Canon XF100

Iniciado por henrique jose fernandes, 05 / Set / 2014, 15:54

Tópico anterior - Tópico seguinte

henrique jose fernandes

Olá comprei uma maquina de filmar Canon XF100  que grava em Cartões de memória Compact Flash, com o seguinte Formato de ficheiro da gravação Material eXchange Format (MXF) e Formato da gravação MPEG-2 Long GOP
50 Mbps CBR (4:2:2) MPEG-2 422P@HL;
35 Mbps VBR (4:2:0) MPEG-2 MP@HL;
25 Mbps CBR (4:2:0) MPEG-2 MP@H14
agora preciso de importar pare editar com o pinnacle 17 e não consigo. já aconteceu esta situação a alguém deste forum? se poderem ajudar fico muito agardecido. obrigado

MPPais

Entre outras câmaras, eu tenho uma MXF 305. Edito com o Edius Pro 7. Coloco os cartões de memória no leitor e abrindo o Edius, aonde previamente fiz um "preset" para este tipo de vídeo e consequente projeto de edição, faço a importação utilizando o "Source Browser".
O formato que utilizo é 50 Mbps CBR (4:2:2) MPEG-2 422P@HL.
Tudo trabalha  impecavelmente com o Edius 6, 6.5 e 7.
Sugestões: 1-Ver no Forum do Studio da sua compatibilidade ou não com tal formato; 2-Enviar um e-mail ao Suporte do Studio a colocar a questão e a pedir informações quanto às versões compatíveis com tal formato e/ou necessidade de alguma configuração; 3-Fazer uma pesquisa na Internet (Google) no sentido de descobrir um programa (decoder) que permita converter os ficheiros produzidos para um formato que a versão do Studio que utiliza aceite sem problemas; 4-Consultar o Fórum que indico  http://vimeo.com/groups/canonxf  que está especialmente vocacionado para a Canon MXF 305, 300, 105 e 100; 5- Ver o pequeno programa Brorsoft MXF Converter http://www.brorsoft.com/mxf-converter/index.html e http://www.brorsoft.com/how-to/convert-mxf-to-mp4-avi-mov-wmv.html em cujo sítio se fala expressamente no Studio.
Boa sorte!

MPPais

O problema que foi exposto tem que ser sempre equacionado perante a compra de novas câmaras, programas de edição, cartas de vídeo, etc.: o que eu pretendo comprar é ou não compatível com os meios que disponho? O que devo alterar? O gasto justifica o resultado? São apenas exemplos de questões práticas que têm que ser sempre objeto de reflexão.
Só comprei uma Canon XF perante a certeza que tive quanto à sua compatibilidade total com o Edius e também, porque dispõe duma porta HD/SDI, me permite, se assim o desejar, utilizar o Samurai da Atomos, pese embora saiba que o vídeo da MXF é de 8bit e o Samurai grava em 10bit. Realmente há uma perda de 2bit que é compensada pela qualidade final obtida e pela grande capacidade de "armazenamento" disponível (SSD de 1Tb).
Na realidade estes problema devem tornar-se em questões prévias  à compra de qualquer componente que se pretenda utilizar com uma máquina que já tem o seu hardware e programas instalados. Em suma: o que devo ou não instalar ou comprar? Compensa? Opções?.
Para terminar: já utilizou as ferramentas Canon XF Utility? O manual http://gdlp01.c-wss.com/gds/5/0300003875/04/xf-utility-131-w-im-en.pdf
poderá fornecer alguma solução. Esclareço que para utilizar as Canon XF com o Edius 6, 6.5 e 7 não é preciso ter instalada a Canon XF Utility.

MPPais

Uma pesquisa na Internet e eis que surge uma solução dada pela própria Canon: http://www.hdmediaconverter.com/importing-canon-mxf-to-pinnacle-studio-for-editing/  perante a impossibilidade do Pinnacle Studio  editar nativamente os ficheiros MXF pelo que exigem, em consequência, a sua prévia codificação para formato adequado.

henrique jose fernandes

obrigado pelas dicas  MPPais vou visitar os links que forneceu para ver se consigo resolver o problema. Quanto á compra da maquina se calhar foi um pouco precipitada deveria ter consultado com mais calma, vi a maquina e achei um modelo muito bom e leve que isto os anos ja vão pesando, agradeço-lhe o seu empenho na tentativa de ajudar.Depois logo lhe digo os resultados para si e para o pessoal do forum.

José Costa

Boas.

Algumas observaçôes:

1- O Pinnacle não tem suporte para o codec MXF. MXF é um codec profissional e o Pinnacle é mais vocacionado para a edição de codecs de nivel "amador".

2- A forma de resolver a questão é convertendo os ficheiros MXF para um codec suportado pelo Pinnacle, como já foi referido.

3- A designação do modelo Canon MXF 305, 300, 105 e 100 está errada. MXF é o codec de gravação das mesmas, sendo que a designação correcta do modelo é Canon XF 305, 300, 105 e 100. XF e não MXF. É apenas uma letra, eu sei, mas um homem é um homem e um gato é um bicho. Coisas diferentes. Já agora, existe as Canon XF200/XF205, também utilizando o codec MXF.

4- A saida HD/SDI das XF305 não é a 8 bit mas sim a 10 bit. Ela grava internamente a 8 bit mas a saida por HD/SDI "In Live" é a 10 bit.

5- É apenas uma opinião minha, mas a compra da XF100 foi uma boa compra (de qualidade de equipamento fando), apenas talvez tenha de considerar a utilização de um outro NLE. Mas, opinião minha.

6- Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

MPPais

Boa tarde Sr. José Costa:

Agradeço a sua sempre sábia opinião.
Também aprendi alguma coisa...e relembrei o que pudesse ter esquecido.  Não passo dum amador, embora interessado e possuidor de um razoável equipamento, que muito tem a aprender com quem faz da multimédia -com especial relevo para o vídeo- a sua profissão.
Foi muito útil, agradeço, ter ficado a saber que a saida HD/SDI da XF305 não é a 8 bit mas sim a 10 bit, pois era aquela a ideia que eu tinha em face à leitura de vários artigos encontrados na Internet .
Já agora, devo informar que a utilização do Atomos Samurai com a XF
305 exige muita prudência na utilização do zoom pois o mesmo deve ser utilizado "manualmente" (anel) de forma a evitar um certo "barulho" (no conceito físico/sonoro e não de vídeo ou áudio) que é gravado quando se utiliza a sua forma de manipulação "não manual" (em especial com a tecla e algum efeito com o botão) .
Muito grato,

MPPais

MPPais

Caro Henrique José Fernandes:
Ficou com as respostas todas.
A si cabem as decisões: 1-Experimentar os programas de codificação indicados e aquilatar dos resultados finais que obtém com o Studio ou 2- Mudar de programa de edição, tendo bem presente as caraterísticas do seu computador e as exigências que cada programa faz quanto a hardware e como o programa de edição aceita o formato MXF.
Não esquecer: fez uma compra muito recomendável!
Boa sorte!
MPPais