XDCAM

Iniciado por Carlos Carvalho, 04 / Jun / 2009, 19:01

Tópico anterior - Tópico seguinte

Carlos Carvalho

Precisava de ajudar para saber como exportar material em IMX com a melhor qualidade possível.
Tentei mandar uma mensagem privada ao Pedro Rocha..., mas acho que tenho um problema a enviar mensagens privadas.

Abraços

Pedro Rocha

Recebi a mensagem...

Mas agora tenho sair, mais logo esclareço do que li na mensagem privada.

ps: não passo 24 horas ao PC, mas ajudo logo que possa, até logo...
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

Carlos Carvalho

Caro Pedro, eu apenas referi aqui, porque sinceramente na minha área pessoal nao apareceu sinal de mensagem enviada, por isso pensei que estava com algum problema.
Agradeço a preciosa ajuda que possa surgir.

Um abraço

Pedro Rocha

Carlos,

Como referiu e bem na mensagem pessoal o Vegas Pro edita nativamente todos tipos de XDCAM existentes, SD e HD.

A questão aqui é que o FCP não lê ficheiros MXF nativamente, AVID e FCP são sistemas bastante fechados no que respeita a leitura de ficheiros fora das suas especificações, se desse a questão era simples, bastando para isso arrastar o produto final rendido no Sony Vegas Pro para MXF.

Andei a pesquisar e é possível o FCP ler ficheiros MXF, não de uma forma oficial mas dando a volta por outro lado.

Leia este blogue, que está lá como o fazer:
NATIVE MXF SUPPORT IN FCP...SORTA

Ou então comprar este plug-in para o FCP:
MXF 4 MAC - MXF Import QT

Converter o trabalho final no Vegas Pro para o codec Sony MXF com o templete PAL MPEG IMX 50 é o ideal para manter a máxima qualidade, mas se nenhum dos processos anterior resultar ou não quiser pagar pelo plug-in, então converta para QT directamente da timeline do Vegas Pro, usando o preset Uncompressed que lhe dará ficheiros enormes (10s aprox. 400Mb) mas que o FCP aceita sem problemas. Convém ter o QT actualizado. Ou então usar no QT o codec DVCPRO - PAL que pode seleccionar no video format da personalização dos setings do QT, produzirá ficheiros 10x mais pequenos e com qualidade DV.

Use o Trial do Vegas Pro 9 que está melhor que nunca no manuseamento de ficheiros MXF.
Facebook - Movimagem

Carlos Carvalho

Boas, obrigado pela resposta.

A questão é mesmo editar no vegas e depois conseguir exportar em um clip final com a qualidade IMX50, para puder usar em outro programa de edição, ou mesmo gravar em dvd.
Vou exprimentar o quicktime sem compressão, pois exportar com codecs DV, está totalmente fora de questão, seria perder logo metade da qualidade.

Em último caso, exporto para o disco novamente, através do vegas e depois pego no disco e copio via SDI para um gravador betacam.

Tanks pela ajuda e bons trabalhos! :)

Pedro Rocha

Olá Carlos conseguiu resolver problema? Esta questão de movimentar ficheiros MXF entre sistemas de edição está a ser muito debatida entre os broadcasters. Não é fácil que todos os sistemas estejam em sintonia, porque até o MXF como container pode transportar vários codecs, desde IMX50, MPEG HD (XDCAM 25Mb/s, 35Mb/s, 50Mb/s), AVC-Intra, JPEG2000, DV, etc...

O ideal seria que todos os fabricantes de software de edição aceitassem todos os codecs profissionais possíveis dentro do "contentor" MXF, mas por razões comerciais duvido que algum dia isso seja possível, o que abre espaço aos fabricantes de plug-ins, como a Cineform, Raylight, MXF4Mac, Telestream e a Mainconcept. Mas deve haver mais...
Facebook - Movimagem