Que compressão usar em AVI ?

Iniciado por Antonio, 06 / Dez / 2008, 11:06

Tópico anterior - Tópico seguinte

Antonio

Bom dia..
Mais uma vez peço a vossa ajuda, pois estou a dar os primeiros passos em passar VHS para PC e tenho tido várias duvidas que com a vossa ajuda já foram resolvidas.
Depois de passar VHS para PC no formato AVI a imagem por vezes fica um pouco parada e outras vezes anda rápido demais, não fica certa, o som fica correcto.
Estou a usar o Pinnacle Studio 12 ajuste AVI com Compressão DV.
Tambem tem a possiblidade de AVI com compressão MJPEG que se pode regular a qualidade em % e compressão Divx com regulação de qualidade em Kbits/s até 4000.
Uma vez que em AVI com compressão DV a imagem não fica certa....qual ajuste me aconselham para resolver o problema? será falta de algum codec?
Ou se conhecem algum software (freeware de preferencia) que seja mais indicado para captura agradeço que me informem e quais os ajustes que devo fazer.
Mais uma vez Obrigado.

Pedro Rocha

CitaçãoUma vez que em AVI com compressão DV a imagem não fica certa...
Mas já experimentou reproduzir no Media Player para ver se a reprodução é continua? Será que o disco rígido esta bom? Para o caso em questão não existe melhor captura em termos de qualidade como DV AVI. Quando estiver a capturar desligue o anti-vírus e a firewall.

Já tinha colocado este link numa mensagem anterior, veja se este resolve a situação:
http://windv.mourek.cz/
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

Antonio

Boa Noite...
Caro Pedro Rocha,
No Media Player a reprodução tambem não é continua, passei o filme para um DVD e mesmo no leitor de DVD de mesa vendo numa TV continua o mesmo problema, logo penso que seja da captura em AVI.
Se a captura for feita em MPEG2 o video fica sem qualquer atraso.
O disco é novo, é de 500Gb com 16 de cache, acham que a cache será suficiente ?
O link que indica ( http://windv.mourek.cz/)não está a funcionar.
Desliguei o antivirus e a firewall o problema mantem-se, se alguem pudesse dar uma ajuda agradeço.
Obrigado.

Pedro Rocha

Pode ser a placa de captura, de que forma é que está a capturar os sinais analógicos do VHS? Pode sempre experimentar o trial de outro software de video como Adobe Premiere Elements 7 ou Sony Vegas Movie Studio 9. E também quando se tem muitos codecs e software instalados o sistema pode-se baralhar, como não sei o tipo de hardware e o software instalado não me é possível concluir mais nada.
Facebook - Movimagem

Antonio

Caro Pedro Rocha,
Para captura uso um conversor DAZZLE DVC 100 ligado por USB, (video e audio composto) o software que estou a usar é o Pinnacle Studio 12. capturei em MPEG2 e ficou perfeito em AVI as imagnes não ficam continuas.
O PC é um Quad core 2.4 com 4Gb de memoria, disco 500Gb com 15 cache.
Já fiz captura de ficheiros AVI de uma camera digital Sony (mini DV) e o ficheiro Avi ficou perfeito saiu bem, agora estou a tentar capturar de VHS com esse conversor e estou com problemas.
Acha que pode ser do conversor?
Em tempos tentei capturar atravez de uma placa de TV mas o som não ficava sincronizado com a imagem, por isso optei por comprar o DAZZLE, mas se na verdade for esse o problema ainda estou a tempo de o devolver e comprar outra solução.
Já agora pode-me aconselhar alguma solução para captura de video VHS de preferência externa ??
Obrigado.

Pedro Rocha

A camcorder digital Sony que possui tem Video/Audio IN analógico? Quer seja entradas de video composto ou S-Video? Se não souber escreva-me o modelo. É que se tiver pode usar a camcorder como conversor Analógico »» Digital.

Aconselhar ou placa de captura não é fácil pois não conheço os produtos de consumo e sua respectiva qualidade de captura, mas uma coisa é certa livre-se de dessa placa pois não precisei de procurar muito para descobrir que gera imensos problemas. Em todo o caso procure antes este produto, Pinnacle Studio MovieBox, é de certeza mais caro que a que tem actualmente mas também é provável que seja melhor.
Facebook - Movimagem

José Costa

Boas.
Não é por nada não, mas já se deu ão trabalho de ler as especificaçôes do producto? È que segundo a página web do mesmo, essa é uma solução de captura em MPEG-2, não de captura em AVI. Apesar da "placa" permitir a importação e posterior conversão de um ficheiro AVI em MPEG-2, importação não é o mesmo que captura.

Assim, acredito que tanto o seu sistema como a "placa" não sofre de qualquer problema, simplesmente você está a tentar fazer um tipo de captura para o qual a "placa" não foi concebida. E prova disso mesmo é o facto de mencionar que fez uma captura em MPEG-2 e não teve problemas com a mesma.

Os productos têm caracteristicas e não podemos atribuir culpas ãos mesmos, só porque queremos fazer com eles algo para o qual não foram concebidos. E está a ser este o caso. O fabricante só garante a captura em MPEG-2 e você quer capturar em AVI. Talvez seja o caso de procurar um outro producto, que é o mesmo que dizer uma outra placa, que permita fazer o que você quer.

Quanto ão software, o Pinnacle Studio 12, e ão facto de você ter a opção de captura em AVI disponivel no menú, devo dizer que essa é uma opção que o software permite fazer, mas não significa que o hardware o permita. O software acompanha e tenta abranger uma série de hardware existente, pelo que tem que ter disponivel uma série de opçôes de captura para tentar ir ão encontro dos hardwares. Mas tal facto não significa que automáticamente qualquer hardware permita fazer a captura em qualquer formato, só porque a opção está disponivel no menú do software, que ainda por cima é um software de uso geral, não uma solução desenvolvida em especifico para um tipo especifico de placa/hardware.

Não vou questionar a qualidade dessa "placa", nem tão pouco se é superior ou inferior a outra. Faz o que faz, e pelo que li do seu post, faz muito bem. Que é, capturar em MPEG-2. Pelo que, ler as especificaçôes dos productos é essencial para não se criarem situaçôes como a que está a viver.

Só um último aspecto ou dois. Naturalmente que existem placas e soluçôes superiores á que tem. Mas também têm um custo superior. Mas independentemente do custo da solução, primeiro que tudo é preciso definir as necessidades (e valor que se está disposto a pagar) e só depois é que se pode partir para a compra. E a compra deve ser de um producto que o fabricante garante que serve para o que se quer e não de um producto que supomos que serve para o que queremos, só porque achamos que video é tudo a mesma coisa.

No que diz respeito ão software freeware, existem milhares de opçôes. Mas saliento o facto de que precisa primeiro de confirmar se trabalham com a "placa" de que dispôe. E se a placa apenas permite capturar em MPEG-2, não adianta querer trocar de software para assim capturar em AVI. Não vai dar.

Utilizar uma câmera para fazer de "ponte" entre o analógico e o digital, como sugerido pelo Pedro Rocha, é talvez a melhor solução para o seu caso, e a mais barata. Isto se a câmera o permitir. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Antonio

Caros Pedro Rocha e José Costa
Desde já o meu obrigado pelo esclarecimento.
A minha camcorder é uma Sony DCR-PC3E e infelizmente não tem entrada de video nem audio, apenas saida S-Video e DV-Out.
Já entreguei a Dazzle agora vou ver se encontro outra solução que na verdade capture em AVI.
A Dazzle custou-me 69€, estou disposto a gastar mais alguma coisa se na verdade compensar.
tenho preferência por opções externas, não sei se terão algum contra, mas uma placa interna tb é uma opção.
Se possivel, agradeço algumas sujestões, pois eu não estou muito dentro deste mundo do video e sujestões de pessoas exprientes são sempre bem vindas.
Obrigado.

Pedro Rocha

António,

Opções boas é dificil encontrar nas grandes superficies comerciais, se for aventureiro pode sempre procurar um produto já descontinuado mas muito bom para capturar video e audio analógico, falo da placa PCI Canopus ADVC-1394 que encontrei à venda no ebay. É uma questão de perguntar ao americano se envia para Portugal e custo dos portes, ou a GTC, um dos importadores Canopus para Portugal.

Não vou muito à baila com produtos com ligação USB, mas pode ser que alguém tenha ideia ou experiência com algum produto que possa ajudar.
Facebook - Movimagem

Tózé Franco

Boas,

Se a intenção é passar de VHS para DVD sugiro a compra de um gravador de DVD's de sala, poupa muita chatice.
Se for para passar o video para o PC sempre poderá recorrer à saida firewire do gravador de DVD's (geralmente trazem uma).