Som – ficheiros .flac

Iniciado por Mário Rui, 07 / Jul / 2011, 07:59

Tópico anterior - Tópico seguinte

Mário Rui

Tenho um album de música cujos ficheiros estão em extensão .flac. Nunca me tinha cruzado com tal extensão mas procurei o que "isso" queria dizer e fiquei a saber que:
"FLAC (acrônimo de Free Lossless Audio Codec, que significa Codec Livre de Áudio Sem Perdas em inglês) é um codec de compressão de áudio sem perda de informação. Ao contrário de codecs com perda tais como o MP3 e o Vorbis, ele não remove nenhuma informação do fluxo de áudio, mantendo a qualidade do som."
Porreiro, pá! Só que esta extensão não toca no iTunes nem me permite utilizar o som em edição de vídeo.
Dei dois clics num ficheiro do album e abriu-me o Audacity (estou num Mac). A partir daqui permite-me exportar numa série de formatos. Escolhi o Mp3 mas não consegui gravar porque me pede um file xxx.dylib que não sei onde está. Voltei para as outras opções de exportação (ver imagem anexa no final deste post) e gravei sem problema em 3 formatos:
AIFF (kind: AIFF audio file; size: 26.7 MB; bit rate: 1411 kbps; sample rate: 44.100 kHz)
WAV (kind: WAV audio file; size: 26.7 MB; bit rate: 1411 kbps; sample rate: 44.100 kHz)
MP2 (kind: MPEG audio file; size: 3.1 MB; bit rate: 160 kbps; sample rate: 44.100 kHz)
A seguir ouvi-os no iTunes e não consegui distinguir diferenças entre eles.

Qual é a melhor forma de converter ficheiros .flac?
Qual o melhor formato a escolher para depois gravar os ficheiros?

Obrigado

Joao Bastos

Eu converteria para .wav, mas o Vegas importa directamente ficheiros .flac !!!

Saudações
Camara Panasonic DSLR Lumix GH4 c/ Gimbal -  Vegas Pro 16 - Vegas DVD Architect 7 - Cinescore - Plug-in's NewBlue, Prodad, etc. (Software registado)

Luís Rolo

Citação de: Mário Rui em 07 / Jul / 2011, 07:59
Qual é a melhor forma de converter ficheiros .flac?

Com o VLC podes exportar para vários formatos (incluindo WAV e mp3).
Vê a opção "streaming/exporting wizard".

Citação de: Mário Rui em 07 / Jul / 2011, 07:59
Qual o melhor formato a escolher para depois gravar os ficheiros?

Depende.
Se é simplesmente para ouvir e queres poupar espaço em disco, mp3 (mínimo 128kbps).
Para edição convém evitar mais uma recompressão (pois vais comprimir outra vez na exportação final), por isso AIFF ou WAV a 48kHz e 16bit.
"Se tirou o curso na Católica e está a trabalhar num centro comercial... é porque quer. Com o curso da Católica podia muito bem estar a trabalhar como freira e a fazer videos de missas." - Mário Rui Fernandes

Mário Rui

Obrigado Luís. Fiz a experiência por curiosidade, mas não correu lá muito bem. Depois de algumas complicações, consegui exportar um ficheiro do VLC em MP3, mas o som ficou completamente marado.
Se o AIFF é bom para vídeo, o Audacity vai resolvendo.

Mário Rui

Citação de: Joao Bastos em 07 / Jul / 2011, 10:38
Eu converteria para .wav, mas o Vegas importa directamente ficheiros .flac !!!

Obrigado João Bastos, mas o meu negócio são Mac's (apesar de o WAV também funcionar no Mac) e iMovie... que só aceita ficheiros audio através do iTunes, e este não aceita .flac's.

Nuno S. Ferreira

Mário, deparei-me há uns tempos com uma situação idêntica. Necessitei de um ficheiro que estava em .flac, mas precisava de converte-lo para .aiff para utilizar no final cut.
Fiz uma pesquisas e encontrei um conversor gratuito que funciona às mil maravilhas. Desde então é o que uso para converter ficheiros áudio. É só abrir o programa, escolher o formato para que queremos exportar, abrir o ficheiro de origem e automaticamente é criado um novo (no formato que queremos) na mesma pasta.
Aqui está: http://www.macupdate.com/app/mac/23430/x-lossless-decoder

Mário Rui

Obrigado Nuno Ferreira, já fiz o download do software que sugeriste. Só que, curiosamente, de momento não tenho nenhum ficheiro .flac para experimentar porque estive a convertê-los no Audacity e depois atirei com todos os flac's para o lixo (qual Moody's).
Mas brevemente devo arranjar mais porque ando numa musical para uma série de vídeos que tenho para editar nas férias... hobby a quanto obrigas!