Luz Fluorescente - Alternativa ao projectores Kino Flo

Iniciado por Edgar Feldman, 22 / Dez / 2009, 20:18

Tópico anterior - Tópico seguinte

AC

Egar, provavelmente não é tão fácil dar-te uma resposta linear sobre o que comprar.

Se releres bem os posts do Raul, ele em poucas palavras deixou dicas muito importantes.
A escolha da armação depende tambem da forma como vais fixá-la. Vais usar tripés? Sendo um projecto "home made" terás de ser muito engenhoso na sua construção, e na adaptação de armaduras comerciais para que as possas usar com flexibilidade. Essa parte, sugeria-te ver como o Raul fez.
Acredita que com engenho e arte se constroem coisas tão boas quanto as comerciais.

As referencias que comentava no meu post anterior, como podes ver no link que tinha ficado anteriormente, são de lampadas da Kino de 1200mm, KF32 para 3200ºK e a KF55 para 5500ºK

Tambem estou pesquisando por catalogos da Osram ou Philps para encontrar as lampadas referidas pelo Raul

A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Edgar Feldman

Caro Caneira

No meu caso particular, penso comprar ao Raul os projectores. Vai ser dado um uso intensivo a eles durante os próximos meses. E não pode ser uma solução mal amanhada. Os projectores vão servir para iluminar um croma cujo objectivo principal nos próximos tempos se destina para filmagens de uma longa-metragem.
Apesar de ser um estúdio pequeno com 4 metros de largura por 4 de comprimento de comprimento (é de referir que green screen é que tem 4 metros de comprimento, mas tenho no total 9 metros de comprimento, ou seja tenho algum recuo para colocar a câmara, no fundo é um cubo 4/4 todo pintado de verde) por 3 de altura (eis o meu maior receio, o pé direito deveria ser mais alto, a ideia é pendurar os projectores que iluminam o croma e não mexer mais neles, depois para iluminar as pessoas é que penso ter uma iluminação movel com tripés). Ou seja, apesar de querer poupar ao não comprar os Kino Flo, não vou ser eu a construir os projectores (porque não tenho Know How para o fazer), mas outros projectos com menos responsabilidade, ou para ajudar gente nova que  começa a trabalhar em audiovisuais (já tenho 50 anos, aviso sempre a malta nova, que filmar é muito giro, mas para se prepararem para uma vida complicada, não é facil trabalhar em Portugal). Enfim seria  giro ver um kit de um projector que se monte num tripé.

Bom ano a todos,

Edgar

raul caldas

Caro A.Caneira e Edgar,
Creio que realmente a situação se deve ao facto dos produtores de lampadas fluorescentes, compactas ou não, ainda não se decidiram sobre uma referência comum de forma a que pela mesma, potência e formato, apenas restasse a côr produzida pela mesma.
Na Osram os nºs de côr são 3
o 1º para a restituição de côr os 2ºs para a temperatura em Kelvins, ou seja 950 corresponde a 9 classe máxima de restituição e 50 5.000ºK
os formatos de lâmpada para os tubos convencionais a referência é L seguido da potência por exemplo
    L36w/32 - 930  
actualmente para daylight estou a usar as da Philips com a refrência extra "Gráfica"

para as outras lampadas, de 55w compactas acresce a referência Dulux de Luxe 55w/930 ou 950

Á que ter em atenção que este tipo de lâmpadas não vem nos catálogos dos sites, e se forem a uma loja talvez tenham a sorte de encontrar um vendedor interessado e honesto para não vender "gato por lebre"    e se não tivermos um termocolorimetro os resultados podem ser desastrosos.

raul caldas

AC

Obrigado quanto às dicas sobre as lampadas Osram e Philips.
Confesso que não sabia sobre a codificação numerica da Osram. Interesante que indiquem a classe de restituição de cor.

Bom ano novo tambem para ti Raul e para os teus.

Cumprimentos

Edgar Feldman

Ao fazer uma busca no google por "Dulux de Luxe 55w/930 ou 950" encontrei neste site brasileiro ( http://www.mako.com.br/download/manuais/Manual_Digital_Lights.pdf ) este projector. Não tenho jeito para construir coisa igual, mas parece-me interessante.

Miguel Baptista

Olá gente,

Os meus Parabeam 400 vinham originalmente equipados com lâmpadas da Kino. Obviamente que quando as troquei fui procurar outras marcas uma vez que as Kino são muito caras.
Acabei por optar pelas lâmpadas da Osram, mas o modelo que escolhi não foi esse que já aqui foi referido. Optei pelas Osram Studioline 55W/3200 2G 11 (http://catalog.myosram.com?~language=EN&~country=COM&it_p=4050300575308).
Ao contrário das Dulux que são 3000ºK e têm um Color Rendering Index ≥ 90, estas estão calibradas a 3200ºK e apesar do Color Rendering Index ≥ 85, posso-vos dizer que as uso num Estúdio Chroma completo (o chão também é pintado de verde) e nunca me deram problemas a romper. Estou bastante satisfeito com elas.

Não sei se ainda vai a tempo, mas fica a informação.

Raul, vou mandar-te PM acerca dos teus projectores.

AC

Miguel Baptista
Bem Vindo ao PortugalVideo

Informação vem sempre a tempo. Obrigado por colaborar.

Cumprimentos