Rendering?

Iniciado por LG, 26 / Fevb / 2011, 22:35

Tópico anterior - Tópico seguinte

Filipe Araújo

Exactamente,

e o tempo é dinheiro, e muito tempo é muito dinheiro.

Além de que, em anexo ás placas, veem efeitos incluidos que facilitam e completam a edição.

Cumprimentos: Filipe Araújo.

gcoutinho

Citação de: Laura em 01 / Mar / 2011, 23:38
então a única vantagem de editar em tempo real é a economia de tempo, a qualidade no final é igual?
depende dos codecs usados, eu uso sempre um "loss-less" ou sem compressão para que as perdas de qualidade sejam mínimas, imperceptíveis até.
Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom

José Costa

Boas
O que define um sistema de edição em tempo real é a capacidade de executar a tarefa pedida, no exacto momento em que se precisa que o faça, independentemente da qualidade final, dos codecs ou do tipo de ficheiro. E neste momento, não existe nenhum sistema que seja totalmente em tempo real, em todas as suas acçôes.

De mais a mais, se se grava com HD DSLR, HDV ou muitas outras, e depois se transfere para o PC, já se está a utilizar compressão, e Muiiiiita. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

José Costa

Citado por Laura: "formação? vou aprendendo aqui e ali, demoro mais tempo, mas vou aprendendo"

Pena é que muitas vezes em vez de aprenderem as coisas correctas, aprendem aquilo que já circula no mercado, aprendem a cometer os mesmos erros que outros já cometeram, em vez de aprenderem a cometer outros erros. Com os mesmos erros dos outros, não se aprende nada, com novos erros aprende-se sempre.

É curioso o facto de as pessoas gastarem 1000, 1500 ou 2000 euros num equipamento, mas depois não serem capazes de gastar "meia-dúzia" de euros para aprenderem a trabalhar convenientemente com esse equipamento. Talvez seja porque um equipamento é algo de fisico, de palpavel, enquanto que a formação, o conhecimento, não.

Talvez, e apenas talvez, se gastassem um pouco mais em formação e menos em equipamento, talvez viessem a verificar que ficava mais barato a formação, e que o dinheiro que gastavam na mesma, podia ser muitas vezes recuperado em dobro na melhor escolha do equipamento a comprar. É que os erros também custam dinheiro: em chatizes, aborrecimentos, percas de tempo e de productividade... mas que querem, um Ferrari é sempre preferivel a uma bicicleta, mesmo que não se tenha carta de condução. Afinal, para se fazer contas de matemática não é preciso saber a tabuáda, basta uma máquina de calcular.

Digo eu, não sei...

Já dizia George Santayana: "Aqueles que não conhecem o passado estão condenados a repeti-lo."

Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

LG

Caro José, adorava passar a vida em formação... gostava de tirar som, realização, edição... etc, mas não consigo... morro de inveja dos que conseguem

José Costa

Boas.
Laura, não morra, pois não quero ter esse peso na consciência. E de mais a mais, a sua "desculpa" é de muito mau pagador. Não veja cinismo nem provocação nestas palavras, mas apenas sinceridade.

Repare:
A net está cheia de manuais, videos, reviews... assim como se perde tempo a se descarregar aquele filme ou série da net, também se descarrega aquele podcast. Assim como se vai atrás de software pirata para se instalar no PC lá de casa, também se descarrega um manual ou se lê sites da especialidade.

Não estou a dizer que você faz ou que deve fazer isto ou aquilo. Estou a dizer que o argumento que apresenta não é desculpa. A formação não se consegue só frequentando cursos, não se consegue só pagando. A net está cheia de bons locais para se instruir, e a custo zero, ou melhor dizendo, a custo de um click, mas para isso é preciso querer aprender. E verdade seja dita, aprender dá muito trabalho. é bem melhor pegar numa câmera e começar a gravar tudo o que mexe. Não se sabe o que se está a fazer, mas dá muito mais prazer.

Estou a dizer alguma mentira?

Quer aprender? Tem vontade de o fazer? Comece por fazer uma pesquisa no google. Vai ficar admirada com a quantidade de informação credivel e de qualidade que se consegue obter dessa forma. Quer manuais, tutoriais... diga-me o que quer aprender, eu ajudo. Tenho milhares de PDFs à espera de serem lidos. Eu compartilho-os consigo, sem problema, mas não posso aprender por si. Não diga que tem inveja dos que estão informados, porque se eu sei o que sei, e eu sei muito pouco, sei às minhas custas. E o pouco que sei, não tenho problemas em compartilhar com os outros, desde que queiram aprender. Não fosse isso, e de certeza que não estaria aqui a "perder" o meu tempo. Inveja é uma coisa feia, você não quer sentir isso.

Diga-me o que quer aprender. Eu ajudo. Por trás desta escrita muitas vezes cinica, está um individuo sociável e amigo. Pelo menos, é o que penso de mim, e quem me conhece, que diga o contrário se assim o entender.

Também eu adorava passar a vida em formação. À tanta coisa que quero aprender...

As pessoas não querem respostas, querem soluçôes. Em vez de ir à procura das informaçôes que lhes permita responder às suas próprias dúvidas, vêm aqui fazer perguntas, e nem sequer sabem fazer as perguntas como deve de ser. Entendem que quem por aqui passa deve adivinhar o que estão a pensar e que têm como obrigação responder às questôes colocadas. E se não têm resposta, ainda ficam chateádas. Obrigádo... quantas vezes aqui algum User agradeceu a alguém pela ajuda recebida? Quantos são os que realmente compartilham informação e quantos são os que se limitam a absorver o que se escreve?

Estou aborrecido? ESTOU! Nunca gostei dos invejosos e de mal agradecidos. Mas sempre adorei compartilhar com amigos o que sei. E se posso, ajudo.

Pense bem nisto: a net está cheia de informação. É só partir à procura. Quer ajuda, Peça!

P.S. Esta mensagem não é nada de pessoal, apenas a minha maneira de escrever. E vai-se destruir em 5.... 4.... 2....

João Vieira

Laura ... tome bastante atenção às palavras do José Costa que são sabias ...

Na minha opinião acho que deveria esquecer tudo que sabe e começar pelo inicio dos inícios!

Depois de ler muita da teoria que existe, tem de passar a prática. E muito sinceramente não é com uma DSLR que vai aprender o que quer que seja!

Estude luz (temperaturas), posicionamento e percentagens de luz numa entrevista, conversão de luz (exemplo: filmar um espaço em que tem de converter a luz exterior para luz interior), etc etc

Enquadramentos, de todo o tipo e feitio que sejam conhecidos!

Aprenda por favor o que é fazer uns brancos! (esta é um bocado para aqueles que dizem que em automático costuma correr bem, porque na verdade nem sabem onde fica o botão)

Edição de video? Veja muitoooo e tente tirar o máximo partido do que vê!

A minha regra? Primeiro saber fazer bem, como mandam as "regras"! Depois de saber as regras .... quebra-las! Mas ter sempre um plano bem feito .... não vá a coisa correr mal!

Vou ver se encontro o meu dossier de testes e manuais de video de uma disciplina que tive de Produção Audiovisual.

Just my 2 cents....

LG

eu nunca uso automáticos, a luz ou é luz do dia "sol" ou é fluorescente, ou é incandescente, sei fazer a leitura de branco, mas normalmente não faço. a exposição tb é manual

eu filmo com as regras que conheço, com o que estou habituada... com o tempo vou adquirindo novas regras...

enquadramentos, interessa-me, conheço alguns, poucos

edição de video, vejo tudo o que posso, existe alguns mais melancólicos, outros sempre abrir. é um estado de espírito

eternamente agradecida ao youtube e a malta que partilha o que sabe para o mundo, o youtube é uma grande escola.

gcoutinho

Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom

LG

Boas,

agora quero ver se arranjo uma coisa destas, neste video está um pouco escuro, não consigo perceber muito bem como está preso o conjunto sapata, ferrinhos, maquina

algo bastante practico, a maquina tanto está ao ombro como num tripé