DIY - Dolly Igus

Iniciado por gcoutinho, 20 / Mai / 2011, 20:02

Tópico anterior - Tópico seguinte

gcoutinho

Actualizei o tópico inicial com video em tripé só para verem como ficou.  ;-)
Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom

Mário Rui

Citação de: Paulo Paulino em 20 / Mai / 2011, 21:54
o tamanho é limitado pelo tamanho das barras ser mesmo esse o tamanho que existe ou existem barras maiores?

As barras (guia dupla) podem ser encomendadas até 4m de cumprimento. Estive a explorar o site deles e achei muito interessante a diversidade de opções possíveis. Podem fazer no link abaixo as configurações que quiserem e o simulador informa o preço final:
http://www.igus.pt/wpck/default.aspx?PageNr=2004&scroll=195&step=1

No meu caso (Canon HV40), estou com algumas dúvidas para as quais agradeço a vossa colaboração.
Passos do simulador:
Passo 1 - Diâmetro do veio (mm) 06, 10, 16, 20
Estou inclinado para o 10mm

Passo 2 - Largura da guia (mm) 40, 80
Estou indeciso. Acho que a de 40 ficará mais leve e será mais fácil para transportar à mão, mas não sei se no tripé funcionará melhor a de 80. Agradeço opinião.

Passo 3 - Cumprimento do patim (mm) 100, 150, 200
Estou indeciso entre 100 ou 150. Quanto mais comprido for o patim, mais espaço "rouba" ao cumprimento da guia e reduz o espaço de movimento. Agradeço opinião.

Passo 4 - Nº de carros
Um (uma unidade). Não preciso de mais.

Passo 5 - Cumprimento da guia (mm)
800 ou 1000. 80cm são mais práticos para manusear e até para equilibrar no tripé. Mas poderá haver situações em que 1m dava jeito. Não sei. Agradeço opinião.

Passo 6 - Preço e configuração final (é pena não informarem o peso do produto)
Situação A (por ordem dos passos): 1) 10; 2) 40; 3) 100; 4) 1; 5) 800 = 85,62€
Situação B (por ordem dos passos): 1) 10; 2) 80: 3) 150; 4) 1; 5) 1000 = 129,89€

Deixo aqui mais um link onde se pode ver dois sliders de diferentes medidas, para comparação:
http://cinema5d.com/viewtopic.php?f=75&t=17868&hilit=igus

Obrigado

gcoutinho

Na altura que contactei a Igus eles também me deram este orçamento mais económico para uma Guia mais estreita, que para maquinas pequenas é mais que suficiente.

Pos. 1    Guia simples em alumínio, art. num. WS-10-40
                quantidade = 1 x 1000 mm

preço = 52.54 € / m

Pos. 2   Carro de deslize, art. num. WW-10-40-15
                quantidade = 1 carro com 150 mm comprimento

preço = 36.71€ / carro
IVA Não incluído.

Carlos Silva

Boas, gostaria de perguntar se para as DSLR, uma Canon 550d para ser mais especifico, essa ultima guia de que fala não será mais que suficiente. Estou bastante inclinado em adquirir um brinquedo desses e acho que a guia mais estreita poderá servir a causa sendo esta a configuração final:
-Diâmetro do veio:     10mm
-Largura da guia:     40mm
-Comprimento do patim: 100mm
-No. de carros:             1
-Comprimento da guia:   1000mm
-Preço:    96,85 EUR S/IVA + 11 EUR de portes

Abraço

gcoutinho

sim é suficiente,
O que estabiliza o slider depois serão as "sapatas" que se instalarem. Eu coloquei duas barras de alumínio com 10cm aprox.