Ajuda para o encore cs5 dvd double layer

Iniciado por Filipe Araújo, 26 / Jul / 2011, 00:39

Tópico anterior - Tópico seguinte

Filipe Araújo

Olá a todos,

preciso da vossa ajuda em algo que estou a dar em doido, tenho tentado criar um dvd double layer de um casamento no encore cs5, mas não consigo. A minha dúvida passa por não saber como indicar ao programa a "layer break", caso alguem me possa ajudar fico muito grato.

Obrigado e cumprimentos, Filipe Araújo.

António Cristo

quantos lados graváveis tem o DVD?
Se só tem um qual é a questão? se o gravador é dual é só indicar ao programa o tipo de mídea.

Se tem dois .. há que partir em dois processamentos.

Filipe Araújo

Bom dia Antonio Cristo,

muito grato por responder-me, tem razão quanto aos lados, neste caso é um 1 e sempre parti do principio que seriam sempre dois (double layer), qualquer das formas se poder-me ajudar ficar-lhe ia muito grato. O meu problema é o seguinte:

Tenho um ficheiro .avi com 15 Gb, que quando o coloco no encore para a criação do menu, o programa faz-me um calculo para um valor próximo dos 3.85 Gb de ficheiro final e resulta em algum grão na imagem. Para minimizar esse resultado, creio que um dos caminhos passa por utilizar DVD-DL.  Assim quando altero no Encore a indicação para DVD DL, o calculo do programa continua o mesmo 3.85 Gb (esta era a razão porque partia do principio que o problema seria da "layer break"), consegue-me explicar o que estarei a fazer mal para não conseguir visualizar um calculo final próximo dos 8 Gb.

Desde algum tempo que tenho pesquisado na Web mas ainda não consegui encontrar a solução.   

Muito obrigado pela sua ajuda e tempo, Filipe Araujo.

José Costa

Boas.
Um disco DL tem como que dois discos de DVD colados um em cima do outro. A função da layer break é dizer ao leitor de DVD que terminou de ler "um" dos discos e deve começar a ler o outro. No modo automático, o software coloca a layer break num ponto intermédio do video, ou em algum menu. No modo manual, pode-se dizer em que ponto exacto do video se pode colocar a layer break, ou até mesmo em que menu, uma vez que a passagem de leitura do disco "um" para o disco "dois" tem como resultado uma pequena paragem (ou "freeze") na leitura fluida do video. A escolha da colocação da layer break permite tornar imperceptivel (ou mesmo eliminar) esta "paragem" na leitura.

A razão do seu problema prende-se, a avaliar pelo que você escreve, pelo nivel de compressão que está a utilizar. Para "encher" mais o DVD-DL, tem de diminuir a compressão. Quanto menor a compressão, mais o espaço ocupado e melhor a qualidade de imagem. No seu caso especifico, uma vez que refere que o ficheiro avi tem cerca de 15 GB, não consiguirá encher o disco DL, pois não poderá utilizar valores de compressão superiores ãos máximos permitidos para o authoring, que são os 10 Mbit/s em pico e os  8 Mbit/s em modo continuo, pois se utilizar valores superiores o DVD não será lido devidamente pelos leitores. Verifique os parametros de compressão, mudando, se fôr o caso, para CBR a 8 Mbits, situação em que obterá o máximo de qualidade. A razão de apenas ocupar cerca de 3.85 GB no seu projecto é devido à compressão que está a utilizar, nos parametros de compressão.

Tenha no entanto atenção ao facto de que muitos leitores de DVD no mercado têm problemas na leitura de DVD-DL, pelo que os DVDs convencionais são preferiveis. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

António Cristo

Uma parte da explicação o José Costa já te descreveu.

Levas um avi ao encore... isso demora muito tempo na codificação para MPEG2/DVD e a qualidade não é a melhor... mas....

Porque não levas o ficheiro já pronto? Usas o Premiere? é que aqui no premiere o export do ficheiro é completamente manobrável em termos de bit rate e não só.... No encore não.

Outra questão muito relevante na ocupação de espaço é o audio.

Mas depende muito de vários factores... 15GB é +/- 1h10/5 minutos de video o que dá esse valor 3.xx GB se o áudio estiver em PCM, talvez menos se o áudio estiver em Layer2MPEG

DVD é DVD deve estar a falhar algo no que estás a transmitir.... Dual Layer para 1h e picos de vídeo..... Algo não bate certo na informação que passaste ... Ou o DVD é para arquivo com o ficheiro em AVI.... mas menus....
#-o

Tózé Franco

Boas,

O encore tenta fazer o layer break automáticamente utilizando os capítulos como pontos de referência. Provavelmente dá erro porque o programa não encontra nenhum capítulo num local que lhe convenha para fazer a divisão do layer.
A escolha do layer break pode ser manual, para isso tens que criar um novo capítulo (new chapter) no encore sensivelmente a meio do ficheiro de video de preferência aproveitando algum fade-out fade-in ou freeze na montagem (se o ponto for mal escolhido dará salto na imagem na passagem de um layer para o outro).
Já tive esse problema, foi assim que resolvi.