Notícias...

Iniciado por Licínio Castro, 07 / Jul / 2009, 14:05

Tópico anterior - Tópico seguinte

Licínio Castro

Será possivel?

Telejornais que abrem com verdadeiros circos mediáticos onde o destaque vai para um Cristiano Ronaldo, que preenche os primeiros 30 minutos em horário nobre.

O tipo é bom a dar uns toques, mas não inventou nenhuma vacina, não inventou o carro movido a hidrogénio, não resolveu os problemas do desemprego...mas merece este destaque? que raio de público é nós somos?  

Quem fala em Ronaldo fala de Michael Jackson ou outros assuntos que supostamente são de grande interesse público...são?

Eu pergunto: são estas as notícias que queremos ver e ouvir?
Ainda ninguem se fartou das notícias catastróficas, carregadas de sangue e sofrimento, das fábricas que fecham, da crise, das doenças e outras merdas más? ninguem se queixa das notícias?

Podem me dizer: " se não queres não vejas"
Tanga, EU QUERO ver notícias, mas quero ver notícias que me façam bem à saúde e à alma, que me façam ter vontade de me levantar da cama e enfrentar um novo dia com boa disposição.
Há tanta coisa boa a acontecer no mundo que deveria ser noticiada e no entanto nem uma referência.
Não está na altura de exigirmos a mudança? :-k

Um dia destes troco a edição pela agricultura...

mquinta

Considero-me uma pessoa bastante critica em relação ao que vejo na Televisão e sem dúvida que concordo consigo que muitas e demasiadas vezes o valor notícia é esquecido ou, em outros casos, onde ele não existia ao final consegue ser criado pela massificação do tema pelos media.

Este segundo caso penso que é o que passa com Cristiano Ronaldo.
Actualmente vivo em Espanha e "acompanho" a telenovel CR7 - Real Madrid desde o verão de 2008. Entretanto este jogador acabou por alcançar toda uma série de prémios desportivos e, ao final, tornou-se no jogador mais caro do mundo (96milhoes de euros que tenho a certeza que o R.Madrid os irá recuperar sem grandes problemas). A apresentação teve mais de 80mil pessoas (..quantas pessoas vão ver um jogo da 1º portuguesa?..). CR7 está "sempre" nos meios de informação.. não sei, para 30m em horário nobre.. provavelme NÃO! Mas é sem dúvida uma notícia muito importante pelo fenómeno criado e digno de estudo por sociólogos!

Quanto ao M.Jackson, tristemente, a sua morte tornou-se mais num jogo publicitário e comercial com uma avalanche de novas vendas do seu material. Mas, para mim, sem dúvida que tem valor notícia. Jackson foi outro fenómeno na música, milhões de fans, cds vendidos, etc etc. É outro caso de alguém com talento para algo, massificado pelos media (no seu tempo) e publicitários, conseguindo o que conseguiram.

O tempo dedicado a estas duas notícias nasce da mistura que tentei explicar com curtos exemplos. O reconhecimento que têm e que merecem misturado com a exploração mediática e económica que têm.

Por último, de longe quero parecer insensivel, mas um telejornal que começa com desgraças e termina com elas é extremamente demprimente... para mais como o mundo vai....

Na minha opinião, o que devia ter mais tempo de antena é a normal secção final de arte e cultura, de curiosidades e "boas" notícias (como o nascimento de mais um urso panda :P hehe)

Boas;)