Pinnacle Studio 19

Iniciado por MPPais, 29 / Set / 2015, 12:38

Tópico anterior - Tópico seguinte

Diamantino simão

Olá, O Nautillus disse tudo sobre os editores existentes no mercado a nível profissional, Sony Vegas muito complexo e ferramentas tão pequenas que nem se vêm, ( pelo menos eu) Adobe muito estável mas vem nu, ou seja queres plugins? compra! o Edius é de facto o que mais gostei e que é mais fácil de utilizar e vem um pouco mais completo do que qualquer outro editor pro.

Quanto e ainda falando do Pinnacle está mais virado ao grande público e por isso é de mais fácil utilização, por outro lado vem muito completo em todos os níveis em relação aos profissionais. Eu já não me importo que ele de vez quando crasch, em segundos está de novo aberto e não se perde o trabalho em 99,9%, digo isto porque já me aconteceu uma vez perder o que tinha feito durante cerca de 2 horas e 3 minutos de edição conseguidos e que tive de recomeçar. Nunca cheguei a perceber o porquê!

Vamos esperar que o Pinnacle desenvolva uma vez por todas uma plataforma estável e menos gulosa em memória que são os defeitos que encontro nele, mas não existe editor nenhum sem defeitos, são como as mulheres, umas melhores que as outras.

Provávelmente a versão 20 venha estável, aí ficaria o melhor editor do mercado.

Para responder ao Rui Mendes, eu penso que para comprar o upraide, agora só comprando o 19, pois o 18 já foi... pode ainda é encontrá-lo numa loja física , eu foi assim comprei e fica mais barato do que no site da Pinnacle.

Cumprimentos, Tino Simão

MPPais

Olá Tino!
Concordo com a sua opinião.
Efetivamente habituamo-nos a um programa/método de trabalho e torna-se difícil a mudança. Eu passei pelo Studio, Premiere (várias versões), Liquid Edition Pro (várias versões) e agora estou no Edius desde a sua versão 5. Na realidade o grande editor com que trabalhei foi a  Liquid Edition Pro, mantendo um computador com ele para fazer ocasionais DVD's. Foi o seu desaparecimento que me levou a trabalhar com o Edius pois existem bastantes semelhanças nos procedimentos, facto este que me permitiu uma transição muito facilitada.
Sei que a mudança é sempre um processo difícil a par dos encargos económicos que acarreta (Computador e hardware compatíveis? plugins?, etc., etc.).
O Studio vem bem "artilhado" em possibilidades de trabalho, sendo pena que a estabilidade seja problemática.
Cada um é que sabe das suas necessidades e possibilidades.
Nunca tive a pretensão de pretender que o que me serve seja a solução para terceiros.
Limito-me a informar e cada um decida conforme os seus interesses e possibilidades.
Um abraço amigo do,
MPPais

nautillus

Andei a experimentar o Edius e vi-me à rasca. Não consegui aplicar um chroma Key, por exemplo.

Ou seja, parece que estou mesmo preso ao Studio. Não há tempo para aprender tudo outra vez...

MPPais

Caro nautilus:
Acredito no que escreveu. Como anteriormente expressei, o processo de mudança acarreta alguma dificuldade e por tal facto há sempre uma certa reatividade. Imagine o que eu passei nas mudanças Studio»»Premiere»»Liquid Edition Pro»Edius. Por isso sei do que fala e compreendo as dificuldades. Que versão usou? Será que esta "dica" do Anton Strauss poderá ajudar?: http://www.videoproductions.com.au/html/edius-robuskey.html Sei que não é a ferramenta do Edius mas a utilização é algo parecida. Segue um tutorial específico:

Veja também:  http://www.videoproductions.com.au/html/edius-chromakey.html  (ferramenta do Edius)
P.f. consulte http://cvn44.pagesperso-orange.fr/Edius/Ed-00.html  que embora baseado numa versão mais antiga se mantem atual em muitos aspetos (texto em francês) e que dá uma visão geral do Edius.
Sobretudo aconselho os pequenos manuais de autoria de Walter Meys a compaginarem com o manual específico da versão que se utiliza: http://www.edius-books.com/index.php?action=home&lang=EN
Um abraço,
MPPais

nautillus

Caro MPPais,

Mais uma vez obrigado pelo seu espírito de constante ajuda. O problema que se coloca não é a qualidade do programa, mais profissional que o Studio, é mesmo a curva de aprendizagem. O vídeo não é a minha atividade principal e o tempo disponível para aprender é diminuto. Teria de investir uma boa parte do meu tempo a aprender a mexer, a procurar, para conseguir fazer coisas que no Studio se conseguem intuitivamente, até porque é um programa destinado a pessoas como eu, que querem fazer "algumas flores" sem grande investimento na aprendizagem.
Como disse no post anterior, não consegui encontrar no Edius as ferramentas para trabalhar o chroma key depois de umas duas horas à volta do programa. Encontrei onde iniciar a ferramenta, mas não consegui fazer rigorosamente nada. No Studio encontrei-a quasi instantaneamente, logo da primeira vez que procurei, sem precisar de qualquer tutorial.

Tem razão no que diz, a mudança é difícil e morosa. Faltava-me experimentar o Edius para chegar à conclusão mais temida; vou ter de aprender a fazer mais e melhor com o Studio, porque é a opção mais simples e que melhor se adapta às minhas necessidades. Naturalmente que me vou continuar a queixar dos problemas de sempre, mas a verdade é que para trabalhar com um dos outros é preciso muito tempo, que não tenho.

Um abraço

MPPais

Caro nautilus:
Concordo consigo. Explicitamente vem ao encontro do que escrevi no sentido de cada um procurar o que melhor se adapta às sua conscientes necessidades.
Desejo que tudo vá ao encontro dos seus desejos!
Eu cá continuo na minha senda de amador muito exigente sempre à procura de mais e melhor (softwares, hardware, câmeras de vídeo e de fotografia, etc.), pese embora a minha vida profissional seja muito preenchida e exigente a par dos meus variados interesses pessoais para além do Vídeo e da Fotografia.
Um abraço amigo do,
MPPais

MPPais

De interesse ver a notícia respeitante ao patch Pinnacle Studio 19.0.2.251, o segundo para esta versão do Studio:
http://declic-video-fx.com/News/ID/1923/Pinnacle-Studio-1902251-patch.aspx
Procurando traduzir de forma livre e sumária:
1-Melhor desempenho gráfico na aceleração da renderização e exportação;
2-Correções e melhorias diversas na utilização e edição de projetos Multi- câmara;
3-Pré-visualização correta na reprodução de cruzar, dividir ou limitar clipes;
4-Efeitos NewBlue a aparecerem com marca d'água;
5-Problemas de instalação com os  packs Premium;
6-Adicionado suporte para alguns arquivos MXF;

MPPais

No site da Corel encontramos os manuais que estão disponíveis para o Studio 19 (Checo, Holandês, Inglês, Francês, Alemão, Japonês, Polaco e Espanhol), podendo-se fazer a descarga do respetivo ficheiro no formato .pdf, e acesso à Knowledgebase:
http://howto.corel.com/en/p/Pinnacle_Studio_19_User_Manuals