Premiere - captura de hdv

Iniciado por Fernando, 07 / Set / 2010, 14:09

Tópico anterior - Tópico seguinte

Fernando

Caros colegas, fui "presenteado", recentemente, com um pequeno problema em relação à captura de hdv pelo premiere cs5.
Ao fazer a captura de vídeo, costumo dividir em clips de 5 minutos, ou seja, na janela de captura do premiere, no lado direito, na área "Timecode", determino o "Set in" para 00:00:00:00 e o "Set out" para 00:05:00:00. A captura era iniciada normalmente, sendo que, ao fim de 5 minutos, a fita, na câmera, parava e aparecia a janela para definir o nome do clip. Definia, então, o nome e determinava, novamente o set in para 00:05:00:00 e o set out para 00:10:00:00 e assim sucessivamente. Tudo decorria sem qualquer problema. Isto com ficheiro DVCAM.
Porém, decidi fazer umas gravações em HDV. Ao fazer a captura, procedi exactamente da mesma forma que descrevi em cima. Aconteceu, no entanto, o seguinte:

1 - O 1º clip (dos 00:00:00:00 aos 00:05:00:00) foi capturado, todavia a fita, na câmera, não parou. Isto é: apareceu a janela, no premiere, para definir o nome do clip, mas a fita na câmera continuava a rodar (embora não estivesse a fazer a captura).

2 - Logicamente, quando defini o tempo do 2º clip, a câmera teve que rebobinar a fita até chegar o "set in" definido. Defini, então, dos 5 aos 10 minutos. A captura iniciou, porém, quando chegou ao 10 minutos, apareceu, no premiere, a janela para definir o nome do clip, mas não tinha sido capturada a totalidade dos 5 minutos. Ficou-se pelos 4:20.

A que se deverá isto? O preset que escolhi foi hdv 1080i25 (50i). A câmera que uso é esta:

http://www.sony.com.au/objects/Other/HVRV1P/html/index.html

No que capturei, além do clip de filme, em mpeg, foi criado, também um fichiro com o mesmo nome do clip, mas com a extensão xmp. Este ficheiro é para quê?

Desde já, agradeço toda e qualquer ajuda que possa aparecer.

AntonioRamos

Olá Fernando,

O problema que tu relatas, também já me aconteceu uma coisa semelhante anteriormente... Foi também com uma Sony... Ela agora já não faz, o porque não sei ao certo, ou foi do update do firmware ou foram os updates do software... Não é grande ajuda, mas tenta por ai...

Relativamente aos ficheiros XMP, serve para adicionar METADATA aos clips... É importante no processo de arquivo, pois se tens variadíssimos ficheiros, em cada XMP tens as "tags" ou "metadata" relacionada com o clip em si (local, projecto, hora, etc). Desse modo consegues saber do que se trata cada um deles...

Podes encontrar mais informações aqui.

Bom Trabalho,

António Ramos

Fernando

Caro António Ramos, quero, primeiramente, agradecer a sua resposta e o facto de se ter dado ao trabalho de me responder.

Quero, porém, comunicar que já resolvi o problema (ou, pelo menos, assim penso!). Poderá ser útil para alguém: na janela de captura do premiere, no lado superior direito há duas abas, uma "Logging" e outra "Settings". Na aba "Settings" há uma área, de seu nome "device control". Há, nessa área, um botão "Options". Cliquei lá e, em "Vídeo Standard", escolhi a opção PAL (estava NTSC). Experimentei, depois, fazer a captura como referi no post anterior e a fita, na câmera, ao chegar ao "Set out" começou a parar (conjuntamente com a captura).
Pedia, no entanto, a vocês, que são entendidos nestes assuntos que me dissessem se a resolução deste problema derivou deste "acerto" ou se isto não teve nada a ver. A questão é que não fiz mais nada para além disto!
E... desculpem lá, mas a ignorância é uma coisa deveras complicada!

Fernando

E, já, agora, só mais uma questãozinha: porque é que, no premiere, aquando da capttura de hdv, na área onde se deveria ver o filme a correr, apenas se vê uma imagem azul com as letras "Playing on video hardware", escrito em várias línguas? É normal?
Pergunto isto, porque na captura de ficheiros DVCAM o vídeo passa normalmente na janela de captura.
Mais uma vez, obrigado!

AntonioRamos

Olá Fernando,

Sim é normal, não te preocupes.... Em HDV, a visualização no pc durante a captação não dá...

Só dá se tiveres o projecto e a captura em DV.

Espero ter ajudado,

António Ramos

Fernando

Caro António Ramos, mais uma vez, obrigado pela sua resposta.