Dúvida urgente

Iniciado por Dteles, 01 / Jun / 2013, 12:24

Tópico anterior - Tópico seguinte

Dteles

Olá pessoal, eu tenho 15 años vou fazer 16 em agosto, e tenho uma enorme dúvida, eu estou no 10 ano de línguas e humanidades e a minha dúvida é eu quero ser operador de câmara e as pessoas que falei nomeadamente um Realizador de cinema e entidades dae uma escola profissional e eles dizeram que é melhor seguir um curso profissional de vídeo e depois se quiser seguir a universidade.
E eu gostava de saber o que vocês acham se continue neste curso de línguas e humanidades ou siga o curso profissional de vvídeo pelo que me dizeram o curso prepara muito melhor para a Universidade, e oferece estágio de 3 meses
Se me pudessem ajudar agradecia

Vitor

Boas
O melhor conselho que te posso dar é continuares a aprender a escrever corretamente o português, pois pelo texto que publicaste, ainda tens muito que aprender.
Boas.

Dteles

Boa tarde,
Obrigado pela opinião mas quando escrevi esse texto estava no telemóvel e ele corrige algumas coisas mal como anos, mete años e às vezes não dá espaço.

Se alguém me pudesse ajudar relativamente ao que perguntei agradecia. ;)

Filipe Araújo

Bom dia DTeles,

a resposta que te vou dar baseia-se em senso comum mas também em alguma experiência pessoal. Na tua questão quase dás a resposta, já o outro user chamou atenção para o outro lado da resposta, ou seja, sem dúvida que ao frequentares um curso profissional reforças largamente as bases técnicas para o curso que desejas tirar, pode funcionar inclusive para um reforço ao acesso ao curso. Mas também tem um verso da moeda, ou seja, ao concentrar a informação numa área específica limita o conhecimento geral de outras, o que em si é um prejuízo direto e pessoal de conhecimento, indiretamente pode ser contraproducente.

Alguns anos atrás tive o mesmo dilema, tinha o 9º ano e queria fazer o 12º, havia algumas opções na mesa. Tinha a opção foguete que demoraria menos de 1 ano, e com oferta de um portátil, ou a opção de 3 anos em regime pós laboral (e sem portátil). Optei pela mais longa, onde tinha na carta o Português, inglês, Francês, Filosofia, Historia das Artes, etc. ...
Acredita, foi longo e difícil, mas dotou-me de ferramentas que mais tarde tornaram-se uma mais valia no que diz respeito a sustentação económica. No português, a exemplo de comunicar com clientes, permitiu-me percecionar melhor a informação bem, como a redigir de outra forma – lembra-te podes ter um corretor ortográfico mas o mesmo não escolhe a mensagem ou o vocabulário por ti. No Inglês, marquei ontem um trabalho com um casal inglês onde a comunicação foi sempre feita na língua de "Sua Majestade", o Francês, quem vive da área dos BBC sabe que em Agosto é uma enorme ajuda, Filosofia, foi uma das mais importantes e mais influentes, tive conhecimento de como se deve fazer um texto expositivo e argumentativo, para além de me defender de outros textos onde se tenta confundir factos com falácias – dessa forma tornou-me um melhor vendedor e melhor comprador. Na história das artes fui dotado de algumas competências e que me permitem por vezes distinguir estilos arquitetónicos, bem como separa-los, acredita é uma mais-valia quando te encontras em igrejas desde o início do país e que sofreram obras de ampliação ao longo dos tempos, e tem seguramente um impacto no teu trabalho. Face as notas que obtive no secundário e aos exames de acesso consegui entrar na universidade e no curso que queria e nos lugares cimeiros. No barómetro de autoavaliação e seguindo o caminho da comparação "eu e o outro",  foi para mim um momento feliz e um retorno pelo caminho investido. 
Se optares por o caminho técnico seguramente que dominarás melhor o formalismo do trabalho, se seguires o caminho académico mais generalista, a meu ver a longo prazo aumentas largamente o potencial do conteúdo do mesmo. Se optares pela especialização técnica aumentas a percentagem de empregabilidade na área, se optares pelo conhecimento mais geral, aumentas a probabilidade em empregabilidade em outras áreas – ficas menos refém. Para mim estas são as verdadeiras opções.
Desconhecendo o conteúdo do programa da escola profissional que intencionas frequentar, se estivesse no teu lugar tentaria ir ao curso que pretendes fazer e falar com alunos do 2º ou 3º ano e expunha as minhas questões, seguramente encontrarás resultados de vários caminhos e a teu gosto escolhes o caminho do resultado que mais te agradou.

O problema de quando se opta por um caminho é que nunca sabes onde outro te levaria. Felicito-te pela questão, efetivamente estás num ponto importante da tua vida onde uma decisão agora, pode marcar significativamente o teu futuro.

Parabéns pela maturidade da tua questão, boa sorte com a tua opção,
Filipe Araújo. 

Élio Santos

Boas Dteles,
Eu estou numa escola profissional a tirar o curso de Audiovisuais, estou no terceiro ano, e de facto estou a adorar o curso! Ficas com excelentes bases técnicas na área, e ficas a dominar tudo que envolve.
É uma grande ajuda nestas áreas, ires para a universidade com tantas bases.
Mas o que o Filipe Araújo disse também é verdade, eu também tinha dúvidas quando chegou a minha altura de escolher, optei por ensino profissional porque são cursos mais técnicos, e na altura falaram-me da escola e do curso e achei muito interessante! Na escola profissional, vais com grandes bases técnicas e práticas, pois temos no curso 2 meses de estágio, eu já fiz um meu e foi numa empresa de vídeo. Foi uma experiência brutal! Muito bom para saberes o que é o mercado de trabalho! Mas tens o outro lado, sais daqui com poucas bases teóricas, ou seja, eu agora tenho que fazer um exame para me candidatar à universidade e para além de estar cheio de trabalhos práticos para fazer, tenho que estudar para ele, mas nem sei bem por onde começar, pois na escola profissional parece que vais perdendo o hábito de estudar e quando precisas mesmo nem sabes nem te apetece eheh :)
Já agora, qual era a escola profissional que tencionavas ir?

Aqui tens um relato de um aluno de 3º ano de um curso profissional da área, e o Filipe Araújo deu-te um testemunho bastante válido de um aluno que seguiu ensino regular e que agora está a trabalhar na área, tens que ver qual se encaixa melhor em ti! :)
Abraço, qualquer coisa diz!

Dteles

Olá
Obrigado pelas vosas opiniões, ajudaram bastante.
Élio Santos, a escola chama-se Escola digital, se pudesses visitar o site e ver o curso para ver o que achas das disciplinas que vou ter, e dares a tua opinião agradecia