Captar som para Cinema

Iniciado por Gonçalo, 22 / Dez / 2011, 18:08

Tópico anterior - Tópico seguinte

Gonçalo

Boas,

Eu estudo cinema documental e tenho uma duvida relativamente à captação de som. Ao inicio nos exercícios usava perche e microfone ligados directamente à câmara mas agora neste ano como tive a cadeira de som, estudamos mesas de mistura e gravadores. A questão é , usando uma mesa de mistura ou um gravador é necessário ligar directamente à câmara? Não existem perdas de qualidade?

Cumps.

Fernando

Olá, Gonçalo,
tanto quanto sei, não é necessário ligar à câmera. A gravação do audio é feita de forma independente. É importante é uma claquete, por questões de sincronização. Espero não estar a dizer nenhuma asneira, mas parece-me que é isto.
Abraço.

LG

no caso do gravador de som às vezes o fio atrapalha, por outro lado pode ser vantajoso tb não o teres ligado à maquina, gravar 2 sons, o da maquina e o do gravador, depois para optar qual deles funciona melhor... e se um falhar, está lá o outro...

;)

Bernardo Fernandes

Olá pessoal. O que acham do micro shotgun da JJC para a gravação de diálogos?

Microfone stéreo de alta qualidade

MIC-1 microfone stéreo ajuda a melhorar a qualidade do som ao gravar vídeos com a  sua câmaras DSLR ou vídeo.

Este micro permite um som natural, com uma clareza excepcional.

Dados técnicos:
Tipo: microfone condensador
Resposta de freqüência: 30-18000Hz
Pick-up padrão: 90 °, respectivamente, 120 °
Sensibilidade:-40dB (0dB = 1V/Pa a 1KHz)
Direção: uni-direção
Impedância de saída: 200 Ohm
SN Ratio: 76dB (1KHz em 1Pa)
Alimentação: DC 3V (CR2 bateria)
Comprimento do cabo: 28cm
Dimensões: aprox. 6 x 2,5 x 13cm
Peso: 45g (sem bateria)

Fornecimento com:
MIC-1 microfone, protecção de vento, bolsa de transporte, bateria CR2.

LG

está baratuxo, será sempre melhor que o som gravado pela maquina que é mono
;)

não consigo perceber se tem algum suporte para apertar na sapata do flash da maquina... parece que sim

Bernardo Fernandes

Citação de: LG em 17 / Mar / 2012, 14:15
está baratuxo, será sempre melhor que o som gravado pela maquina que é mono
;)

não consigo perceber se tem algum suporte para apertar na sapata do flash da maquina... parece que sim

E comparado com um rode? Será que faz muito noise de fundo?

LG

nem um nem outro, eu pessoalmente gosto mais deste, mas custa uns 200€

Bernardo Fernandes

Não é para comprar portanto o preço não interessa. Obrigado :)

LG

Citação de: Bernardo Fernandes em 17 / Mar / 2012, 15:41
Não é para comprar portanto o preço não interessa. Obrigado :)

vê se no youtube encontras testes, a mim parece-me barato de mais para ser bom, mas posso estar enganada...

Bernardo Fernandes

Já agora entre o Beyerdynamic MCE 86 S II e o Rode NTG - 1, qual escolheriam para filmar diálogos e ambientes de fundo, independentemente do preço?

António Cristo

Vê aqui um teste embora seja com Rode NTG-2 que será a comparação certa... pois o NTG-1 está em outro campeonato.

Eu tenho o Rode NTG-2 e prescrevo o que é dito no teste. Isto nos shotgun.
Vê no Vimeo tem mais alguma informação... usa auscultadores para ver o teste.

pedrosalvado

Se não estou em erro, o NTG-1 e o NTG-2 só variam na alimentação.

O primeiro só pode ser alimentado através de phantom power e o segundo pode também ser alimentado por pilha. O NTG-3 é que já é outro campeonato em termos de qualidade... O preço é mais do dobro e compensa bastante para quem tiver disponibilidade financeira.