Edição de Betacam no prmiere.

Iniciado por isaacdesouza, 14 / Mar / 2009, 06:19

Tópico anterior - Tópico seguinte

isaacdesouza

Caros amigo deste forum... estava fazendo uma pesquisa a respeito de edição pois estarei editando o material de dvd de show gravado aki no rio de janeiro, e estaria edtitando no premiere. [
Esse material foi gravado em beta e gostaria de saber qual o formato, compressão, codec etc q eu deveria usar para edita-lo.
sou novo no ramo de edição e nao sei muita coisa a respeito disso.
desde ja´fico grato coma ajuda q vou receber nest forum... q pelo q vi irei aprender muito pois so tem feas no assunto..

José Costa

Boas.
Esta é a minha opinião, e só a minha, pelo que desde já peço desculpas, mas... Betacam + Show + DVD, sôa-me a algo de trabalho profissional. E se profissional, devia ser feito por alguêm que estivesse por dentro da temática video, por alguêm que estivesse familiarizado com os formatos, compressôes, codecs, etc. Mas como disse, é apenas a minha opinião. De qualquer das formas, para efectuar o trabalho tudo está dependente do equipamento que possui ou a que tem acesso. Diferentes placas de captura têm formatos de gravação diferentes (Targa, DV, MOV, MJPEG, Mpeg-2, ProRes 422, etc), e diferentes tipos de ligaçôes (Componentes, SDI, S-video, etc), pelo que torna-se necessário saber o que tem ou a que tem acesso para se poder dizer algo. As placas de captura não gravam o sinal video no formato que queremos, mas no formato em que foram projectadas ou posteriormente alterádas. E assim sendo, o formato de gravação (na captura para o PC) está condicionado. (Chamo aqui a atenção para o facto de que se é Betacam, trata-se de sinal analógico, não digital (no caso Betacam SP). E portanto, não o pode capturar pela ligação firewire. Dai ser necessário uma placa de captura em analógico, ou então equipamento que o converta para digital, como o caso de alguns videos digitais, com entradas analógicas. Mas isto creio que já deve ser do seu conhecimento).

Não tendo pormenores sobre o seu equipamento, poderei adiantar que deve capturar por SDI, componentes ou S-video (por esta ordem de qualidade), e verificar as caracteristicas da placa para saber qual o formato que ela grava e qual o que tem melhor qualidade. Como não sei os formatos de gravação da mesma, não posso dizer qual o melhor.

Post algo, e logo se vê. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier