Nova Canon 650D

Iniciado por Mário Rui, 29 / Jun / 2012, 02:57

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Mário Rui

Como escrevi num outro tópico, estranhei ainda ninguém se ter referido à nova Canon 650D, uma máquina que veio revolucionar o video em DSLR devido ao seu sistema de auto-focus.

Deixo aqui alguns links onde podem obter informação completa sobre este modelo e um review:
http://www.canon.pt/For%5FHome/Product%5FFinder/Cameras/Digital%5FSLR/EOS%5F650D/
http://www.dpreview.com/previews/canon-eos-650d-rebel-t4i

José Costa

Boas.
"Revolução" que já existia nas Nikon e Sony á Muito tempo. É nova, mas não trás nada de novo. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Mário Rui

Não mencionei que só me referia às Canon porque pensei que isso fosse desnecessário. No "mundo" videomaker praticamente só se utilizam Canon, pelo menos nunca vi aqui neste fórum algum video feito com Nikon ou Sony DSLR.

Pensei também que com este tópico podia contribuir para uma troca de impressões interessante, atendendo a que o "mundo" videomaker está maioritariamente dividido entre dois modelos da Canon (a 5D e a 60D) e este novo modelo trás efectivamente coisas novas e, quanto a mim, pode ser uma alternativa a equacionar.

Filipe Araújo


  Boas,

para minha desilusão, é um facto que a nível de BBC, só a Canon dá cartas. Tenho uma esperança na Nikon D800. Alguém sabe se este modelo tem características ao nível das Canon?

Filipe Araújo. 

Mário Rui

A Nikon D800 (corpo) anda pelos 3000€  :lol:. Podes ver neste link um quadro com uma comparação muito completa entre ela e a Canon 5D Mark III.
http://mansurovs.com/nikon-d800-vs-canon-5d-mark-iii

E neste, uma comparação com exemplos práticos.
http://www.dslrnewsshooter.com/2012/04/01/video-shootout-nikon-d800-vs-canon-5d-mkiii/

Filipe Araújo


Boas Mário Rui,

desde já muito grato pela partilha.

A primeira vista, do que leio, a D800 parece-me fazer finalmente frente as Canon. No entanto, até ver trabalhos que não sejam  "encomendados" pelas marcas tenho as minhas reservas.

Recentemente comprei uma nikon D7000, com propósito mais virado para a fotografia, e que estou bastante satisfeito. No entanto nos poucos testes que fiz no video, estou bastante desiludido. Ou é um erro na pós produção, ou não entendo. Das lentes, creio que não é, dado que são 2.8  e também 1.4.


Não sei que diga.

No seu caso apenas obrigado. Filipe Araújo.

José Costa

Boas.
Citado: "No entanto nos poucos testes que fiz no video, estou bastante desiludido."

Posso saber em que consiste a desilusão? É uma matéria que me interessa muito. Quero saber mais sobre este assunto, nomeadamente sobre a câmera em questão, no que toca a video. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Mário Rui

Citação de: Filipe Araújo em 29 / Jun / 2012, 22:40
No entanto nos poucos testes que fiz no video [Nikon], estou bastante desiludido. Ou é um erro na pós produção, ou não entendo. Das lentes, creio que não é, dado que são 2.8  e também 1.4.

Filipe Araújo... do pouco que sei nesta matéria, não me parece que o "problema" tenha a ver com as lentes (independentemente do seu f/), nem tão pouco com a PP (partindo do princípio que o fazes com imagens de outras câmeras e que os mesmos "problemas" não acontecem).
Talvez fosse interessante relatares o tipo de problemas que sentes com a Nikon* e que não sentes com a(s) Canon. De uma forma intuitiva e de senso (em video) relaciono a supremacia da Canon em relação à Nikon com a evidência do mercado: "todo o mundo utiliza Canon"... logo, quem sou eu, para dizer o contrário. Mas gostava, ainda, de ter algo mais substancial para fundamentar tal ideia.

Passando a coisas mais "comezinhas", já analizaste bem as características da Canon 650D e a sua relação qualidade/preço?

*Deduzo que o teu "interesse" pela Nikon se relacione com o aproveitamento de lentes que já possuis. Confirmas?

Filipe Araújo


  Bom dia,

Antes de mais grato pela ajuda.

O motivo da minha intervenção sobre o tópico, nesta fase é mais por cultura geral e um possível investimento numa D800 a médio longo prazo. Algum tempo atrás, ponderei de forma séria o investimento nesse modelo e na d7000, sempre voltado para a fotografia e para algumas utilizações em vídeo como segunda camara ou tirar partido da baixa profundidade de campo.

A escolha sobre a nikon deve-se a vários motivos, no essencial pela existência das lentes: 17-55 2.8, 80-200-2.8, 10-20 3.5 , 50 mm 1.4 (MF), 50 mm macro (MF), 2xSB 800, 2xSB900, etc. Para além da intuitividade que mais de uma década que tenho com essa marca. Posso parecer exagerado, mas só o facto do sentido do zoom funcionar de forma oposta cria-me alguma confusão. Sempre defendi que o equipamento deve ser uma extensão de nós próprios, e que o acesso aos botões deve ser feito de forma intuitiva, quase sem pensar. Claro está que, quando não há alternativa, ... que remédio.   

Face a diferença de preço entre os modelos, 1000 € e 2700€ (http://www.fotoboom.com/pagina2.php?id=37735&comienzo=0), mais a necessidade da compra de mais uma lente para o full frame para substituir a minha 17-55 2.8 (APS-C), foram motivos suficientes para investir na d7000. Devo dizer que para o propósito principal a que se destina, fotografia, a máquina deixou-me bastante satisfeito, creio que a relação qualidade/preço é muito boa, basicamente pelo seu baixo ruido a isos altos apoiado pelos seus 16 megapixeis.

No entanto no modo de vídeo, não me sinto preenchido com essa camara. O pior é que tenho alguma dificuldade a explicar o porquê. Quando vejo no visor, ou através de players de PC, sinto que o vídeo dá uma sensação de stop-motion e que o controlo de focagem é muito difícil para além de uma sensação de exagero de sharpen. Em boa verdade, não atrever-me-ia a filmar um casamento na integra nesta camara num compromisso profissional.No entanto vejo vários vídeos com uma imagem bastante fluida em muitos clips no vimeo, nos que gostei até a data são todos criados por Canon.

Na medida em que todos os vídeos de BBC que vi feitos por DSL-R foram vistos na web, tenho alguma dificuldade em perceber qual a perda que sofreram, bem como ainda não consegui visualizar um DVD ou um Blu-ray num LCD, para poder comparar de forma justa estes modelos contra a minha actual camara HXR-NX5E.   

Para mim o que faz sentido é: uma camara de vídeo para vídeo e uma camara fotográfica para fotografia. Acredito quem cria estas camaras sabem o que fazem e que tem uma noção de mercado. Mas uma coisa é certa, são cada vez mais e melhores os trabalhos (este comentário varia de gosto de cada um) que vejo na Net, creio que estes entusiastas dotados de diversidade de lentes, jogos de profundidade, etc. Por o que vejo e leio, este grupo de videomakers são conhecedores do que fazem, tem domínio técnico e como tal tenho como uma decisão bastante consciente da sua opção.Tem criado trabalhos que me levam a ponderar se não terei de evoluir nesse sentido de forma a manter a minha atividade.
Assim, e numa ambição antiga para evoluir para uma Full-frame, mais uma vez voltado para a fotografia e baseado em trabalhos como este: (recomendo a fazer um download deste video, ve-lo num LCD por uma pen, para verem a qualidade do mesmo) tenho de novo equacionado a compra da D800, sempre dependente da qualidade final do vídeo, bem como da liquidez deste ano.

  O que remete-me para outro campo, que é a pós-produção. Será que faço algo mal. Custa-me a acreditar que a Nikon, mesmo na D7000 ainda não tenha argumentos que faça frente a Canon.

Filipe Araújo.