Recuperação de dados de disco multimedia Toshiba

Iniciado por Filipe Araújo, 24 / Nov / 2011, 22:03

Tópico anterior - Tópico seguinte

Filipe Araújo

Uma pessoa amiga ligou-me hoje com o seguinte problema, e que vos peço a vossa opinião: trata-se de um disco multimédia Toshiba onde tem alojados filmes (divx, etc ...), bem como fotos pessoais de enorme interesse. O disco em questão, quando ligado a corrente e por breves momentos faz um barulho muito próximo a um relógio de ponteiros, com compasso muito certo (toc,toc,toc,toc) de seguida desliga-se. Dirigimo-nos ao espaço onde comprou, e o parecer do técnico que nos atendeu foi o seguinte: é uma avaria mecânica, são as agulhas.

Sem grande rigor foram-nos dados vários orçamentos para a recuperação da informação existente, que variavam entre os 75€ (primeiro teste), e 300 a 1500€, caso fosse mais completo e sem garantias.

Segundo ele, softwares de recover de informação pouco serviria.

Face a condição do disco estar sobre a garantia, e no máximo o meu amigo apenas teria um disco novo de retorno, e não tendo qualquer retorno ou apoio na informação digital do mesmo. No entanto simpaticamente, deixou-nos uma solução, que tinha usado de forma pessoal e que se fosse dele o  tentaria, ou seja, proteger o melhor possível o disco de forma em que não entrasse humidade, de seguida colocar o disco no congelador por duas horas, isso iria permitir a recolha da informação por uma única vez.

O que vos pergunto é, conhecem esta técnica ou alguma melhor solução para a recuperação da informação do disco que não seja tão radical.

Muito obrigado a todos, Filipe Araújo.

Alberto

Boas Filipe, já ouvi falar mas nunca com sucesso, o objectivo é fazer contrair o metal para que as agulhas deixem de tocar na superficie do disco.
Se for para a garantia é certo que te irão dar um novo e o antigo já era!!

Filipe Araújo

Boa noite Alberto,

Grato pela ajuda e resposta, segundo o técnico já o tentou com sucesso. Assim deixamos essa hipótese em aberto. Claro que a acho radical, mas na falta de melhor, creio que uma oportunidade é sempre melhor que nenhuma.
Uma questão, você é o Alberto que me deu a dica do Premiere, de como colocar um vídeo como menu do Encore. Se o foi, mais uma vez fico-lhe grato pela dica.

Atentamente, Filipe Araújo.

Alberto

Sim, sou eu mesmo que me conheceste pessoalmente.
Espero ter-te ajudado.

José Costa

Boas.
O uso do congelador é uma técnica á muito conhecida e com tanto de sucesso como de insucesso. Quando já nada se tem a perder, é uma hipotese.

Se o enviar para a garantia, obtem uma unidade nova, mas não lhe recuperam os dados. Se abdicar da garantia, poderá tentar recuperar a informação, mas já não poderá utilizar o disco e nem terá direito a uma nova unidade. A decisão será sua, ou do colega.

A tentativa de recuperação, e não existem garantias, como aliás nem mesmo uma empresa de recuperação lhas poderá dar, se bem que na maioria dos casos a garantia é de 99%, pois o que fazem é utilizar o mecanismo de um disco igual para ler o disco com problemas e numa "sala limpa", dizia eu que a tentativa passa pelo seguinte:

Abra a caixa e retire o disco rigido. Verifique a marca e modelo do mesmo. E aqui tem duas hipoteses: ou compra um disco exactamente igual (marca, modelo, sem a caixa do multimedia) ou utiliza um outro disco para onde salvar as informaçôes. E a diferença reside no seguinte: se utilizar um disco igual para salvar os dados, poderá depois utilizar a caixa para uma utilização normal. Se utilizar um disco diferente, o mais provavel é depois não poder utilizar a caixa, e mais ainda, existe algumas possibilidades de alguns dos dados não serem depois reconhecidos, tipos videos ou até mesmo fotos. Os dados existem e podem até se conseguir salvar, mas depois o problema poderá ser ler os mesmos, pois algumas caixas multimedia têm um firmware próprio, que grava os dados quase como que de um codec próprio. E sem esse "codec" não é possivel ler os dados.

Vire o disco rigido avariado ao contrario, com a placa lógica para cima e ligue-o a um PC (Sata e alimentação). O disco para onde vai copiar os dados também deve ser ligado ao PC, na posição normal. Ligue o PC (Power) e se o disco rigido novo fôr diferente do avariado, copie os dados atravès do windows, caso consiga que o disco avariado seja reconhecido. Se ouvir o toc, toc ao ligar o PC, dê algumas pancadinhas no disco avariado, mas muito ao de leve, com os nós dos dedos. Tenha em mente que mesmo que consiga aceder desta forma ao disco avariado, ele pode a qualquer momento deixar de funcionar. Se assim acontecer, desligue o PC, aguarde 10 segundos e volte  atentar o procedimento. Tendo acesso ao disco, a prioridade será copiar os dados mais importantes primeiro, e depois os restantes.

Se o disco novo fôr igual ao disco avariado, o processo já não passa pela cópia através do windows, mas sim de um software de clone de disco. O PC é configurado para arranque pelo CD ou por PEN com o software de clone nele instalado. É seguir as indicaçôes do software e fazer a copia bit a bit. Existem vários disponiveis, um deles é o System Rescue CD, um "SO" Linux muito bom e gratuito, disponivel na net.

Se não conseguir aceder ao disco avariado, após algumas tentativas, seja qual fôr a opção de recuperação, o caminho a seguir passa por aceder ao site do fabricante do disco avariado e descarregar um software de teste HD que normalmente eles têm disponivel. O software consegue em muitas situaçôes detectar o problema e solucionar o mesmo, se bem que temporariamente, mas pelo menos permitindo o tempo necessário para a salvaguarda dos dados.

Sabendo que o processo não é fácil, e a escrita também não é dos melhores meios para se ilucidar acerca dos passos a tomar, tentei pelo menos passar o essencial. Se poder ajudar algo mais, apite. Boas.

O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Filipe Araújo

Olá Alberto,

sem dúvida que ajudou. A apresentação dos vídeos melhoraram consideravelmente.

José Costa,

muito, mas mesmo muito obrigado pela resposta, como sempre ao seu estilo, com conteúdo e bastante blindado a dúvidas.

Acabei por copiar o texto e enviar ao meu amigo para que opte em consciência. Pessoalmente, tenho muito medo de abrir discos por temer fazer asneira e deitar por terra as poucas opções que ele tem. No entanto, com a sua resposta ele passou a ter uma maior consciência sobre as hipóteses e riscos de recuperar a informação. Assim, e com a sua ajuda, contribui para a busca de uma solução ou para o entendimento maior de um problema.

Fico-lhe a dever mais uma, espero conseguir um dia retribuir as vezes que me ajudou.

Sempre grato, Filipe Araújo. 

Rodrigo

Curiosamente estou numa situação muito semelhante. Disco Toshiba, o mesmo som, o pc não o reconhece (no inicio parece que ha um esforço para o disco "acordar", mas depois "morre") mas, já não está na garantia. Já não usava o disco há imenso tempo, mas tenho lá trabalhos importantes do meu portfolio (essencialmente curtas metragens que gostava de recuperar). Parece-me que no meu caso a solução do congelador vai ser testada, como não tenho nada a perder. Se entretanto funcionar, eu aviso :)

Filipe Araújo

Bom dia Rodrigo,

o disco do meu amigo creio que é o seguinte:

José Costa deu outras soluções para o mesmo problema, qualquer das formas, caso opte pela congelação, direi a pessoa em questão para aguardar um pouco pelo resultado da sua experiência.

Muito grato, Filipe Araújo.

José Costa

Boas.
Filipe Araújo, você disse e cito: "Pessoalmente, tenho muito medo de abrir discos"

Não sei se me fiz entender correctamente mas eu escrevi "Abra a caixa e retire o disco rigido". Estava a referir-me a abrir a caixa externa da Toshiba e retirar o disco rigido do seu interior. Não abra o disco rigido propriamente dito. A partir do momento que o abre, perdeu todas e quaisquer hipoteses de recuperar a informação, a não ser que depois se desloque a um centro de recuperação de dados equipado com uma "sala limpa", o que lhe vai ficar bastante caro, além de diminuir drasticamente as hipoteses de eles conseguirei recuperar alguns dados.

Rodrigo, no seu caso o problema parece ser proveniente da solidificação do lubrificante do motor. Quando os discos rigidos ficam parados durante muito tempo, o lubrificante pode secar e desta forma prender o motor, impedindo-o de girar. Creio que já escrevi aqui no fórum algo sofre o assunto.

A solução, ou tentativa de solução, passa por colocar o disco rigido na vertical e dar umas pequenas pancadas com ele na mão. São pancadas leves, não atirá-lo contra a parede  :lol: . O objectivo é tentar libertar o rotor do motor, desprendendo-o. A colocação do disco rigido no congelador, no seu caso, só vai piorar a situação, pois o lubrificante além de seco ainda congela, prendendo mais. Uma outra solução é criar dilatação/contração do material, aquecendo o disco rigido até cerca de 40 graus e depois arrefecendo-o para a temperatura ambiente. Poderá utilizar um secador de cabelo para o efeito, mas recomendo muito cuidado no aquecimento, para evitar sobreaquecer o disco e a electrónica. O ar do secador deve-se movimentar para ser o aquecimento o mais uniforme, sempre evitando a electronica e os selantes do disco. Para arrefecer, desligar o ar quente do secador. Fazer este procedimento umas 3 vezes e depois ligar o disco. Escusado será dizer que todas estas soluçôes são tentativas, sem qualquer garantia de exito. E findo a possivel recuperação dos dados, o destino do disco será obrigatóriamente a reforma antecipada por invalidez a 100%. Sem direito a indemização ou subsidio, por imposição da Troika.  [-X  Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Filipe Araújo

Obrigado José Costa mais uma vez. Filipe Araujo

Um pequeno aparte para quem não conhece, sobre uma tecnica de recuperação de dados de um disco duro, trata-se de um aparte:

MPPais

Sem intenções publicitárias mas apena em dar uma informação que pode ser muito útil perante indesejáveis acidentes informáticos, indico a existência da Ondata empresa que tem como atividade a recuperação de discos rígidos que contêm dados diversos que se consideraram perdidos mas que têm imenso interesse para quem sofreu tal percalço:
http://www.ondata-pt.com/recuperacao-dados/index.html