Disco multimedia para ver filmes BBC

Iniciado por Filipe Araújo, 11 / Mar / 2011, 22:04

Tópico anterior - Tópico seguinte

Filipe Araújo

Olá a todos mais uma vez,

alguns dias atrás, consegui pela primeira vez um resultado que há muito ansiava, e que era ver uma reportagem BBC através de um disco de multi-media e com qualidade (no meu caso um Iomega – que é bastante esquisito com o que coloco lá dentro). Já tinha feito dezenas de testes, mas sempre sem sucesso, seja por exportações ou por conversões – admito aqui a minha ignorância na escolha das opções certas de saída do ficheiro.

Com um importante comentário de um membro aqui colocado (e que muito agradeço – pois foi a chave do sucesso), que na altura não prestei toda a atenção, acabei por criar um projecto no Encore DVD exportar/construir para uma pasta, ao invés de um DVD. Arrastei de seguida essa pasta para o disco e liguei ao LCD, e voilá. Tenho acesso aos menus, capítulos e com qualidade, como não poderia deixar de ser, igual a do DVD. Assim venho agradecer a ajuda aqui dada e apoiar quem ainda não encontrou esta solução – ou menos atento como eu. Acreditem ou não, este era um dos maiores desafios que tenho encontrado ultimamente.

Uma curiosidade, ao visionar por o cabo rca tem-se melhores resultados do que atraves do cabo HDMI. Não me perguntem porque?

Questionei professores, colegas, comerciais, etc. Na teoria todos tinha soluções ... na prática nunca ninguém tinha conseguido.

O meu desafio seguinte, é o de conseguir um resultado final parecido, mas ajustado ao HD, já tentei criar um projecto em Blu-ray, a igual ao do HD, mas o disco de Media-center não o reconheceu, mas qualquer das formas sinto que estou mais próximo de uma solução.

Caso alguém saiba, fico-lhe muito, mas mesmo muito grato, até porque já tenho muitas cassetes pessoais que gostaria de ver através do disco e não utilizar sistematicamente a câmara e também de ao invés de investir imenso em discos de Blu-ray.

Acima de tudo esta mensagem é para agradecer e partilhar: Filipe Araújo.

José Costa

Boas.
Não entendi direito a sua questão. Está a falar de que cassetes, qual o codec, que codecs o seu disco multimedia aceita?  Eu entendi o que quer fazer, só estão a faltar os dados acima para se poder ajudar. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Filipe Araújo

Boa noite mais uma vez e grato pela ajuda,

em síntese, eu gostaria de saber como consigo visualizar um filme capturado em HD, num disco de mutimédia e com qualidade.

Tenho uma Canon HV-20 que faz full-HD em fita DV, faço a captura também em Full-HD através do Adobe Premiere sem qualquer problema, caso queira criar um disco BD também consigo. O que não consigo, é uma forma de exportar, ou converter um ficheiro de vídeo HD que o disco multi-media consiga reproduzir num LCD.

No meu post anterior, anuncio e agradeço uma dica de um membro. Que me perdoe por não saber o nome, já pesquisei no fórum mas não encontrei o post por ele colocado, em que ao criar um projecto de menu no Encore, na opção "bild" o exporte para uma pasta. Arrastei essa pasta para o disco e funcionou as mil maravilhas até o menu e os capítulos indentificava. No entanto tratou-se de um projecto em que o filme era em SD 720x576.

Gostaria agora de saber, como posso visualizar ficheiros HD ou Full-HD, no mesmo disco de multimédia, já que tentei exportar da mesma forma (mas agora criado para Blu-ray) mas o disco não reconheceu.

Espero ter-me exprimido bem e que não tenha omitido um dado importante.

Mais uma vez grato: Filipe Araújo. 

AC

Filipe Araujo, desculpa a franqueza, mas acho o titulo do teu topico está errado, porque o que na verdade tu queres ou precisas é de um leitor multimédia capaz de ler ISO's, no primeiro caso de DVD's e no segundo que apresentas de Bluray.

Vamos ver se me explico melhor: Se já tens o DVD final, com os menus e tudo, basta que faças uma imagem do mesmo, que resultará num ficheiro xpto.ISO e colocá-lo no disco do leitor multimédia, que ele irá reproduzi-lo tal e qual o DVD é, portanto com menus e tudo.
Para isso é preciso que o leitor multimédia seja capaz de ler formatos ISO.

Não conheço o Iomega, tens de verificar nas especificações que suporta ISO de DVD, ou mesmo de Bluray, existem uns tantos no mercado que suportam.
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

José Costa

Boas.
A pasta que arrastou para o disco não era mais que ficheiros vob, que têm compressão em MPEG-2, codec que qualquer disco multimedia consegue ler. Terá que saber que tipo de codecs o seu disco suporta, e depois exportar o projecto feito no Premiere, para esse codec. Depois basta fazer um Copy/Paste.

O dado importante que aqui falta é os codecs que o disco multimedia suporta. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

AC

É isso José Costa, para quê complicar? Se já tem os vob, já tem o DVD feito, então, faz um ISO que é uma imagem do DVD e coloca no disco um unico ficheiro.

Um leitor multimédia que não seja capaz de ler um ISO, imagem de DVD, não é digno do nome leitor multimédia! Pois uma grande vantagem de um leitor multimédia é precisamente permitir-nos fazer ISO dos nossos DVD's e tê-los todos em disco. Depois um bom software de gestão e parece uma Videoteca...

José Costa

Boas.
A. Caneira, na questão de DVD, ele já resolveu o problema. Não por ISO, mas por Copy/Paste de todos os Vobs. O outro problema é que ele queria fazer da mesma forma com o Blu-ray, mas não o consegue. Ele quer editar em HD no PC e depois exportar para ver em HD no multimedia. E não o está a conseguir. Porque aqui a questão é saber que codecs o disco multimedia dele suporta, para assim ele exportar o projecto video para esse codec. Um ISO do Blu-ray está fora de questão no caso dele, pois diria que o disco dele não o suporta. E nem todos os codecs HD. Boas.

AC

Citação de: Jose Costa em 12 / Mar / 2011, 01:26
Um ISO do Blu-ray está fora de questão no caso dele, pois diria que o disco dele não o suporta...

Penso que querias dizer não o disco, mas o leitor multimedia (sei que é uma unidade integrada).
Certamente que ele precisa de um melhor leitor multimédia para se aventurar em projectos mais avançados... esses leitores mais comuns, são essencialmente pensados para o pessoal ver "os filmes que se sacam da net", sem grandes bitrates, apesar de serem HD na resolução

Filipe Araújo

Bom dia a todos, em especial aos Srs. A. Caneira e José Costa,

a coisa de 2 anos atrás, perante o emergente mercado da venda de discos de multimedia, (discos muito versáteis e que assisti a filmes HD) não hesitei na compra da minha Canon (Grava em Full-HD). Afinal, se tinha visto filmes com 700 m ou 1,4 Gb e com qualidade, esta seria uma excelente opção para backup de arquivo domestico. No momento, acreditei que o processo de colocar lá filmes e visualiza-los num LCD, feitos por esta câmara, seria bastante simples. Não poderia estar mais enganado.

A minha opção recaiu sobre iomega screenplay HD multimédia e com as seguintes especificações do fabricante:

Using the HDMI or component outputs, the user can choose video settings from 480i/480p/720p/1080i (720p and1080i are achieved through upscaling). Supported media formats include MP3, AC3 (Dolby® Digital Encoding), WAV, WMA, MPEG-1, MPEG-2 (AVI/VOB), MPEG-4 (AVI/DiVX 3.11, 4.x, 5.x/XViD) and JPEG.

Daqui conclui que seria bastante fácil até porque se apresenta com capacidade para ler vários formatos.

Outras razões, pela compra deste aparelho, é que seria um barómetro de solução como alternativa ao Blu-ray, ou seja, quando encontrasse uma solução viável a esta problemática teria uma alternativa aos discos ópticos, tanto para mim como perante meus clientes a quando de uma compra de uma câmara profissional que faça o full HD. Não sei se o BD que se encontra moribundo irá acordar mas o HD, ou Full HD não tenho qualquer dúvida.

Até alguns atrás, nunca tinha conseguido com sucesso, visualizar um filme "caseiro" neste disco, ou não reconhecia os formatos, ou quando os reconhecia a qualidade era muito fraca.

A solução que encontrei, não digo que é a melhor, mas já permite ver com bastante qualidade e por enquanto apenas da minha câmara SD. Acredito que este é um problema comum a toda esta comunidade, e acredito que alguns já tenham encontrado a solução.

Não sei se a solução passará por um ajuste de parâmetros na exportação do premiere, não sei se passará por a utilização de um programa de conversão de ficheiros, ou pela criação de uma pasta blu-ray ... ou até um misto de tudo.

Sei que vejo filmes (do cinema) em Hd sem problemas no disco e com qualidade e que a solução tem de existir.

Grato pela ajuda e paciência e por aturarem o meu desabafo, é que isto da ignorância é bastante frustrante.

Grande abraço: Filipe Araújo.

José Costa

Boas.
Filipe Araújo, por norma não me pronuncio sobre o que as pessoas compram, pois sei que muitas vezes as pessoas não compram aquilo que querem comprar, mas sim aquilo que podem comprar. Não digo se o equipamento é bom ou mau, se presta ou não presta, até porque muitas vezes as pessoas não têm conhecimentos técnicos para poder fazer a melhor escolha. Não estou a dizer que é ou deixa de ser o seu caso, apenas que é o que se verifica na maioria das vezes. E não tendo as pessoas conhecimentos técnicos para optar pela melhor escolha, escolhem tendo como referência o preço ou o aspecto do equipamento. Não me pronuncio sobre o que compram, e neste caso sobre o que você comprou, mas pronuncio-me sobre se é uma boa compra ou um bom equipamento para aquilo que querem fazer com ela. E mais abaixo vai ver aonde quero chegar com este "paleio".

Vou-me limitar às caracteristicas que você menciona acerca do seu leitor multimedia. E traduzindo para português, diz mais ou menos o seguinte:
Usando as saídas HDMI ou por componentes, o utilisador pode escolher entre uma das configurações vídeo: 480i/480p/720p/1080i (720p e 1080i são obtidos através de upscaling). Os formatos de media suportados incluem MP3, AC3 (Dolby ® Digital Encoding), WAV, WMA, MPEG-1, MPEG-2 (AVI / VOB), MPEG-4 (AVI / DiVX 3.11, 4.x, 5.x/XViD) e JPEG.

Traduzindo isto por miúdos, está a dizer que você pode ligar o leitor multimedia a uma TV, seja por HDMI ou por componentes (os tais RCA que refere), e que um sinal video de 480i ou de 480p pode ser exibido na TV com a definição desse video ou pode optar pelos modos de video de exibição em 720p ou de 1080i, mas que neste caso a definição é obtida por upscaling. Ou seja, se você tiver um video 480i e 480p (que são videos da norma NTSC, americana, portanto), pode optar por ter uma saida (e ver na TV) em 720p ou 1080i, mas o que vai acontecer é que o leitor multimedia faz um aumento da imagem, por processos electrónicos. E aqui entra a razão pela qual você menciona que o sinal obtido por RCA é melhor que o obtido por HMDI. Na ligação por HDMI, o upscaling é feito pelo leitor multimedia, na ligação por RCA o upscaling é feito pela TV. Sendo a electrónica da sua TV LCD muito superior à do leitor multimedia, o sinal será superior quando o upscaling é feito pela TV, apesar de utilizar uma ligação RCA e o HDMI ser uma melhor ligação. Mas o problema não é a ligação video, o problema é a electrónica do seu leitor multimedia que é bastante inferior à da TV (Haverá leitores de multimedia com electrónica superior à das TVs).

A isto existe ainda a questão de que o sinal video NTSC é de 30 frames por segundo (29,97 para ser mais correcto), mas o sinal video PAL é de 25 frames por segundo. Significa que a electrónica tem de deixar "cair" 5 frames por cada segundo que passa.

Quando visiona um sinal PAL, que é o caso dos DVDs que você faz, por exemplo,, acontece também um upscaling, mas em menor grau. O NTSC tem 480 pixeis, o PAL tem 576, ou seja, o NTSC tem 720 linhas por 480 pixeis, o PAL tem 720 linhas por 576 pixeis. Isto quer dizer que se visionar o DVD através de um leitor de DVD de mesa, vai obter uma melhor qualidade de imagem que se visionar o mesmo DVD (copiando os ficheiros vob) directamente do leitor multimedia. Isto acontece por força da tal electrónica superior da TV.

Mas o que acontece se tiver um sinal video de 1080i nativo, como é o caso da sua câmera de video? Não acontece nada, porque o seu leitor de multimedia não suporta essa resolução. Ele suporta 1080i, mas só através de upscaling de um sinal inferior a 720, como seja o PAL ou o NTSC.

Vem agora a sua afirmação: "Sei que vejo filmes (do cinema) em Hd sem problemas no disco e com qualidade"

Mas pergunto eu, tem a certeza de que esses filmes em HD que vê são realmente filmes com a definição de HD, ou são filmes provenientes de filmes em HD, mas com a definição inferior ão HD? É que da net descarrega-se muitos filmes provenientes de Blu-ray, mas que são ripados para uma definição muito inferior ão do HD. O HD tem 1920x1080 e eles são convertidos para algo que ronda os 500 ou 600 em XviD, algo que o seu leitor multimedia também suporta (o XviD). Por isso pergunto: tem a certeza de que os filmes HD que vê são realmente HD? (Observação: ripados, para o caso de não saber, significa que um DVD ou Blu-ray é copiádo para um outro disco ou suporte, mas com a qualidade de imagem diminuida através de um processo de compressão do sinal video, normalmente através da diminuição da definição. Mas também pode acontecer manter a sua qualidade video, mas eliminando uma série de extras que se encontram num DVD ou Blu-ray)

Solução:
Se o seu leitor multimedia não suporta resoluçôes HD, não vai conseguir ver filmes HD no seu leitor. O seu projecto em HD terá de ser exportado do  Premiere para algo que não HD, mas sim SD. Num codec que o seu leitor multimedia suporte (veja acima), mas nunca para HD. O seu leitor multimedia não suporta a resolução do HD. Repare no entanto, que estou a cinjir-me às especificaçôes que você mencionou acima. E por elas, o seu leitor multimedia não suporta HD.

E agora um outro aspecto: HD.
Diz você que o seu leitor multimedia se chama "Iomega screenplay HD multimédia". Realmente o HD está lá no nome, mas este HD tanto pode ser uma alusão ão facto do leitor fazer um upscaling de um sinal para HD (e se é um upscaling, o video não é HD), mas também pode ser uma alusão a Hard Drive, uma vez que o que está dentro da caixa é um disco rigido, mais a electrónica. À muitas maneiras dos fabricantes iludirem os consumidores, como vê. E não estou a dizer que tenha sido ou deixado de ser o seu caso. Boas.

P.S. Citádo por A. Caneira: "Penso que querias dizer não o disco, mas o leitor multimedia"
Correcto, referia-me ão disco/leitor multimedia.

Filipe Araújo

Boa tarde Sr. José Costa,

esta sua resposta só prova porque acredito que a sua formação era e será uma aposta ganha. Traduz aquilo que penso de si. Conhecimento de causa e que se faz entender.

Assim, gostaria de agradecer a sua resposta, tanto pela dimensão do seu texto quer por o conteúdo. Não me trouxe a solução pretendida, mas sim uma explicação para algo que não entendia e que creio que agora fiquei finalmente esclarecido.

Creio que tem razão em tudo o que escreveu, incluindo o facto de que se calhar os filmes que eu acreditava ser em HD não o serem e o facto das siglas HD me terem iludido.

Agradeço-lhe também por me dar uma explicação quanto a diferença de qualidade no sinal RCA/HDMI.

Tomando de partido que este disco é incompatível com o meu propósito, que soluções acredita que há para visualizar um filme gravado em Full-HD sem ser por um leitor de Blu-ray?
Sem quere abusar do seu tempo, acredita que caso compre um leitor de multimedia, ao invés do disco de multimedia, consigo visualizar filmes em HD ou Full-HD com a qualidade esperada?

Grato por mais uma vez pela sua ajuda bem como pela profundidade do seu texto: Filipe Araujo.

AC

Esta resposta do José Costa é mais uma perola aqui do Fórum!

Ele tocou aqui num ponto que eu tenho por importante realçar:

CitaçãoSendo a electrónica da sua TV LCD muito superior à do leitor multimedia, o sinal será superior quando o upscaling é feito pela TV, ...

Tendo em conta que todos os LCD ou Plasmas, inclusive os HD Ready devido às suas resoluções nativas, serem sempre superiores aos sinais que iriam ter de apresentar (tratando-se de sinais de TV SD) tinham os fabricantes logo que lidar com o problema do upscaling. E na forma e tecnologia utilizada para esta missão, está muitas vezes a diferença de preço.
Alguns modelos topo de gama chegaram mesmo a inscrever nos seus paineis frontais "DCDi by Faroudja", que não é mais nem menos que um chip que foi inicialmente desenvolvido para tratar dos problemas de upscaling (hoje me dia é muito mais do que simples upscaling)
Alguns bons leitores de DVD que fazem upscaling tambem usam este chip.

Assim e como diz o José Costa, na maioria dos casos as TV fazem melhor o upscaling do que os leitores multimedia de gama media. Não quero dizer com isto que se devam não utilizar as suas saidas HDMI, e sim as RCA, mas que não abusem no upscaling dos leitores multimédia, a maioria deles apresenta problemas se formos alem de 720P.

Filipe, talvez o seu leitor até seja capaz de trabalhar com resoluções HD (1280x720 por exemplo, muitos filmes BluRay Rip da net, estão nesta resolução), e quem sabe com os 1080i da sua camara, mas talvez não com o bitrate do ficheiro que testou.

A melhor forma de testar o sue leitor de multimédia, é através de uns DVD's de teste que existem por aí, que têm um monte de ficheiros de video, todos iguais em conteudo, mas gravados com diferentes encoders, resoluções e bitrates, e ir testando um a um, assim fica a saber os limites do seu equipamento e poderá criar os seus projectos tendo em conta esses limites.

Se puder me encontar em Lisboa terei muito gosto em lhe arranjar um, que inclusive, lhe serve para testar formatos de audio (Dolby, DTD. Dolby HD, etc, etc), e sistemas de ligendas (MKV inbeded, SRT, SUB, etc, etc).

Cumprimentos

Filipe Araújo

Boa noite,

muito, mas mesmo muito obrigado pela oferta, será muito dificil eu ir a Lisboa nos próximos tempos.
Qualquer das formas, já me deixou uma enorme dica, porque não procurar uma pasta desse tipo na internet e descobrir com maior rigor os ficheiros por ele reconhecidos.

Mais uma vez obrigado, Filipe Araújo.