Gravar num PC com BD através do Vegas

Iniciado por José Quadros, 12 / Out / 2010, 23:25

Tópico anterior - Tópico seguinte

José Quadros

Há semanas comprei uma máquina de filmar Sony HDR CX 305 que grava (e com uma qualidade espectacular) em formato AVCHD 1080i. Vem acompanhada com o software PMB, o qual apenas permite cortes (os ficheiros gravados têm a extensão m2ts). Através dele, já gravei vários DVD. Cada DVD permite gravar aproximadamente 50 a 55 minutos em formato 1440 x 1080, que, suponho, será a definição por defeito da minha máquina de filmar.
Esses DVD, costumo visioná-los através da PS3 que tenho ligada ao LCD da sala.
Ou seja, o software PMB (que grava AVCHD  em DVD) será suficiente para quem queira ver praticamente aquilo que filmou.

Mas quem quiser entrar, nem que seja a brincar no mundo da edição, aspira por outra coisa para além do PMB.
E foi assim que fiz o download da versão trial do Sony Vegas Movie Studio Platinun HD 10.0 e fiquei fascinado com as suas possibilidades.
Pedi então a duas empresa portuguesas que me vendessem o software. Como não me responderam em tempo útil, comprei na net à Sony dos EUA e posso dizer que paguei mais pelo desalfandegamento do que pelo software... Mais tarde, ligaram-me de uma empresa de Lisboa a dizerem que tinham disponível o programa, e por sinal, mais barato!...
Mas adiante!
Como já fiz pequenos filmes, gostaria que me ajudassem. É que já enviei vários e-mails para a Sony e é verdade que eles me responderam mas os termos utilizados são tão técnicos que o meu inglês não consegue alcançar!...

Então é o seguinte:

Como cada disco de BD dá para 25 Gb, isto é, aproximadamente 6 horas de vídeo em alta definição, tenho alguma dificuldade em esperar para preencher tanta hora de filme em BD.
Assim, tentei gravar, através do Vegas, os filmes em DVD, mas, ao visionar,  a qualidade é DVD e não HD.
É estranho pois quando abro um projecto, no Vegas, dá para escolher entre:
Região: Europa 50 Hz
Video:  AVCHD, HDV, DV, DVD, BD
Projectos: 1440 x 1080 24p ou 50i ou 1920 x 1080 24p ou 50 i (!!!) e outras definições.
E tanto faz eu escolher AVCHD como Blu-ray, que o resultado final no DVD é sempre em qualidade DVD. Claro que isto sabe-me a pouco...

1) Isto é, será que este software que comprei grava AVCHD em DVD? Parece-me que não!

2) Se não grava imagens HD em DVD, vou ter que gravar em BD utilizando o gravador de BD que tenho no meu PC. E provavelmente utilizarei um BD regravável e ir vendo os filmes na sala á medida que os vou fazendo e quando este disco estiver cheio, passo tudo para um BD gravável. È assim?
Será que estou mesmo a seguir os passos certos para realizar e gravar um filme em qualidade HD?
Quais são concretamente esses passos, utilizando este meu software? Quais são as definições por defeito no Vegas para eu poder gravar alta definição?

3) Há um software que acompanha o Vegas e que se chama DVD Architect Studio Versão 5.0. Serve para fazer cenas e menus como se de um DVD normal se tratasse? Basicamente, como funciona? Quando é que eu o utilizo? Quando o BD estiver  totalmente cheio, passo do Vegas para o DVD Architect ou vou criando cenas antes de terminar o BD?

4) Este meu software da Vegas acelera a velocidade dos filmes, como o Adobe CS4 faz, e vejo em 3 minutos aquilo que filmei, por exemplo, em meia hora?

5) Entretanto, há tempos, acedi a uma página no Youtube de alguém (inglês, suponho) que fez pequenos filmes tirando o máximo dos efeitos da máquina e do software com as explicações de como o fez. Infelizmente essa página já saiu do histórico do meu PC!...Sabem de algum site semelhante?

Enfim, já vai longo o meu pedido. Espero ajuda da comunidade. Obrigado
Até breve!