Fazer outra coisa.

Iniciado por José Costa, 02 / Fevb / 2011, 13:33

Tópico anterior - Tópico seguinte

José Costa

Boas.
Em conversa com colegas de profissão, lá vou sabendo deste ou daquele que encostou as botas, deste ou daquele que partiu para uma nova profissão, deste ou daquele que quer fazer outra coisa, mas não sabe bem o quê.  Como eu tantas vezes digo, são muito novos para irem para a reforma e demasiádo velhos para iniciarem uma nova profissão.

Trabalho na área do video à já cerca de 16-18 anos. Comecei naquilo que designo por "reportagens BBC (Bodas, Batizados e Casamentos)". De lá para cá, já passei pelos videos institucionais, dei formação na àrea do video, e sempre fiz a edição dos meus próprios trabalhos. A captação de imagem e a edição andam sempre de mãos dadas, mas estas também são muitas vezes limitadas pelo valor que o cliente está disposto a pagar. Quanto mais elaborado o trabalho, mais tempo e recursos exige, tempo e recursos que o cliente na maioria das vezes não está disposto a pagar.

Durante bastantes anos, fiz também a edição de video para terceiros, trabalhos esses que tenho vindo a abandonar gradualmente nos últimos 2 anos, por uma serie de razôes. Uma delas é a saturação.

A vida tem sido sorridente comigo, e nestes últimos anos tenho-me movimentado cada vez mais na àrea do video broadcasting. A diversidade de situaçôes e de acontecimentos é benéfica para a consolidação de conhecimentos, e contribui para a aliviação do stress que as reportagens BBC carregam. Não será tanto o stress, mas mais a saturação de ser sempre o mesmo, serviço após serviço. Mudar é bom.

Quem nesta área se movimenta, a do video, quem dia após dia faz sempre o mesmo tipo de trabalho, começa mais cedo ou mais tarde a sofrer do mesmo problema que eu: saturação. São muitas horas em frente a um PC, um trabalho muito solitário, muitos fins-de-semana sem o convivio com a familia (quando estão eles em casa, estou eu em serviço), os clientes que cada vez mais querem pagar menos, a um ponto de quererem os serviços quase ão preço da chuva. O aumento da concorrência (leal ou desleal) também não contribui para as melhoras.

Esta saturação tem-me levado a tentar explorar outras àreas, ou pelo menos, a enveredar por outros caminhos. Por vezes é necessário parar e pensar, fazer o foco e manter o zoom no que realmente interessa. Pois se é certo que a saturação é já muita, também é certo que adoro video. E muito honestamente, não me vejo a fazer outra coisa que não aquilo que eu gosto.

Fico triste quando sei que um colega abandonou a profissão. Fico triste quando ouço outros a se "lamentar" do actual estado das coisas. E se por um lado estou solidário com eles, por outro lado não posso deixar de pensar que não é aquele o caminho que eu quero seguir. Acredito que existem muitos outros caminhos a se percorrer, sem ter que necessáriamente passar pelo abandono de uma profissão. Tanto mais quando se gosta dela. O diábo é que sem sempre é fácil deixar de fazer algo que já se faz à tantos anos, para se passar a fazer algo totalmente diferente. As portas estão normalmente fechadas, e é o passado que por vezes nos entre-abre algumas portas. Só temos de estar com atenção para nos apercebermos dessas pequenas aberturas. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Tiago Carvalho

Viva

Revejo-me em muito naquilo que o José acaba de escrever...
De facto tenho pensado o mesmo, tenho 31 anos e falta pouco para que metade da minha vida esteja ligada às produções videográficas...

Vivo do que faço não daquilo que me dão, pois nao tive a sorte de nascer num berço de ouro. Comecei, andei, ando e andarei no mundo dos BBC's. até quando? Não sei... Só sei que perante todas a vicissitudes nos dias que correm me fazem pensar que os BBC's são sempre benvindos e quanto ao valor de cada trabalho, se podia ser mais ou não,  isso é outra lavoura.

À pouco mais de 5 meses fui pai pela primeira vez :). Já pensei montes de vezes em deixar esta vida do mundo dos videos... tenho pensado "e agora, tou tramado, vem o verão vem os fins de semana ocupados e o meu filho...e o tempo que quero passar com ele?" isto leva-me a pensar muita coisa...mas deixar algo que se gosta.... deve ser mesmo mau.

Felizmente tenho trabalho que me ocupa "noite e dia" e só edito aquilo que capto, não so os BBC's bem como institucionais...enfim o que aparece...também ja fiz edições para outras pessoas e sinceramente fartei-me, mas dadas as tais vicissitudes que correm + a familia + objectivos profissionais = a ter de continuar nesta vida, pois é isto que quero, que gosto e que irei fazer "até que a morte me separe" daqui a 50 anos :D

Acredito que melhores dias virão.

Abraços e boas imagens ;)