O chato e o sabichão

Iniciado por José Costa, 30 / Abr / 2010, 15:40

Tópico anterior - Tópico seguinte

José Costa

Boas.
Numa das muitas páginas que abundam aqui pela internet, fui encontrar uma num fórum que está na origem neste tópico. Nessa página, um User dá a sua opinião em relação a um assunto aí discutido, sem criticar, sem argumentar que ele está certo e os outros errados, sem tecer comentários contrangedores, nada... apenas e só a sua opinião acerca desse assunto.

Imediatamente alguém se sentiu atingido e se pronunciou, levando o autor do Post a ter que se "justificar". Como ele referiu e muito bem, apenas deu a sua opinião baseádo na experiência dele. Não criticou, não ofendeu ninguém, não se vangloriou. Apenas e só escreveu a opinião dele. E pelo meio referiu que o problema muitas vezes dos fóruns é que alguns Users são vistos como chatos ou como sabichôes.

-----------------------------------

Eu tenho de admitir que concordo com tal opinião. Muitos Users, principalmente os mais antigos nos fóruns e que habitualmente escrevem, têm uma certa tendência a conotar os Users mais "novos", e que se atrevem a escrever uma opinião contrária á da maioria, como chatos e/ou sabichôes. Não equoacionam a hipotese de estarem errados, e mais grave ainda, não respeitam a opinião dos outros. Assumem uma posição de boicote a esse User, contrariando toda e qualquer opinião expressa, a ponto de se recusarem a responder ou comentar os seus posts. Apenas porque esse User tem uma opinião contrária á deles.

Escusado será dizer que face a tanto alarido e boicote, muitos são os que simplesmente deixam de escrever e de frequentar tais locais. Um fórum devia (e deve) ser um sitio para troca de ideias e opiniôes, por mais diversas que sejam, pois só através da diversidade é que todos podemos evoluir em conhecimento. E num sitio em que novas ideias e opiniôes são repremidas, não á lugar á evolução. Mais ainda, quando são sempre os mesmos a escrever as mesmas coisas, deixa de haver passagem de conhecimento e passa a se verificar uma troca de informação. E informação não é o mesmo que conhecimento. Saber que uma câmera grava em HDV é informação, saber em que é que consiste o HDV é conhecimento. E cada vez mais os Users procuram informação, quando o que deviam procurar é conhecimento. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

AC

Fiquei a pensar do porquê desse tópico agora!

Algum alerta? Trocidou-se por aqui alguem por opinar?
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

José Costa

Boas.
Tem que existir uma razão para se colocar aqui um tópico?
Nunca lhe aconteceu escrever por aqui algo, apenas por ter vontade de o escrever?
Assim como na politica, tem-se que esperar por aqui o momento certo para se colocar o tópico certo?

Acredito que não!  :-k

Num outro fórum li algo, constactei uma tendencia que já havia observado em outros fóruns, e escrevi o que pensáva sobre isso. Não mencionei nomes, não coloquei links de indentificação do fórum ou tópico em causa, apenas e só me limitei a escrever o que pensáva sobre o assunto. Nada teve a ver com este fórum, com os Users daqui, com os tópicos que por aqui existem.

Algum alerta? Alguma indirecta para alguém em particular? Não, apenas e só um pensamento transcrito para palavras.

Alguém se sentirá atingido? Provavelmente sim, mas não foi escrito com essa intenção. Até porque quando quero "alertar" para algo ou alguém, não tenho problemas em o dizer.

É um simples e inofensivo tópico, escrito por escrever, sem segundas intençôes. Mas se entender ou entenderem que "fere" alguém, pois então sintão-se á vontade para o eliminar.

Certa vez dizeram-me que eu tinha jeito para escrever. Pelos vistos, enganaram-me!  ](*,) Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

AC

Calma José Costa, foi só um pensamento que se me levantou e uma pergunta que deixei.

Por aqui, não existe assim tanto essa dicotomia novos/antigos membros, penso eu de que...

Cumprimentos

José Costa

Boas.
Estou calmo... (como o macaco do leopardo), mas como referi inicialmente, foi apenas uma história que nada tem a ver com este fórum (ou será que tem?  :-k ). Boas.

AC