Quem quer o Blu-ray?

Iniciado por José Costa, 17 / Abr / 2012, 18:43

Tópico anterior - Tópico seguinte

José Costa

Boas.
Quem quer o Blu-ray?
A esta pergunta, alguns respondem: Nós!

Mas quem são os "Nós"? A industria de hollyood, fabricantes de electrónica de consumo, vendedores...

Mas existem também os que não o querem, ou não acreditam nele. A Apple não o quer, a Microsoft também não. Alguns CEO de algumas empresas de electrónicos (e são grandes empresas) também já vieram a publico dizer que não acreditam no suporte, chegando alguns mesmo a afirmar que o mesmo está moribundo ou morto.

As vendas de leitores de Blu-ray têm vindo a diminuir. Também os suportes ópticos (CDs, DVDs e Blu-ray) têm vindo de ano a ano a baixar. Lançamentos de novos modelos de leitores de mesa e leitores e/ou gravadores para PC praticamente não acontecem. Pode-se dizer que não existe mercado para o Blu-ray.

Na industria das reportagens video (acontecimentos sociais, institucionais,...) acontece uma coisa curiosa: como forma de se diferenciar de outros que ainda não trabalham com HD, os profissionais tentam aliciar os clientes para o serviço HD e a sua entrega em Blu-ray, acreditando que com isso fazem efectivamente a diferença. Outros menos escrupulosos, gravam apenas os brutos SD num disco Blu-ray, dizendo ão incauto cliente que são HD.

Mas o que dizem os clientes, o que querem eles? Blu-ray não é de certeza.
Alguns nem sabem ão certo o que é isso de Blu-ray e outros não têm a menor intenção de comprar mais um aparelhometro, só para lerem um simples disco, a que continuam a chamar de DVD. Se é video, os profissionais têm de entregar um DVD da reportagem, é um ponto acente. Mas a maioria aceita e prefere a entrega conjunta de DVD e Blu-ray, se o preço fôr equiparado, se bem que o destino do Blu-ray é uma qualquer gaveta lá de casa, enquanto o DVD vai circular por todos os leitores de DVD.

Profissionais e clientes estão em lados opostos da barreira. O problema é que os profissionais acreditam tanto no Blu-ray que não vêm para lá da divisão. E quando se trata do dinheiro que está nos bolsos dos clientes, os clientes gostam de serem eles a mandar. E isso é algo que não vai mudar, por mais que os profissionais queiram.

Quem quer o Blu-ray? Os clientes não! Boas.

P.S. Foi acrescentada a palavra mudar, por me ter esquecido anteriormente dela, ficando a frase incompleta:
"E isso é algo que não vai mudar, por mais que os profissionais queiram."
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Filipe Araújo

Boa noite a todos,

em especial a José Costa, que doa parte do seu tempo e conhecimento, para criar e manter tópicos de interesse geral a toda esta comunidade.

Pessoalmente, defendo o Full-HD, e vou defendendo o BD pela falta de opções que o mercado oferece. Pessoalmente, sinto a necessidade de entregar os meus trabalhos em suporte físico. 
A opção pelo BD, não se trata de uma birra, mas sim de um caminho condicionado, ou por falta de visão, porque que talvez haja outras soluções, mas que eu desconheço. O que eu sei, é que a diferença que a qualidade entre o mesmo trabalho entregue em DVD e em Blu-ray é demasiado grande para a ignorar.
Algo eu sei, a sociedade do consumo é dinâmica, a história ainda não terminou, e se por um lado são as empresas que lançam os produtos, são também as empresas que reveem as suas estratégias e politicas mediante o desejo do consumidor. Sei também que algo que impele as empresas a abandonar um suporte, por vezes não é o desgaste de um produto, mas antes a saturação do mercado e nisso no BD, está muito longe de acontecer.

Factos novos estão a acontecer, temos de estar apenas atentos para os poder ver:

1)   O preço dos BD, está finalmente a baixar, dou-vos um exemplo:
            http://www.dvdbarato.net/b2c/index.php?page=pp_producto.php&md=0&ref=blu-ray_mediarange_MR504

21.95 € a dividir por 25 unidades = 0.878€  e printables 

2)   Para quem desconhece, darei aqui uma dica importante, caso abram o BD em um pc com leitor de BD, (rato ld dir > abrir), podem arrastar os ficheiros para um PC (que o reproduz pela pasta stream) ou por uma pen (em que a maioria dos atuais LCD reproduzem).
Isto significa, que entregam o vosso trabalho em suporte físico e que permitem que a pessoa veja Full-HD, por outras formas sem que o mesmo tenha de ser lido por um leitor de BD. A mesma abordagem funciona também para DVDs, apenas limitado a 720x576. Caso o cliente opte por este caminho, para além do BD, acaba por se dar uma cópia de segurança.

3)   Disseram-me recentemente, que leram em panfletos de publicidade das grandes superfícies leitores de BD a 60€.

4)   O 4k, que tem modelos de camaras com preços competitivos ás Full-HD, acredito que será uma ferramenta em breve para muitos. Acredito que muitos que equacionavam o salto do SD para o Full-HD, já o quererão dar pra as 4k. Assisto a marcas que lançam e fomentam as camaras, mas não vejo a fomentar outra nova forma de reproduzir.
Estranho, quem tem camaras a fazer em Full-HD a fazer a entrega unicamente em DVD, mas não creio que quem tiver as 4K, fará o mesmo.

5)   Imagino pessoas a comprar um filme em BD por 30 €, já não as imagino a pagar o mesmo por um download. Deduzo que a importância da existência necessária de um suporte para justificar a diferença de preço.

6)   O processo lento que o BD seguiu, a meu ver, será um grande exemplo para as marcas no que diz respeito a novas apostas. Estas experiencias saem caras, e acredito ser possível, reverem ainda as potencialidades do BD como opção a considerar.

7)   Reconheço terem sido raro os casos em que os clientes que tem leitores BD, mas ficaram espantados com os que tem Playstation 3. È importante relembrar que o targuet do nosso mercado raramente ultrapassa os 30 anos, e que parte dos jogos que a indústria cria, foram feitos a pensar em jovens adultos.

8) Com o crescente crescimento dos megapixeis das câmaras, actualmente faço as cópias de segurança em BD - dados. Se os consumidores seguirem este caminho, a exemplo de mim, muita coisa pode mudar, quanto mais não seja, a disseminação da  palavra BD e a promoção da mesma.

Por estas razões que me veem a cabeça, acredito que o BD apesar de moribundo para alguns, para mim não estará certamente morto, e acredito que ainda há uma janela de oportunidade. Qualquer das formas, caso esteja enganado, a diferença entre o investimento para ter o Full-HD e a entrega em BD, foi algo que posso suportar, tempo e pouco mais de 100€ pelo gravador e 100€, pelo leitor. Assim, creio que há riscos, mas não exagerados.

Como diz o nosso povo, cada cabeça, cada sentença. Eu fiz a minha escolha, outros farão outras.

Filipe Araújo. 

Rodrigo Pinheiro

Boas,

Vou só falar do meu exemplo.

O ano passado comprei o gravador de BD para entregar aos clientes (fotógrafos) o filme em BD, assim, os clientes finais, teriam o seu filme com melhor qualidade. E porquê que o comprei? Porque desejava aumentar o preço final do serviço, assim sendo, justifiquei com a melhor qualidade de imagem (HD) o aumento.
Acontece que os clientes finais começaram a perguntar para que queriam aquilo se não podiam ver no LCD visto que não tinham leitor de BD.
:-k o cliente final tem razão, não é muito justo! Foi então que mudei de atitude, para meu prejuízo é claro. Voltei a cobrar os serviços pelo mesmo valor que cobrava antes do aumento e entregava o BD com a condição do meu cliente (fotógrafo) o vender por 50€ quando o cliente final o quisesse. Assim já era mais justo ;-).
Foi para "mau" para mim porque não ganhei o que tinha em perspectiva, mas posso dizer que recuperei o investimento e obtive algum lucro \:D/.
Para este ano tornei a mudar de atitude :). Aumentei novamente os valores dos serviços mas em vez de entregar em BD (só o faço por opção), entrego em ficheiros HD gravados em DVD para que os clientes finais possam ver o seu filme em HD na sala através do seu computador portátil ou através dos leitores de vídeo que agora já lêem ficheiros HD.
E agora para que me serve o gravador de BD's? Para gravar DVD's... ](*,).

Mas quero salientar que o investimento que fiz na compra do gravador de BD's não foi nada mau \:D/.

Conclusão (só minha), agora também não quero o Blu-ray e não preciso dele para nada :cry:.

Na verdade, um vídeografo não tem outros inimigos sérios senão as suas péssimas imagens.

Panasonic AG-AC 90: Sony HDR FX1000E: Adobe Premier CS6