Fabricados para não durar...

Iniciado por gcoutinho, 25 / Mar / 2011, 11:58

Tópico anterior - Tópico seguinte

gcoutinho

É assustador, mas verdade.
Muito bom este documentário
Explica muito bem a economia moderna...
http://www.rtve.es/noticias/20110104/productos-consumo-duran-cada-vez-menos/392498.shtml
Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom

Pedro Rocha

Mas à vários anos que não tenho dúvidas disso, o único material que ainda acho que merece alguma atenção na qualidade e durabilidade é o material Broadcast, porque as televisões assim o exigem. Trabalho com umas das primeiras consolas de áudio digitais do mundo (Calrec Alpha 100) que custou à estação perto de 100.000€ (20.000.000 Escudos), está à 11 anos a trabalhar 24/7 sem ser desligada da corrente. Onde é que a empresa Calrec vai buscar dinheiro? Nos contratos de manutenção...
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

Filipe Araújo

Este link é a mais uma prova do que todos desconfiam.

Posso dar um exemplo pessoal, comprei uma impressora Samsung, e custa-me mais um pack dos toners do que a compra da impressora já com os toners incluidos.

Esta impressora poderia durar muitos anos, é o mundo em que hoje vivemos, só espero que o futuro nos perdoe. Filipe Araújo. 

gcoutinho

Também posso dar o exemplo que temos cá, fez-se um investimento brutal em servidores e equipamentos Dell, mas a Dell, 5 anos depois já não garante peças de substituição.
Temos um contrato de manutenção mas válido só até aos 5 anos de vida util do equipamento, depois desse prazo o contrato tem de ser re-avaliado.
Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom

José Costa

Boas.
Cada caso é um caso, mas não será o consumidor o culpado muitas vezes?
Os productos bons e duráveis existem, mas no entanto não vejo os consumidores a comprarem os ditos productos, ou pelo menos, não são os primeiros da lista de compras. Porque são mais caros, dirão alguns... pois são, e esse é outro dos problemas. O consumidor quer um producto bom e durável, mas quer pagar o mesmo que paga pelos productos "chinocas". E nem sempre isso é possivel.

Cada caso é um caso, mas muitas vezes a industria só dá aquilo que o consumidor quer: productos maus e baratos. Porque se a industria os fabrica, é porque alguém os compra. As opçôes existem, para os que querem fazer opçôes. Mas essas opçôes são mais caras.

Lobbies? Se existem, e existem, só existem porque deixamos. Se em vez de meter a cabeça na areia, deixarmos de comprar os productos que não correspondem ãos nossos ideais, os fabricantes mudam de estratégia. Pois, as lampadas têm um tempo de vida curto, mas todos continuam a comprá-las, apesar de existirem alternativas muito mais duráveis. Mas são mais caras... e voltamos novamente ão mesmo. É mais fácil atribuir culpas ãos fabricantes, do que olhar para o nosso umbigo.

Monitores CRT... quem é que ainda os tem? São bons e duráveis, mas quantos é que não os encostaram a um canto da garagem (para não dizer que os meteram no lixo) e foram  comprar um desses LCDs, que são baratos e não prestam, mas são muito bonitos? Será culpa dos fabricantes? Sabiam que existem bons monitores LCD? Pois o preço...

Cada caso é um caso, mas as alternativas existem, mas torna-se necessário fazer as opçôes. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Fernando Martins

Citação de: Jose Costa em 27 / Mar / 2011, 02:20
Sabiam que existem bons monitores LCD? Pois o preço...

Cada caso é um caso, mas as alternativas existem, mas torna-se necessário fazer as opçôes. Boas.

Se tiver tempo falarei disso noutro tópico onde o assunto tb é relevante, mas isso é uma das muitas verdades em relação à escolha de equipamento (sob a velha bitola de "o barato sai caro").

Por volta de 2006 já havia imensos monitores a custarem 500 ou mesmo 300€. Nessa altura o meu CRT pifou e ao procurar monitores que me interessassem não consegui encontrar nenhum LCD de jeito por menos de 1500€. Na altura adquiri um HP em segunda mão que foi um negócio "da China": custou-me 750€, novo teria custado quase 2500.

Neste momento já há uns monitores bastante razoáveis por uns 600/700€, mas menos que isso são lixo (sim, sei que há por aí monitores por 150€... são lixo)

É que para quem trabalha muito tempo com um computador, para além das peças internas (onde já falei noutro tópico) há que pensar na interacção com o computador. Sim, que estar 12 ou mais horas por dia "agarrado ao computador" provoca as suas mazelas e desconforto, por isso ou o equipamento de interface é bom ou está-se lixado.

Por isso há 3 "peças" fundamentais: o rato, o teclado e o monitor.  A ergonomia do teclado, a disposição das teclas, o seu tamanho, o nr de funções extra de que dispõe etc são fundamentais para quem escreve muito (e pelos vistos nós escrevemos muito ;-) ). O rato é imprescindível que seja ergonómico para a NOSSA mão (e como as mãos são diferentes, um rato que seja bom para mim não é necessariamente bom para outra pessoa), que não seja muito pesado nem muito leve, que não force a posição dos dedos, que tenha botões acessíveis E programáveis, etc.  Por razões óbvias, se se trabalha em imagem o monitor é duplamente importante pois para além de não ser uma coisa que dificulte a visualização terá de poder visualizar fielmente as cores e, possivelmente poder calibrar a cor para diversos meios de saída.

Em suma, não é com um teclado rasca, um rato de 20€ e um monitor de 150€ que nos safamos. Isso é para quem usa um computador 1 hora por dia ao final do dia para ir ver "gajas nuas"!
Fernando Martins
_____
/- /|/| 3D Animation and Special Effects

LG

Ratos só trackball

http://www.mrgadget.com.au/uploaded_images/Logitech_marble_mouse_trackball_blog-749054.jpg

duram imenso, ando sempre com o meu atrás
há muitos que não gostam,

ou melhor ainda, uma mesa grafica

http://www.gayakuman.com/uploads/2009/09/wacom-bamboo-series-01.jpg

mais para tratamento de imagem, ilustração etc... tem a grande vantagem que ao final do dia, poupamos imenso a mão/braço, sempre evita um bocadinho as tendinites e males do genero