém já usou ou sabe do que estou escrevendo?

Paulo C. Jerónimo

António Cristo,

Sem dúvida trazes mais alguns dados interessantes para ponderação/discussão que serão de avaliar!

Sobre a RJ45 em alguns PLASMAS/LCD , vou citar "de cor" não tenho aqui comigo grande informação de apoio técnico, portanto e quando assim é gosto sempre de acrescentar "que a informação que se segue carece sempre da devida confirmação". No entanto em teoria, não anda muito longe disto:

Há Televisores com conexão RJ45, para fins meramente técnicos (acesso a configurações) , como os há e já assisti, para ligares a um router (do MEO iptv, no meu caso) destinado a acederes quer a conteúdos que tenhas em computadores na mesma rede, bem como à vários sites na web que têm protocolo com os fabricantes de TV. Aí vês os vídeos (Tipo youtube, Dailymotion, entre outros) online, no teu TV plasma de sala. entras e navegas nesses sites, sem tirar o cu do sofa.

Já agora, conhecem modelos com ligação directa encastrada no corpo do PlasmaTV para recepção/descodificação de satélite? Também há, já estão a ser vendidos. É uma questão de procurar link, não será difícil encontra-los.
Outro pormenor, mas aqui já sou eu a "fazer filmes" e futurologia, acredito que um destes dias veremos um fabricante de TV Plasmas/LCD a lançar modelos também com Drives DVD / Blu-ray, embutidas no chassis do televisor. Serei eu o único idiota a ter esta ideia? Não me parece, os fabricantes de certeza que já a tiveram, mas se o fizerem - o que tinha toda a razão de ser, na óptica do consumidor (desaparecer de vez com todos monos/decks/players dos armários) - se o fizerem, dizia eu, acabam progressivamente e com o tempo, de vez, com o negócio de vendas de leitores de vídeo...

Voltando atrás, fica aqui um exemplo da vertente de interacção via RJ45: (LINK)

PS: Ninguém me dá comissão... infelizmente :P
Não sei, passe a publicidade:

António Cristo

Com drive embutida "DVD" já vi na FNAC mas o monitor era pequeno talvez 22''. BlueRay ainda não.

Como estamos apoiados "na cidade e não só" nos sistemas de cabo da PT, ZOn, e mais 2 ou 3 distribuidores de sinal de menor impacto, o satélite caiu em desuso, embora existe um nicho de mercado que são os i/emigrantes (confundo sempre os i/e) do Leste da Europa e América.

O satélite permite aceder a canais fora da pacotilha que está disponivel... Estou a lembrar-me de uma série que dava sobre a história do petróleo na TV de Dallas ainda fiz umas VHS....

Porque será que não temos todos os canais no sistema? escolhíamos aqueles que queria-mos e pagava-se em consonância. Assim é 70 programas ou 100 mas na realidade são 12/15 ou menos que assistimos (salvo raras excepções).

Mas ter ligação via web com qualidade sofrível "Broadcast" pode (já existe mas não está prático) vir a ser o futuro dos programas a assistir em casa (com um universo abrangente). A questão da publicidade não me parece que seja razão.... basta abrir uma página web para perceber que o sistema sabe que estou no cantinho da Península Ibérica e coloca a Publicidade da zona local (Google é um exemplo do que escrevo) o tal ip do forrnecedor.

E não é desculpa o acesso pois a fibra óptica sendo limitada é nnnn X mais rápida que o cobre... não é por acaso que muitos dos cabos de comunicação que ligam os continentes há mais de 30 anos são fibra óptica.

A fiabilidade do sistema em termos de transmissão do sinal foi resolvida através de círculos, mesmo que seja interrompido num ponto (enquanto esse ponto não for restabelecido) a bidireccional-idade não deixa truncar o sinal.

José Costa

Boas.
Citádo: "mesmo que seja interrompido num ponto (enquanto esse ponto não for restabelecido) a bidireccional-idade não deixa truncar o sinal"

Para que isso aconteça, é necessário a existência de duas "linhas", que da porta da rua para dentro deixa de existir. E em muitas situaçôes, deixa de existir desde o ponto de derivação das "linhas", que pode ficar a bons KM de distância. A redundÂncia existe na internet, mas dificilmente existe na TV por cabo.

Uma ligação RJ45 numa TV permite ter um NAS com os filmes armazenados e vê-los na TV ou então colocar o DVD no PC e ver o filme na TV. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

António Cristo

Sem dúvida José Costa a bidireccional-idade não deixa truncar o sinal até aos repartidores locais, daí para a frente (ou seja do repartidor local aos distribuidores porta a porta) se cortou o cabo não há sinal mesmo.