NAS e a segurança dos dados

Iniciado por José Rodrigues, 29 / Out / 2010, 21:07

Tópico anterior - Tópico seguinte

José Rodrigues

Boas.
Pelo facto dos comentários estarem a fugir do assunto, o tópico foi dividido e criádo um novo. O tópico original, que deu origem a este, pode ser lido em Tape vs. Flash. A razão da divisão prende-se com uma melhor organização dos assuntos. Acredito eu (José Costa) que todos estarão de acordo com esta divisão. Se no entanto houver oposição, é favor de se pronunciarem. Segue então o post cuja autoria é o José Rodrigues.

----------------------------------------------

Boas a todos,

Upa upa que tema...
Por acaso sei do que estão a falar, todos os dias lido com clientes que não se ralam com cópias de segurança. Volta e meia aparecem discos avariados e depois é uma choradeira...  :-k
Em alguns clientes temos sistemas NAS implementados como repositorios de dados e é uma boa solução, para mim a melhor que podem adoptar até porque um NAS permite outras funcionalidades sem custos acrescidos, claro que para nós isso não é relevante.

Ter um NAS em casa? É pah... até pode ser... mas ainda tem um preço elevado para a quantidade de dados que permitem armazenar, tendo em conta a utilização que nós, que editamos video, lhes damos.

Actualmente 1TB custa 60€. 1 Hora de filmagem em HD a minha camara dá 32GB na qualidade maxima, ou seja, 1000GB/32GB dá-me mais ou menos 31 horas de gravação.
Em tape seriam necessarias também umas 31, quanto custam 31 mini-DV?

Ainda à dias arranjei um disco de um cliente com 320Gb de um upgrade de um portatil, e já o enchi, esta etiquetado e arrumado... ho meu Deus ao que um gajo chega... dar-se ao luxo de ter um disco parado com coisas la dentro! Bem, quando o ligar daqui a dois anos pode não funcionar, eu duvido, mas pronto é o risco.

É que realmente, isto no vídeo torna-se um problema, cliente com anos de trabalho possuem 100GB de dados sendo desses 100GB uns 40GB de lixo a maior parte das vezes, um gajo numa hora tem logo de arrumar 32GB...

É a vida  :lol:

Abraços,
José Rodrigues

José Costa

Boas.
Citaçôes de José Rodrigues:
"um NAS permite outras funcionalidades sem custos acrescidos, claro que para nós isso não é relevante."
Muito pelo contrário, para quem trabalhe profissionalmente em edição de video e tenha mais que um PC ou MAC, um NAS faz toda a diferença em aumento de productividade. E um NAS devidamente optimizado e configurado permite poupar dinheiro, aumenta a capacidade de armazenamento disponivel para cada PC ou MAC, além de garantir a segurança dos dados. Mais que uma boa solução de armazenamento e backup, é uma óptima ferramenta e amigo do editor de video.

"mas ainda tem um preço elevado para a quantidade de dados que permitem armazenar"
O maior disco rigido que actualmente se pode comprar tem uma capacidade máxima de 3 TB. Um NAS devidamente escolhido pode ser expandido até 30 TB, pelo custo de apenas os seus discos rigidos. Um NAS não fica muito mais caro que os discos rigidos correspondentes. Não pode é ir comprar um NAS à Fnac, pois só o NAS sem discos custa algo como 500 euros e está limitado a 2 discos. Tem que partir para a opção de voçê próprio construir ou mandar construir o seu próprio NAS. E então o NAS não custa mais que os discos rigidos. Ou pouco mais.

"Em tape seriam necessarias também umas 31, quanto custam 31 mini-DV?"
Se as comprar em Espanha, custa-lhe menos que os 60 euros. Mas mesmo por cá, 70 euros dá para a festa. Mas mais importante que o custo das cassetes, será: quanto custará perder 31 horas de gravação?

Tema de facto interessante! Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

José Rodrigues

Boas a todos,

Desculpa mas não posso estar de acordo com o teu ponto de vista.

Eu, felizmente ou não, tenho experiência no que diz respeito à informatica pois é o meu trabalho. Em relação aos NAS, como eu tudo, existem pontos importantes que é necessário referir. Um bom NAS não custa o preço dos discos, ainda mais quando estamos a falar de um NAS que leve mais de quatro discos. Um bom NAS possui um sistema operativo proprio, uma versão de linux, no qual é necessário por vezes brincar para que este faça o que queremos (convem é fazer copias das alterações que fizemos antes de fazer um upgrade ao firmware  ](*,)), para alem disso quando falava de software falava de montes de serviços que podem correr que não são nececessários a menos que quem esteja a utilizar o NAS tenha um conhecimento de informática bastante avançado.

Se é para falar em segurança de dados, tu colocarias 4 ou 5TB de dados num NAS que custa o preço dos discos? Podes por, mas não podes dizer que tens os dados seguros, pode saltar a tampa à controladora neste caso manhosa... e derreter com os teus dados até então seguros.

E quanto maior o volume de dados que falamos, falaste em possivelmente 30TB, estamos a falar de um volume de dados que não se podem perder por causa de termos um NAS que custa o preço dos discos. Lembrem-se sempre que a controladora é o mais importante no que diz respeito a um sistema RAID.

Segundo a minha experiência em sistemas RAID, em termos de desempenho uma controladora onboard é treta, ainda que em RAID0 tenha um desempenho aceitavel. Eu utilizo a onboard porque só utilizo RAID0, por agora, se tiver necessidade de aumentar vou passar para uma controladora PCI que não custa menos de 400 ou 500€.

Num NAS passa-se precisamente o mesmo, ainda que aqui o desempenho não seja importante porque é apenas para armazenamento, mas para a fiabilidade penso que sim.

Se queremos por 10 discos num NAS, convem que escolham bem o NAS, pois não será mais um brinquedo que até pode avariar já que os 3TB de dados que la temos até os temos e meia duzia de DVDs na secretaria.

Uma coisa é certa, para o trabalho que fazemos, e para as verbas que temos disponiveis, nunca podemos dizer que temos os nossos dados seguros, podemos é ir rezando para que isso aconteça.

Um abraço,
José Rodrigues

gcoutinho

Eu só faço cópia 1 cópia de segurança para um disco externo, a outra redundância :) é um/dois/ ou os necessários com o material em bruto que entrego aos clientes.
Normalmente entrego (no caso do video) o material editado e os dvds com o video em bruto.
Costumo dizer ao cliente "Guarde isso.. se for necessário um dia mais tarde... " :)
Se a nossa cave inundar :) temos várias cópias de segurança espalhadas pela zona.

Desculpem, não quero subvalorizar o tópico com piadas :) até porque as minhas habilitações são mesmo na Àrea da Informática.
No que diz respeito a este assunto, mais propriamente à redundância de dados, tenho a minha opinião formada, se o material for cuidadosamente manuseado dificilmente nos deixará ficar mal, mas não nos podemos livrar dos azares. Os unicos casos que me passaram de mão graves foram, discos que caem ao chão (em funcionamento raramente sobrevivem ) e aqueles que "falecem" pela idade, por exemplo discos que trabalham 24 sobre 24 horas que necessitam de acesso permanente como por exemplo em redes, servidores etc. Mas estes ultimos não dispensam de um RAID com redundância de dados, se  um dos discos rebenta podemos colocar um novo sem perder a informação.

Claro que é necessário avaliar até que ponto devemos avançar no que diz respeito às cópias de segurança.

Acho que tudo é discutivel, eu sinceramente prefiro comprar discos e ligar a uma caixa externa USB ou eSata.
Comparar o preço de um disco de 1 Tera com uma quantidade de DVD's por exemplo capaz de satisfazer as mesmas necessidades em espaço, os dvd's saiem mais caros além de demorar imenso tempo a copiar/aceder dados.
Se realmente alguém quiser fazer as suas cópias de segurança por cerca de 120.. 130 euros já o faz e com redundância de dados.

Com o passar do tempo 1 Tera não é nada... mas... é a vida! :) É sinal que estamos a trabalhar bastante e há que continuar a salvaguardar os trabalhos.

Com isto tudo.. me apercebi que fugi to tópico, Tape vs Flash, mas não pude deixar de dar o meu contributo.
Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom

José Costa

Boas.

José Rodrigues, o que escreve não deixa de ter a sua dosse de razâo, mas veja as coisas pelo seguinte ponto de vista: o NAS que compra depende do que pretende dele e do dinheiro que tenciona dispender no mesmo.

Para um editor de video, o que se pretende básicamente de um NAS é o armazenamento partilhado para todos os PCs, estejam eles na mesma sala ou do outro lado da cidade. Um NAS é, grosso modo, um disco rigido externo que fica ligádo a todos os PCs por rede, e dependendo do número de PCs a ele ligádo, estará mais ou menos dimensionado. Um NAS para uma pequena productora de video, em que uma dezena de PCs a ele acedem, não servirá de todo para uma grande organização, tipo uma Sony ou outra, em que estão por exemplo 500 PCs ligádos ão mesmo tempo. Para além do número de PCs ligádos, temos ainda a questão capacidade de armazenamento, entre outros factores.

Referi e cito " o NAS não custa mais que os discos rigidos. Ou pouco mais." Como assim?
Se fôr a uma loja qualquer comprar um disco rigido, vai pagar x por ele. Mas se em vez disso fizer uma pesquisa na net, vai descobrir o mesmo disco por um preço mais baixo. Entre agora em contacto com duas ou três lojas e proponha a compra de 10 discos. De certeza que vai obter um bom desconto, desconto esse que dará para a ajuda da compra do restante hardware, para você fazer o seu NAS. Será o melhor NAS do mundo? Não! Mas será um NAS com as funcionalidades necessárias e mais que suficientes para 6 ou 10 editores de video, com um desempenho tão bom ou melhor que muitos NAS à venda, que têm um preço muito mais elevado. Ficará muito mais caro que o preço dos discos? Se obtiver um desconto de por exemplo dez euros em cada disco, e se à compra dos discos incluir o restante hardware, provavelmente pouco mais terá a pagar. E se trabalhar profissionalmente em video, também provávelmente terá mais que um PC, e se calhar algum encostado a algum canto, em que poderá utilizar um deles para o NAS.

Falemos então da segurança dos dados.
RAID não é backup. A função de um RAID é permitir que o sistema se mantenha em funcionamento, sem degradação de desempenho e sem perda de dados, até ser possivel a substituição do disco ou discos avariádos (excepção ão RAID nivel 0). Um bom NAS tem discos hot-swap, também conhecidos por "troca a quente", mas isso significa que os custos serão mais elevados, pois só a gaveta para os discos custa quase tanto quanto um disco. Se não se importar de desligar o sistema para trocar o disco, perdendo assim 3 minutos do seu tempo, pode colocar os discos internamente, como convencionalmente, e assim poupar bastante dinheiro. Junte a isto uma caixa de servidor necessária para o hot-swap, que não custará menos de 150 ou 200 euros, e a factura sobe. Pelo contrário, duas simples caixas de PC fazem a mesma função. OK, não será um NAS de 1U de altura, mas cumprirá a sua função, religiosamente.

Uma controladora por hardware, mesmo das mais conceituádas, também pode avariar. E no caso de avaria, ou coloca uma controladora igual no sistema, mesma marca e modelo, ou perde todos os seus dados. Isto porque a substituição de uma controladora por outra, que não o mesmo modelo, não permite recuperar os dados, pois os algoritmos utilizados pelas controladoras são diferentes de fabricante para fabricante e mesmo de modelo para modelo. Já o RAID por software tem a vantagem de apenas ser necessário mudar os discos para outra board, sem perda de dados. Excepção ão Fake RAID, que se baseia no chipset das boards. Mas dasactivando o RAID nessas boards, não à perdas.

Maís, o RAID não proteje os dados de avarias da controladora. O RAID apenas proteje os dados no caso de avaria de discos. Mas existem vários niveis de RAID, cada um com as suas vantagens e inconvenientes, que quando devidamente implantados são um grande contributo para a segurança dos nossos dados. Tudo depende do preço que está disposto a pagar pela segurança dos mesmos.

Desempenho
O melhor RAID (a nivel de desempenho) é por hardware. Mas isso significa que à um custo a pagar. RAID por software é mais que suficiente num NAS destinado a uma dúzia de utilizadores, se bem que é um facto que uma controladora dedicada terá mais funcionalidades e um rebuild mais rápido que por software. Mas existe a questão do preço. Assim, mais uma vez, uma avaliação das reais necessidades pode ajudar a poupar bastante dinheiro. Tanto mais que uma controladora PCI, já que a referiu, não é a melhor opção para desempenho, pois ela está limitada a 133 MB/s, isto teóricamente, pois na prática será muito menos. Melhor que PCI será o PCIe, mas voltamos novamente à questão preço.

Software
Ele está disponivel na web, ão custo do preço de um click. E não estou a falar de pirataria, mas sim de software Open Souce. Grátis e disponivel para todos. Assunto que aliás já por aqui comentei.

Compreendo o seu ponto de vista, e ele não deixa de estar correcto, mas definindo vem as prioridades e sabendo fazer as opçôes correctas a nivel de hardware, é possivel ter um NAS por um preço bastante baixo, praticamente o mesmo que os discos rigidos. Até porque não venho para aqui propôr sistemas que nenhum de nós pode comprar, mas sim equipamentos que estarão ão alcance da maioria de nós e que vêm aumentar em muito a productividade.

Um NAS pode ser um sistema caro e com bastantes caracteristicas/funcionalidades, mas também pode ser um sistema bastante acessivel e no entanto ter o desempenho e fornecer a necessária segurança dos dados para um productor de video independente. Porque uma pequena productora não tem as mesmas necessidades que uma SIC ou RTP.

O NAS que se compra (ou se constroi) depende do que pretende dele e do dinheiro que se tenciona dispender no mesmo. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier