Passar VHS para PC - Que formato ?

Iniciado por Antonio, 05 / Dez / 2008, 16:33

Tópico anterior - Tópico seguinte

Antonio

Boa tarde
Vou passar VHS para PC para editar usando o Pinnacle Estudio 12 e depois passar a DVD
estou na duvida que formato usar, MPEG2 ou AVI.
O AVI ocupa mais espaço no disco, mas será que a qualidade final no DVD será melhor ?
E já agora outra questão, que tempo maximo de filme aconselham no DVD de 4.7Gb sem perca de qualidade ??

Obrigado.

José Costa

Boas.
AVI. O MPEG-2 é um formato com muitas "perdas".
Em AVI, pois a qualidade final será melhor. A captura em MPEG-2 e depois a sua finalização em DVD obriga a uma nova "compressão" para MPEG-2.
Quanto ão tempo, cerca de 1 hora. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Pedro Rocha

... e mais acrescento que quando for codificar de AVI para MPEG-2, para imagens VHS não vale a pena ir além dos 3Mbps como bitrate máximo. O que logo vai proporcionar mais espaço mo DVD.
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

José Costa

Boas.
Pois neste aspecto já discordo. A utilização de um Bit Rate alto não melhora a qualidade de imagem, mas a utilização de um Bit Rate baixo contribui para a sua diminuição (qualidade de imagem), atravès das pixelizaçôes que surgem, e diminuição real da qualidade de imagem. Com uma Bit Rate muito baixa como a proposta, dá para gravar 2 horas ou mais de video. No entanto, a sua qualidade é francamente inferior á do VHS que lhe deu origem. Pelo menos, é o que verifico quando o cliente teima em querer as duas horas no DVD, quando faço uma passagem para DVD. Aviso que fica á responsabilidade dele, mas...

Comparo um DVD gravado a 7 com outro gravado a 3 e noto uma diferença enorme. Mas é claro, a 7 meto lá para dentro pouco mais de uma hora, a 3 meto umas 2 1/2 ou três horas. A qualidade (ou falta dela) tem-se que notar. Observo eu... Boas.

O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Antonio

Boa Noite...
Peço ajuda mais uma vez..
Estou a passar de VHS para PC em formato AVI, utilizo para captura o Pinnacle Studio 12, configurei para AVI com qualidade DV Total, dá compressão DV 3600 Kbytes/s.
A imagem por vezes....fica lenta....e outras vezes anda rápido demais, o som mantem-se sempre certo mas a imagem fica desacertada.
Já estou a ficar "passado" com isto, Por favor ajudem-me...
Se alguem conhecer algum software de captura que seja mais indicado (freeware de preferência) por favor digam-me.
Obrigado.

Pedro Rocha

Citação de: Jose Costa em 05 / Dez / 2008, 21:07
Comparo um DVD gravado a 7 com outro gravado a 3 e noto uma diferença enorme. Mas é claro, a 7 meto lá para dentro pouco mais de uma hora, a 3 meto umas 2 1/2 ou três horas. A qualidade (ou falta dela) tem-se que notar. Observo eu... Boas.
Estamos a falar de imagens originarias de DV ou VHS, é que acima dos 3/4Mbps não adianta a imagem VHS não ganha muito com isso.

CitaçãoSe alguem conhecer algum software de captura que seja mais indicado (freeware de preferência) por favor digam-me.
Veja se este resolve a situação:
http://windv.mourek.cz/
Facebook - Movimagem

lrolo

Citação de: Pedro Rocha em 05 / Dez / 2008, 23:37
Estamos a falar de imagens originarias de DV ou VHS, é que acima dos 3/4Mbps não adianta a imagem VHS não ganha muito com isso.

Ninguém falou em ganhar.
Neste caso o importante é não perder e se comprimimos muito o que já é mau, de certeza que fica pior.
Se formos picuinhas, até na captura para DV (e falo em DV e não em AVI, pq isso não é nada mais do que um embrulho) perdemos qualidade.
Num processo destrutivo como este, o ideal seria capturar sem compressão e codificar em CBR a mais de 6Mbps.
Isto para minimizar os danos e nunca para ganhar.

L.R.

Pedro Rocha

Bem, isto só lá vai com testes, pôs mãos à obra para eu próprio verificar.

Agarrei num trabalho originário de VHS que fiz nos tempos de escola e que tenho guardado no disco rígido em DV AVI. Coloquei na timeline, codifiquei para MPEG-2 a 3Mbps e 6Mbps CBR, de seguida voltei a colocar na timeline os clips rendidos (um clip em cada pista) e capturei imagens fixas exactamente no mesmo ponto da imagem.

Capturei 3 tipos de imagens diferentes para melhor análise:
- pouco movimento
- pouco movimento com zoom
- muito movimento

Em baixo podem ver pela mesma ordem que descrevo.

POUCO MOVIMENTO

POUCO MOVIMENTO COM ZOOM

MUITO MOVIMENTO

Posso concluir que realmente se notam algumas diferenças entre codificar a 3Mbps e 6Mbps, e mais ainda quando a imagem tem muito movimento, em imagens com pouco movimento acho que elevar até aos 4Mbps será o suficiente, mas sim o ideal seria 6Mbps para uma captação geral. Fiz depois mais alguns testes e verifiquei que se codificarmos a 5Mbps VBR duas passagens com máximo 6Mbps a imagem fica praticamente igual ao 6Mbps CBR e o ficheiro fica 20% mais pequeno.
Facebook - Movimagem