Imagem tremida - Ajuda

Iniciado por Ricardo Teixeira, 30 / Mar / 2010, 18:28

Tópico anterior - Tópico seguinte

Ricardo Teixeira

Boas.

Editei um filme no Premiere CS3 em MPEG-2 e em 4:3, gravei o DVD, tudo ok, fui ver na tv e a imagem treme muito, mas apenas as imagem em movimento. Nos pc´s não se nota nada!

Agradeço a vossa ajuda

Pedro Rocha

Ricardo,

Só essa informação não ajuda, qual a origem das imagem? O render foi feito para em progressivo ou interpolado (interlaced)? Tens alguma maneira de mostrar parte das imagens?
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

Ricardo Teixeira

Citação de: Pedro Rocha em 30 / Mar / 2010, 21:01
Ricardo,

Só essa informação não ajuda, qual a origem das imagem? O render foi feito para em progressivo ou interpolado (interlaced)? Tens alguma maneira de mostrar parte das imagens?

Boas. Sou um amador.

Filmei na JVC201HD no formato 4:3 DV-50i, Frame Rate 50/25.

Vendo bem isto, acho mesmo que é um arrastamento na imagem, uma vez que só o faz em imagens em movimento. Esse arrastamento dá a sensação visual que a imagem está a tremer.

Fiz um outro video anteriormente, com essas caracteristicas mas em 16:9 e não aconteceu este problema.

Do Premiere exportei para o Encore. Depois no final fiz "Build" para gravar o DVD e ele renderizou antes de o gravar. Sei que aparece tipo "Transcoding to Encore.mpv" e "Transcoding to Encore.mpa" e demora cerca de 20minutos.

Tanto trabalho a fazer o menu e agora não sei o que devo fazer.

Ricardo Teixeira

Ajudem-me lá profissionais! :(

Pedro Rocha

Tudo o que fizeste está correcto mas, não sabemos que definições de projecto usas-te e podias fazer um upload de parte do video para ter uma ideia, pelo menos na parte onde acontece esse arrastamento. Não sou utilizador do Premiere, mas muitas vezes tem a ver com o tipo de definições (incorrectas) do projecto e/ou mesmo no próprio render.

Se dizes que no PC está OK, mas na TV quando lido através do DVD a imagem aparece tremida, só pode ter a ver com o Interpolamento (varrimento interpolado) das imagens, porque os videos reproduzidos no PC são convertidos para um varrimento progressivo. Não sei percebes os termos.

Verifica se estás a render o MPEG-2 em Lower field e se o projecto no Premiere também tem o Interpolamento definido como Lower field.
Facebook - Movimagem

José Costa

Boas.
Citado por Ricardo Teixeira: "Tanto trabalho a fazer o menu e agora não sei o que devo fazer."

Se não se ajuda a si próprio, como é que quer que o ajudem? Não telefona a um médico dizendo "Doutor, doi-me a barriga. O que devo tomar?" Você não faz isto pois não? O médico precisa de um pouco mais de informação da sua parte para saber o que aconselhar. O video é um pouco assim, é preciso um pouco mais de informação. Com que parametros capturou, se o video original tem ou não esse arrastamento, com que parametros exportou... muitos aqui podem ser profissionais, mas não são adivinhos. Toda a informação que disponibilize é uma ajuda para que o tentem ajudar. Leia com atenção os Posts do Pedro Rocha.

Para não ser só descasca pessegueiro, aqui vai uma dica:
Se exportar novamente o projecto (com os parametros desta vez correctos) com o mesmo nome e para a mesma pasta que o anterior, o sistema vai avisar de que já existe um ficheiro com esse nome e se o quer substituir. Fazendo o OK, o antigo é substituido pelo novo, podendo assim abrir novamente o projecto no Encore, sem perder o menu (partindo do principio de que gravou o projecto no Encore).

Mas atenção: para não ter problemas com o menu, não pode alterar a localização dos clips no Premiere nem o tempo deles, assim como o tempo do "filme". Apenas pode alterar os parametros do export. Boas.

P.S. E não leve o meu comentário a mal. Por vezes tenho disto.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Ricardo Teixeira

Boas!
Pessoal, resolvi o problema, está perfeito!

Vou tentar explicar as duas situações nas opções de exportação para o Encore.

Em Bitrate Settings há 3 opções de Bitrate Encoding que são: CBR; VBR 1 Pass; VBR 2 Pass

Antes:
No Preset optei por PAL High Quality. Vem com a opção predefinida VRB 2 Pass (minimo Bitrate 1,5; Target Bitrate 4; maximo Bitrate 7). Exportei para o Encore e tive o tal problema. Alterei estes valores para mais elevados, tipo 6 - 8 - 9 respectivamente, exportei mas também não resultou.

Depois:
Alterei para CBR e aqui só vem com uma predefinação, não tem minimo, Target nem máximo Bitrate. Vem com o valor de 6 Bitrate, alterei para 9. Exportei e resultou!

Conclusão:
-Na exportação para o Encore só houve um Passo em vez de dois, o que demorou metade do tempo.
-Funcionou mas penso que não teve haver com a alteração que fiz na opção CBR, de 6 para 9 (pois antes também tinha colocado em VBR 2 Pass o minimo,Target e máximo perto dos 9), mas sim na escolha da opção CBR em vez de VBR Pass 2.

Só mais uma coisa que não está relacionada: exportei o audio em MPEG e grava o DVD em Dolby Digital 2 - 192kb/s  :(

Gostava que pudessem comentar o porquê de ter resultado e essa questão do audio.

Obrigado aos dois por terem participado no meu pedido de ajuda.

P.S.:Não levo a mal os comentários do José Costa e pode tratar-me por "tu"   :-D

Pedro Rocha

Sinceramente...

A alteração feita não teve nada a ver com a resolução do problema, porque só estás a alterar o nível de compressão e como ela é feita, ao qual não implica o facto da imagem ficar tremia ou não. A codificação VBR é muito mais eficiente que a CBR porque usa bitrates mais elevados em imagens complexas e com muito movimento e bitrates menores em imagens mais simples. Toma como exemplo uma paisagem em que existem poucas alterações na imagem, se usares um VBR de 9Mbps max / 6Mbps ave. / 3Mbps min., o codificador aplica o bitrate mínimo (3Mbps), logo poupas espaço. Se fizeres em CBR a 9Mbps essa imagem por mais simples que seja, será sempre codificada a 9Mbps produzindo um ficheiro muito maior.

Portando não tem nada a ver com o facto da imagem ficar tremida ou não, deve ter havido outro parâmetro que deve ter anulado o tremer da imagem.

Quanto ao audio, o AC3 o melhor codec para usares em DVD, agora codificares para MPEG e depois para AC3 não vale de nada, ainda piora, estás a comprimir um som já por si comprimido.
O melhor que tens a fazer é render as duas coisas em separado no Premiere, o video em MPEG-2 e Depois o audio directamente da timeline em AC3.
Facebook - Movimagem

Ricardo Teixeira

Citação de: Pedro Rocha em 01 / Fevb / 2010, 17:15
Sinceramente...

Boas.
Não percebi essa do "sinceramente...". Isso deve ter haver com a minha ignorância na matéria, mas uma coisa é certa, só alterei esses parâmetros, nada mais fiz!

Obrigado pela dica do audio e de toda a ajuda.

cumps

Pedro Rocha

Citação de: Ricardo Teixeira em 01 / Fevb / 2010, 20:57
Boas.
Não percebi essa do "sinceramente...". Isso deve ter haver com a minha ignorância na matéria.
Nada disso, é a palavra na sua mais absoluta sinceridade. O que escrevi é o que acho, embora o Premiere não seja a minha área, os processos/tarefas de edição são muito comuns nesta gama de produtos, mas também posso estar errado.

Ainda bem que o problema ficou resolvido.
Facebook - Movimagem