Conversão HD para SD

Iniciado por Luís Rolo, 01 / Ago / 2011, 17:10

Tópico anterior - Tópico seguinte

Luís Rolo

Boa tarde.

Parece que o pessoal continua com dúvidas de como gerar um DVD a partir de uma gravação HD.

O facto de a maioria das vezes não se conseguir um resultado aceitável prende-se com a redução do tamanho e não com a conversão para mpeg2, pois a maioria dos softwares NLE não consegue uma conversão perfeita.

Vou tentar descrever como se alcançam os melhores resultados (em Windows, o pessoal de Mac tem que usar o Bootcamp...):

Instalar os codecs da Cineform (depois que a Cineform foi comprada pela GoPro, pode-se descarregar o software GoPro Cineform Studio gratuitamente, que instala o Cineform HD no sistema e se pode usar em todos os NLE): http://gopro.com/3d-cineform-studio-software-download/

Instalar o VirtualDub (parece-me que a versão 64bit não reconhece o codec da Cineform, por isso usem a versão 32bit): http://virtualdub.sourceforge.net/

Do software de edição exporta-se um AVI em HD com o codec da Cineform.

Abir esse mesmo ficheiro no VirtualDub e adicionar o filtro "Resize":

Tamanho - 720x576 (mesmo a 16x9 é essa a resolução pretendida)
Aspect Ratio - Disabled
Filter mode: Lanczos3

Adicionar o filtro "sharpen" com um valor entre 8 e 12.

Em "Video-> Compression" escolher o codec da Cineform.

Fazer "save as AVI".

Depois destes passos todos, basta usar o ficheiro final da mesma maneira que antes faziam para gerar um DVD a partir de um ficheiro SD (não esquecer de sinalizar o ficheiro como 16x9).

"Se tirou o curso na Católica e está a trabalhar num centro comercial... é porque quer. Com o curso da Católica podia muito bem estar a trabalhar como freira e a fazer videos de missas." - Mário Rui Fernandes

João Vieira

Boas,

Desde há agradeço esta preciosa informação!

Amanha vou testar num projecto que estou a finalizar.

João Vieira

Super recomendado! Mais uma vez obrigado Luís Rolo.

Luís Rolo

Citação de: João Vieira em 02 / Ago / 2011, 19:27
Super recomendado! Mais uma vez obrigado Luís Rolo.

Fico contente por ter ajudado.  :)
"Se tirou o curso na Católica e está a trabalhar num centro comercial... é porque quer. Com o curso da Católica podia muito bem estar a trabalhar como freira e a fazer videos de missas." - Mário Rui Fernandes

Vitor Duarte

não consigo instalar o cineform, aparece mensagens de errro
videoduarte.blogspot.com
-Canon XH-A1 - Canon 60D - FlowPod Varizoom - Sony Vegas Pro 10 - DVD Architect

João Vieira

Estranho Vítor, pode ser algum conflito com algum codec que tenhas instalado.

Luís Rolo

Eu sugeri os da Cineform, mas pode ser feito com qualquer codec que o VirtualDub reconheça.
Tenta com os da Matrox ou com o Lagarith.

Fábio Poupinha

É este método que acho que vou ter de usar, uma vez que vou ter que comprar primeiro uma camera, antes do computador para edição.
Mesmo assim vou-me ver grego para editar em SD neste Dual Core portátil =(

Enfim, o dinheiro não dá para tudo...