Arquite(c)tura

Iniciado por Daniel Silva, 12 / Out / 2012, 14:14

Tópico anterior - Tópico seguinte

Daniel Silva

Olá a todos.

Depois de uns meses de ausência deste forum, voltei e queria-vos mostrar um dos meus mais recentes trabalhos.
Cá está ele:

http://www.youtube.com/watch?v=5Cb09MQddPk&feature=plcp

Comentários, críticas, sugestões e outros serão bem-vindos.

AC

Equipamento usado?

Bom controlo da exposição, quer nos interiores quer exteriores.
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Daniel Silva

Pois, faltou a referência ao equipamento.
Foi filmado com Canon 600D + Tokina 11-16 + canon 50mm e usei slider e tripé.

Obrigado!

AC

Daniel, obrigado por esclarecer. Tinha ficado curioso sobre quais as objectivas. Diafragmas e ISO usados nos interiores, lembras-te?
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Daniel Silva

Sinceramente já não me lembro. Em relação ao ISO, no interior não devo ter ultrapassado os 400.

E devo ter aberto a 2,8 a maior parte do tempo. Como usei uma 11-16, consegui manter grande parte do campo focado, mesmo abrindo a 2,8.

Tinha gostado mais era se em vez de ter ficado com as imagens da casa, tivesse ficado com a casa propriamente dita... mas isso é outra história. ;)

Filipe Araújo

Boas,

no geral o clip parece-me bastante bem, bons planos, boas leituras no geral, bons movimentos, etc. ... ainda que não saiba qual o destino do mesmo.

Ainda assim, e porque pede: Comentários, críticas, sugestões e outros.

Apontaria algumas criticas e sugstões:

1) A parte superior da casa, quartos, etc ... ficou por mostrar.

2) Creio que a continuidade das imagens até o interior estão bem, mas saí e volta a entrar e sai novamente. A exemplo da lógica assumida no inicio do clip, do geral (vista aerea para o particular) - casa, deveria manter a mesma postura ainda com um ultimo plano final, a casa.

3) Existe um plano no interior da casa 1m25s , em que faz um panning  da esquerda para a direita. No inicio do plano a exposição esta correta, já no final parece-me sobre-exposta, recomendo-lhe aqui na edição cortar o clip em 2, na segunda parte colocar um filtro de brilho/contraste e retira brilho, entre eles colocar um filtro de video "cross dissolve". Isto fará uma progressão da correção da densidade.

4) Apesar da caixa branca final, com 2 clipes, que eu gosto, não sei se não colocaria maior sucessão de imagens. Parece-me um pouco isolada.

5) Não sei se não faria algumas tomadas durante a noite, com isso aumentaria a diversidade de imagens da casa e eliminaria a área envolvente que pouco tem a ver com a contemporaneidade da casa.

6) Não sei também se não ponderaria filmar num dia nublado, por um lado perderia a cor e saturação, por outro eliminaria a projecção de sombras de postes/cabos, etc.

Para terminar uma questão, que programa usou para criar a animação das imagens do google earth, parece-me muito bem e por isso também está de parabéns.

Votos de mais trabalhos do género, parece-me bastante bem,

Filipe Araújo.

Daniel Silva

Obrigado, Filipe, pelas sugestões!

Vou tentar explicar o meu ponto de vista em relação às mesmas:

1- é verdade. O vídeo está incompleto neste aspecto. Por uma ou outra razão, optamos não mostrar algumas áreas.

2- Sim, iniciei a edição com uma certa lógica. Mas durante o vídeo procurei propositadamente que houvesse novamente tomadas de vista do exterior, exactamente para cortar com o que seria expectável. Inicialmente tinha feito o projecto assim, exteriores e interiores e no final exteriores de novo. Mas ficava demasiado previsível e optei por vir novamente para o exterior, tentando manter alguma lógica na edição. Para mim a edição fez mais sentido assim, mas tens razão no que dizes.

3- Não me incomoda. A sobre-exposição é apenas no exterior.

4- Talvez seja uma ideia para projectos futuros. Um dos problemas neste foi exactamente ser sucinto. Não ultrapassar os 3 minutos. Talvez com uma solução de divisão de ecrãs se possa mostrar mais no mesmo tempo. Ainda, teremos a contra partida de as imagens (dividindo) o ecrã serem mais pequenas e terem menos leitura.

5- A ideia era essa. Até mesmo fazer timelapses nalgumas situações. No entanto, acabou por não ser possível.

6- Um dos problemas é exactamente esse. Eliminar elementos nas redondezas. o vídeo o processo é mais complexo do que em fotografia. No entanto, num dia nublado, iria perder a tridimensionalidade que as sombras dão à casa...

A animação do google earth foi exactamente com o google earth!!

É uma imagem. O zoom foi feito em Premiere!

Obrigado pelos comentários, Filipe!!

Abraço!

Filipe Araújo

Boas novamente,

É uma imagem. O zoom foi feito em Premiere!

O resultado funcionou muito bem, sem pixalização nenhuma,na verdade "comi-o" como um video.

Obrigado pelas resposta, parabéns pelo resultado final,
Filipe Araújo.

Daniel Silva

Mas não há pixelização nenhuma. A imagem é enorme! É que há um pequeno "catch".

A imagem é feita de numerosos print screens e depois "cosida" em photoshop, para ter o tamanho que eu precisava. Quem não tem cão... ;)

Filipe Araújo

.... casa com o photomerge do photoshop.

Muito bem visto, obrigado pela dica e parabéns pelo resultado da mesma.

Filipe Araújo.

Daniel Silva

isso! (mas neste caso foi mesmo à pata)

Obrigado!