Transformar 16:9 em 9:16

Iniciado por Djmllp, 16 / Nov / 2011, 21:41

Tópico anterior - Tópico seguinte

Djmllp

Boa noite,

é possivel tranformar um video 16:9 em 9:16. Ou seja, um video em FHD passar num ecrâ vertical, sem ficar com as barras pretas, mesmo perdendo alguma informação lateral.

Obg

Filipe Araújo

Boa noite,

na minha opinião possivel é, e sem cortes de imagem, desde que rode a camara 90º e faça o filme assim de raíz. Fará bastante confusão na edição, pela razão de ver o filme de lado, mas o resultado baterá certo.

Outra opção passa por uma enorme distorção ou então por um "crop" de quase 2/3 da imagem.

Não sei se outro usser terá outra opinião, mas não creio que há muitas mais alternativas.

Cumprimentos, Filipe Araújo. 

AC

Acho que o video já está feito, por isso o autor do post fala em "transformar"...
Não vejo como, sem crop lateral... mas como a coisa não deve ter sido feita para aquele formato, os enquadramentos devem ficar "do melhor". Só se for fazendo crop variando constantemente a posição da janela de crop, para que o enquadramento seja aceitável.
Não sei como isso se faz. Mas deve ser possivel.
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

José Costa

Boas.

É possivel o crop, também a variação do crop, como refere o A. Caneira, mas como também referido pelo Filipe Araújo, a qualidade da imagem vai para o galheiro. Se já está gravado em 16:9, não à volta a dar. Tem de existir crop, com os consequentes pontos negativos que o mesmo acarreta. A não ser que o 16:9 seja em 4K e o produto final seja em HD, em que a questão qualidade deixa de ter o seu impacto negativo. Mas não creio que seja esse o caso, correcto? Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier