Máquinas semi-pro pro

Iniciado por NunoS, 13 / Mar / 2011, 21:30

Tópico anterior - Tópico seguinte

NunoS

Boas pessoal tudo bem?

Gostava de saber onde se pode comprar material semi-pro/pro de audiovisual, como máquinas HDV, AVCHD, tripés, projectores etc. na zona do Porto. Estou farto de procurar na net e não consigo encontrar representantes de nenhuma marca nem nada do género.

Obrigado

Filipe Araújo

Na area do Porto conheço os seguintes espaços:

Emidio Azevedo Campos – São representantes de equipamentos Sony entre outros  – Pessoalmente, não creio que tenham preços competitivos, mas pelo menos costumam ter equipamentos em stock.

http://www.eacampos.pt/

Pixmania – Apesar de ser um site, tem uma loja física no C.C. Via Catarina, pode-se recolher os artigos na loja, pagando para isso uma taxa, creio de 3.50€ - atenção os manuais podem vir em Francês. Este site a meu ver tem bons preços, já quanto ao apoio ao cliente, numa pesquisa na internet encontrará pessoas que se queixam. Na parte que me toca não tenho razão de queixa.

http://www.pixmania.com/pt/pt/imagem-som/6-univers.html

Studio Light World, fica perto do Porto, creio que tem artigos a bons preços.

http://www.studiolightworld.com/

São apenas algumas opiniões, sou de Braga, acredito que haverá aqui pessoas com mais e possivelmente melhores contactos.

Espero ter ajudado, boa sorte nas suas opções: Filipe Araújo.

NunoS

Desde já, obrigado,

A pixmania já conhecia. Estou a pensar comprar uma Sony HDR-AX2000. Achas que faço bem, ou existem equivalentes, da mesma gama/preço melhorzinhas?

Filipe Araújo

Curiosamente, estou para comprar uma câmara de filmar, no meu caso a opção acabou por recair sobre a HXR-NX5E (Que explicarei o porquê mais a frente). No entanto a minha primeira opção seria a HDR-AX2000E.

Este ano quero dar o passo para o HD para o mercado em que trabalho, reportagem de BBC (Bodas, baptizados e comunhões), tal como você também dei inicio a uma pesquisa de mercado.
As primeiras portas a que bati para ter um modelo em vista, foram de colegas que já tinham dado o salto e que os tenho como pessoas que avaliam e ponderam antes de fazer investimentos, bem como tenho-os como profissionais com conhecimentos técnicos para fundamentarem as suas opções.
Nos colegas com que falei e que senti muita sinceridade nas suas opiniões, acabei por seguir a orientação dada por 2, ambos tem a NX5 mas recomendaram-me a HDR-AX2000E (Camara que ganhou o premio TIPA, mas para produtos de consumo). Segundo eles, ambas as máquinas são muito semelhantes, tem no entanto 20 diferenças onde 3 se destacam: Ligação por SDI (permite fazer os directos), possibilidade de ligar a um disco externo de 128 GB e a localização de GPS e a diferença de preço no mercado nacional é de 500 € entre os 2 modelos. A partida, o conselho é totalmente coerente e foi a máquina que inicialmente tive em mente.

Segundo os meus colegas, e com razão, para os fins a que destino a câmara não tirarei partido destas opções até porque o disco, que comprado a parte ronda os 700€, e os cartões são muito mais baratos.

Após algumas pesquisas, reparei que em Espanha a diferença não é tão grande, na verdade ronda os 250€, e outra da diferença entre os 2 modelos é que a Sony os diferencia: ou seja, a HDR-AX2000E é feita para o mercado de consumo e a HXR-NX5E é feita para o mercado profissional, onde neste modelo a Sony permite o download grátis do Vegas como campanha promocional (só para a HXR-NX5E).

Feitas as contas, se calhar já valerá a pena da compra da HXR-NX5E, até porque se não me adaptar a câmara acredito que terá melhor valor de mercado.

Outras das constatações que reparei, incluindo aqui no Forúm, é que apenas encontrei um profissional que tinha a HDR-AX2000E, que se diz satisfeito com a mesma, caso faça aqui uma pesquisa facilmente encontrará, já em Espanha passa-se o mesmo.

Neste momento, aguardo noticias do contacto de Espanha, foi me recomendado por um colega português que já lá foi buscar 3 camaras e que está satisfeito, no entanto comigo por 3 vezes me tem adiado a entrega, a razão porque ainda não o coloco aqui o contacto, é que não quero promover alguém que ainda pessoalmente não me deu garantias de boas práticas.

Pessoalmente, prefiro buscar a câmara em mão, não sei de que parte do pais você é mas caso lhe interesse em Lisboa vi este contacto, que quando liguei para lá não tinham a em stock:

http://www.centrosony.com.pt/index.php?id=152&P1=ax2000e

em Madrid existe a Fotoboom e que me parece ter bons preços, ao que li o espaço deles parece mais um armazém, mas pelo menos entregam em mão. 

A câmara que procura tenho dela as melhores referencias, e não quero com este comentário mudar a sua opinião, mas como me pediu relatei-lhe o meu processo, espero ter ajudado: Filipe Araújo.

Filipe Araújo

Olá a todos,

tinha-me aqui comprometido com um user, que  no momento em fosse buscar a minha nova máquina (hxr-nx5e) em mão, e após confirmar o processo colocaria aqui o sitio onde comprei e o preço.

Assim, a empresa chama-se GM provideo, fica na La Coruna (Norte de Espanha) e comprei-a por 4 080€ já com o IVA de 18% praticado em Espanha. Neste momento, apenas aguardo o envio do Vegas bem como os recibos do prime support.

Após a pesquisa que fiz entre fornecedores nacionais e Espanhóis, este foi o melhor preço que encontrei, assim considero esta informação importante a todos aqueles que pensam investir.

Gostaria apenas de fazer aqui um parêntesis (desabafo), foi-me pedido em Portugal, pela mesma câmara, e preço sem iva mais dinheiro do que em Espanha com o iva. Além do que em Espanha paguei menos 5% de impostos pelo mesmo artigo. Esta situação deu-me enorme pena, sou português e sinto que devo contribuir financeiramente, mas já não bastava um governo que explora quem consome ou investe, como os comerciantes, que tendo empregados e rendas mais baratas fazem-se cobrar muito mais pelo mesmo produto. Para além de mim, cruzei-me com outros como eu que fazem de Espanha seu destino para compras e também eles tiveram que se render a realidade.

Há pessoas que não aprendem ... mais vale uma pomba na mão, do que duas a voar...

... e se elas voassem a gasolina, lá teriam pago menos 0.25€ por litro.

Espero que esta informação tenha alguma utilidade: Filipe Araújo. 

Pedro Dionisio

Olá Filipe. É a primeira vez que entro num fórum de vídeo. Gostava de lhe fazer uma pergunta. A câmara que comprou já é uma câmara que pode trabalhar para televisão ( anúncios publicitários, vídeos institucionais, vídeo clips, curtas metragens...). Os resultados obtidos são satisfatórios?

Percebo pouco ou nada de câmaras profissionais...gostaria de dar um salto grande em termos de qualidade.

Obrigado.

Pedro Dyonysyo.

Filipe Araújo

Olá Pedro Dyonysyo,

a câmara que comprei foi acima de tudo a pensar na reportagem de BBC (bodas, baptizados e comunhões). A meu ver é uma boa câmara para este destino. Acredito que há câmaras melhores para uns tipos de trabalho e outras para outros, neste fórum haverá pessoas melhor informadas para te responder a essa questão.
A meu ver, e é só uma opinião, se queres uma máquina mais versátil para anúncios publicitários, vídeos institucionais, vídeo clips, curtas metragens pensaria mais numa DSLr, mais concretamente nas Canon 5D e 7D.
Caso faças pesquisas na Web, encontrarás com muita facilidade vídeos produzidos com essas câmaras. Mas atenção, tens de equacionar tudo o resto, lentes, tripés, DYI ....
Alguns exemploscom canons DSLR:

http://www.youtube.com/watch?v=1sgd6NuBq8w&feature=related

http://exposureroom.com/members/philipbloom/e60fd6bd61a6494cad44024540faa56b/

Espero ter ajudado, Filipe Araújo.

Pedro Dionisio

Ajudou sim. Muito obrigado Filipe.

Abraço.