FaceBook - Não sei se gosto!

Iniciado por José Costa, 18 / Jun / 2010, 00:43

Tópico anterior - Tópico seguinte

José Costa

Boas.
Sempre tive consciência de que tudo o que escrevesse na internet podia passar a ser do dominio público. Com esse pensamento em mente, sempre tive o cuidado de não referenciar dados pessoais nem os nomes dos intervenientes nas minhas experiências de vida. Sei bem que pelos pormenores da história, um cliente, amigo, colega de profissão, etc.,  pode facilmente saber que me estou referindo a ele. É algo que não me preocupa muito, pois por norma o que eu penso já ele sabe. E não fazendo referencia ão nome dele ou a algum dado pessoal que a ele possa ser ligado por outros, só duas pessoas conhecem a identidade dos intervenientes nas minhas histórias: eu e ele.

Esta maneira de proceder efectuo aqui no fórum, assim como no blog, ou até mesmo em conversas com colegas de profissão. Não deixo de contar experiências se elas de alguma forma podem me ajudar a contar ou mostrar um ponto de vista, mas não falo em nomes. Gosto de assim proceder e entendo estar correcto neste procedimento. O direito á privacidade e a relação cliente/fornecedor/amigo é algo que respeito muito.

Isto vem do facto de sempre ter gostado de manter o controlo sobre a minha vida, de manter o controle sobre os meus dados, sobre as minhas histórias. Pelo que quando o PortugalVideo passou a fazer parte do Facebook, quando vi o meu avatar no Facebook, não sei bem se gostei. Não pelo avatar, mas porque podia ser a minha foto. E eu posso não gostar de mostrar a minha foto.

Não faço parte do mundo do Facebook, nem de outras redes sociais. Gosto de fazer parte de algo me me diga alguma coisa, e as redes sociais não me dizem nada. Não estou com isto a criticar quem delas faz parte nem a dizer que são superfluas, apenas elas não me dizem nada. E não me dizendo nada, ver os meus dados no Facebook, sem o meu controle, é algo que não me agrada. Estive a "navegar" pela página no Facebook, e também não compreendi lá muito bem como funciona esse esquema de amigos, de fãs. Talvez porque não faço parte da "familia", porque não estou registado. E assim, não sei dizer que dados meus estão agregados á pagina do Facebook, que dados meus são partilhados na página do Portugalvideo do Facebook.

Assim, por falta de muita informação relacionada ão facto, o que posso dizer é: "FaceBook - Não sei se gosto!"

Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

AC

Olá José Costa

Compreendo e respeito a tua posição, e para te deixar descansado, nenhuns dados são passados para o facebook, a unica coisa que fica lá é um link para o topico do fórum.
Certo que o é possivel passar o avatar de quem publicou o tópico, e que no caso de ser uma foto, é tambem uma foto que fica, mas não tem link a nenhum perfil.

Uma vez que expressaste algum desagrado, e é um direito teu, terei o cuidado de quando publicar lá um link para algum tópico, não incluir o teu avatar.

Quando alguem clica no "Gosto", a questão já é outra, pois apenas quem tem perfil no facebook pode usar essa opção, ou melhor se não tiver perfil, ou tiver e não estver logado no facebook, apenas aparece uam mensagem de erro.

Cumprimentos
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

José Costa

Boas.
De vez em quando vou fazendo uma visita á página do Portugalvideo no Facebook. Não tenho lá perfil, amigos ou fãs (seja lá o que isso fôr). E de vez em quando, um link qualquer de uma qualquer página da net, lá me encaminha para uma qualquer página do Facebook.

Não tenho nada contra o Facebook, mas também não vejo nada a favor. Ainda não entendi a lógica do esquema, mas também ainda não cheguei ão ponto de queimar a massa cinzenta, que dizem alguns já é pouca. Aquilo parece-me algo como um chat "Parabens, está muito bonito!", "A empresa X lança o producto Y", "Se amanhã não chover, vai estar um lindo dia!"

Quer-me ser dado a entender que é algo como os SMSs de um telemóvel, suponho eu, não sei. Ainda não "pesquei" o esquema. Mas á frente...

Nalguns tópicos (aqui no fórum), no local do "gosto" para o Facebook, encontro algo como 10.954 amigos gostam disto. Tal significa que dez mil e tal pessoas carregaram no local? Tanta gente assim? Ou sou eu que não estou a "pescar" mesmo nada do assunto? Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier